Carregando... aguarde
Museu Histórico, Artístico e Folclórico Ruy Menezes - Guia das Artes
Museu Histórico, Artístico e Folclórico Ruy Menezes
amanhã às 14:00h
Museus
Museu Histórico, Artístico e Folclórico Ruy Menezes
Horários de funcionamento
dom
09:00
13:00
seg
14:00
16:00
ter
09:00
18:00
qua
09:00
18:00
qui
09:00
18:00
sex
09:00
18:00
sab
09:00
13:00
Local
Avenida 17, 311 (esquina com a Rua 16). Centro
Conteúdo

Em 1979 passou a funcionar como Museu Histórico, Artístico e Folclórico. Por volta de 1993, passou a se chamar “Museu Histórico, Artístico e Folclórico “Ruy Menezes”. Recebeu esse nome em homenagem ao próprio Ruy Menezes, que havia falecido em 1992.

Ruy Menezes foi uma personalidade de grande respeito e destaque na comunidade de Barretos, pois lutou na Revolução de 32, foi fundador da Academia Barretense de Cultura, presidente do Teatro Experimental de Barretos, presidente da Fundação Educacional de Barretos, político, jornalista, maçom, escritor, entre várias outras funções lisonjeias exercidas por ele. Como escritor, deixou importantes registros sobre nossa história, uma vez que suas obras “O Espiral – História do Desenvolvimento Cultural de Barretos” (1985) e “Álbum Comemorativo do Centenário de Barretos” (1954), escrito em parceria com José Tedesco, são frequentemente consultados por todos aqueles que se interessam em conhecer a história dessa cidade.

Em 1990 o museu sofreu uma infestação de cupins e insetos e, em 1995, passou por uma restauração, sendo liberado ao público em 1996.

O Museu conta com 14 cômodos sendo eles: salão principal, sala Dr. Antônio Olympio, onde também possui espaços destinados ao projeto canto orfeônico, primeiro grupo escolar e enfermaria. Contém também gabinete de curiosidades, sala Nidoval Reis, sala com objetos da revolução de 32, segunda Guerra Mundial e comunicação. Possui também um porão, que funciona como área de pesquisa, o qual contém galeria de fotos de ex-prefeitos, duas reservas técnicas, dois banheiros, cozinha, escritório e dispensa. A maior parte da estrutura interna é feita de madeira. Do lado de fora foi preservada a pintura que também faz parte da história do prédio, janelas de vidro e aço.

O acervo do museu é composto por:

  • Cadeira de dentista (1895);
  • Armamentos utilizados por barretenses na Revolução Constitucionalista de 32 e na 2ª Guerra Mundial;
  • Tralhas dos peões de boiadeiro;
  • Utensílios da cozinha caipira;
  • Indumentárias das Folias de Reis;
  • Instrumentos de tecelagem manual;
  • Peças do início do século XX que mostram a revolução tecnológica: da máquina de escrever (1910) ao computador, do lambe-lambe às pequenas máquinas fotográficas, aparelhos telefônicos, gramofone, TVs, rádios;
  • Primeiro altar da igreja do Rosário;
  • A cítara, (instrumento musical indiano);
  • Terrina utilizada em banquete servido ao Dom Pedro II, entre outros.
Contato
TELEFONE: (17) 3324-4255

E-MAIL: fernandes.sueli@gmail.com
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
17,8Km - Museu Municipal de Colina - O Museu Municipal de Colina foi criado no ano de 1988, por meio da Lei nº 1.439 e desde então nunca teve um Plano Museológico. O Plano Museológico é a ferramenta técnico-político-administrativa de um museu e compreende as diretrizes para a sua gestão, bem
Saiba mais
37,1Km - Museu Municipal Maria Carolina Alves Lellis - O Museu Municipal passou a reunir importantes objetos, documentos, quadros, fotografias que retratam a história econômica, política, social e cultural do município.
Saiba mais
40,7Km - Museu de História e Folclore Maria Olímpia - É considerado um dos mais completos do Brasil, cujo riquíssimo acervo remonta a cerca de 3000 peças, dentre indumentárias diversas (vestuários de Folia de Reis, Congadas, Reisados, Moçambique, etc.);
Saiba mais
41,7Km - Memorial do Peão de Boiadeiro - O acervo era pequeno, mas mostrava a preocupação de Os Independentes no sentido de preservar a história, o folclore, os usos e costumes desse personagem tão importante da cultura brasileira que é o peão de boiadeiro, antes o herói anônimo do sertão, agora
Saiba mais
82,6Km - Museu Histórico de Jaboticabal Aloísio de Almeida - Tendo como objetivos "manter vivo o passado da nação, difundir o conhecimento da história, das artes, cultura e costumes do município".
Saiba mais
84,7Km - Museu Histórico Capitão Joaquim Ribeiro da Rocha - Todo o acervo do museu é proveniente de doações. Dentre os documentos históricos destaca-se uma declaração de imposto de compra de escrava e entre os objetos museológicos destacam-se as urnas funerárias indígenas com alguns dentes.
Saiba mais
88,0Km - SESI São José do Rio Preto - O Centro de Atividades Jorge Duprat Figueiredo | SESI São José do Rio Preto iniciou suas atividades em 1980.
Saiba mais
98,2Km - Museu Histórico e Pedagógico Alberto Santos Dumont - O acervo é formado por mobiliário, louçaria, máquinas registradoras do armazém, objetos farmacêuticos e fotografias que registram o local e pessoas da época.
Saiba mais
101,0Km - Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - teve seu processo de criação iniciado na gestão da Senhora Diretora - Profª Dr.ª Emília Luigia Saporiti Angerami, durante a comemoração do 35º aniversário da Escola, em 1988.
Saiba mais
101,6Km - Museu do Café Francisco Schmidt - Construído no início da década de 50, o Museu do Café Francisco Schmidt é conhecido por guardar a mais importante coleção de peças do Estado de São Paulo sobre a História do Café.
Saiba mais
403,9Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
608,3Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais