Carregando... aguarde
Museu Municipal de Colina - Guia das Artes
Museu Municipal de Colina
abrirá em 4 horas e 29 minutos
Museus
Museu Municipal de Colina
Horários de funcionamento
dom
seg
08:00
17:00
ter
08:00
17:00
qua
08:00
17:00
qui
08:00
17:00
sex
08:00
17:00
sab
Local
Avenida Ângelo Martins Tristão (antiga Estação Ferroviária FEPASA)
Conteúdo

O Museu Municipal de Colina foi criado no ano de 1988, por meio da Lei nº 1.439 e desde então nunca teve um Plano Museológico. O Plano Museológico é a ferramenta técnico-político-administrativa de um museu e compreende as diretrizes para a sua gestão, bem como as normativas para seleção, registro de doação, inventário, catalogação, conservação, descarte, entre outros, do acervo histórico.

O espaço interno do Museu foi restabelecido à sua forma interna original a partir da transferência do Batalhão da Polícia Militar para a sua sede própria. O espaço recentemente também ganhou mais segurança com o fechamento dos acessos ao embarque e desembarque por meio da instalação de portões fechados.
Concomitante a reorganização do acervo e elaboração do Plano Museológico, a conservação diária do espaço é constante: limpeza, manutenção, eliminação de goteiras, roçamento da grama na área externa, entre outros, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e colaboração da secretaria Municipal de Serviços Urbanos. A Secretaria de Educação também vem restaurando peças da exposição e fará, em breve, o restauro da porta, janelas e esquadrias de madeira; posteriormente será feito o restauro da bilheteria que preserva a sua forma original.

O acervo histórico

O acervo histórico de uma cidade fica sob a tutela da Administação Municipal na figura do Museu, que é responsável pela salvaguarda, pesquisa e comunicação deste acervo em forma de exposição. Igualmente, outras ações compõem para a salvaguarda da história da cidade. Nesse sentido, é importante destacar que a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio da contratação dos serviços de digitalização do Departamento de História da UNESP de Franca, digitalizou o acervo jornalístico correspondente ao período de 1929 a 1974 e disponibilizou-o para acesso público no site oficial da Prefeitura Municipal; organizou, no ano de 2005, o concurso público para escolha do Hino Municipal de Colina, conforme determinou a Lei Municipal nº 2.402/2003. A partir de então, o município passou a contar com os três símbolos cívicos: o Brasão de Armas, a Bandeira e o Hino Municipais.

Posteriormente, no ano de 2007, o livro “Colina Capital Nacional do Cavalo”, da escritora Syria Drubi, foi editado em decorrência do trabalho de reescrita dos rascunhos da autora feito pela Secretária de Educação e Cultura Designada, Profª. Elizabete Milani Neme. A obra da escritora contou ainda com informações e participação de colaboradores, apoio financeiro de personalidades colinenses e patrocínio cultural da Prefeitura Municipal. O livro, com aproximadamente 670 páginas, narra fatos históricos e pitorescos que envolvem a colonização, a emancipação política e o desenvolvimento do município, e tem grande relevância para a memória histórica da cidade.

Contato
telefones: (17) 3341-1190 / 3341-9444

fax: (17) 3341-4631

e-mail: educacao@colina.sp.gov.br; cultura.colina@uol.com.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
17,8Km - Museu Histórico, Artístico e Folclórico Ruy Menezes - Recebeu esse nome em homenagem ao próprio Ruy Menezes, que havia falecido em 1992.
Saiba mais
24,0Km - Memorial do Peão de Boiadeiro - O acervo era pequeno, mas mostrava a preocupação de Os Independentes no sentido de preservar a história, o folclore, os usos e costumes desse personagem tão importante da cultura brasileira que é o peão de boiadeiro, antes o herói anônimo do sertão, agora
Saiba mais
39,3Km - Museu de História e Folclore Maria Olímpia - É considerado um dos mais completos do Brasil, cujo riquíssimo acervo remonta a cerca de 3000 peças, dentre indumentárias diversas (vestuários de Folia de Reis, Congadas, Reisados, Moçambique, etc.);
Saiba mais
48,7Km - Museu Municipal Maria Carolina Alves Lellis - O Museu Municipal passou a reunir importantes objetos, documentos, quadros, fotografias que retratam a história econômica, política, social e cultural do município.
Saiba mais
64,9Km - Museu Histórico de Jaboticabal Aloísio de Almeida - Tendo como objetivos "manter vivo o passado da nação, difundir o conhecimento da história, das artes, cultura e costumes do município".
Saiba mais
82,6Km - Museu Histórico e Pedagógico Alberto Santos Dumont - O acervo é formado por mobiliário, louçaria, máquinas registradoras do armazém, objetos farmacêuticos e fotografias que registram o local e pessoas da época.
Saiba mais
86,8Km - Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - teve seu processo de criação iniciado na gestão da Senhora Diretora - Profª Dr.ª Emília Luigia Saporiti Angerami, durante a comemoração do 35º aniversário da Escola, em 1988.
Saiba mais
87,5Km - Museu do Café Francisco Schmidt - Construído no início da década de 50, o Museu do Café Francisco Schmidt é conhecido por guardar a mais importante coleção de peças do Estado de São Paulo sobre a História do Café.
Saiba mais
87,6Km - Museu Histórico Capitão Joaquim Ribeiro da Rocha - Todo o acervo do museu é proveniente de doações. Dentre os documentos históricos destaca-se uma declaração de imposto de compra de escrava e entre os objetos museológicos destacam-se as urnas funerárias indígenas com alguns dentes.
Saiba mais
87,9Km - SESI São José do Rio Preto - O Centro de Atividades Jorge Duprat Figueiredo | SESI São José do Rio Preto iniciou suas atividades em 1980.
Saiba mais
392,9Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
597,0Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais