Carregando... aguarde
Museu Histórico de Jaboticabal Aloísio de Almeida - Guia das Artes
Museu Histórico de Jaboticabal Aloísio de Almeida
abrirá em 2 horas e 28 minutos
Museus
Museu Histórico de Jaboticabal Aloísio de Almeida
Horários de funcionamento
dom
seg
08:00
17:30
ter
08:00
17:30
qua
08:00
17:30
qui
08:00
17:30
sex
08:00
17:30
sab
Local
Rua Mizael de Campos, 193. Centro
Conteúdo

O Museu Histórico de Jaboticabal foi inaugurado em 17 de novembro de 1965, durante a gestão do prefeito Alberto Bottino, sob a denominação de "Museu de Arte e Histórico de Jaboticabal", tendo como objetivos "manter vivo o passado da nação, difundir o conhecimento da história, das artes, cultura e costumes do município". Sua criação resultou, sobretudo, do empenho do professor Aloísio de Almeida, que hoje empresta o nome à instituição.

Seu acervo inicial era composto por peças transferidas dos edifícios do executivo municipal e seria posteriormente ampliado por meio de doações dos moradores da cidade e aquisições esporádicas. Parte substancial das coleções arqueológica e etnográfica foram obtidas por meio de coletas de material em pesquisas de campo.

O Museu Histórico de Jaboticabal conserva um acervo de aproximadamente 1.300 peças, abrangendo tópicos como a história do Brasil, de São Paulo e da região, arqueologia, etnografia, numismática, filatelia e artes plásticas.

Contato
telefone: (16) 3202-9860

e-mail: cultura@jaboticabal.sp.gov.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
36,1Km - Museu Histórico e Pedagógico Alberto Santos Dumont - O acervo é formado por mobiliário, louçaria, máquinas registradoras do armazém, objetos farmacêuticos e fotografias que registram o local e pessoas da época.
Saiba mais
38,4Km - Museu Municipal Olympia Maffei Olivastro - Inaugurado em 2004, o museu guarda a coleção de obras de arte da família Maffei Olivastro e doações de cidadãos locais, além de identificar e preservar costumes culturais e tradições da região.
Saiba mais
40,9Km - Memorial do Peão de Boiadeiro - O acervo era pequeno, mas mostrava a preocupação de Os Independentes no sentido de preservar a história, o folclore, os usos e costumes desse personagem tão importante da cultura brasileira que é o peão de boiadeiro, antes o herói anônimo do sertão, agora
Saiba mais
48,9Km - Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - teve seu processo de criação iniciado na gestão da Senhora Diretora - Profª Dr.ª Emília Luigia Saporiti Angerami, durante a comemoração do 35º aniversário da Escola, em 1988.
Saiba mais
49,9Km - Museu do Café Francisco Schmidt - Construído no início da década de 50, o Museu do Café Francisco Schmidt é conhecido por guardar a mais importante coleção de peças do Estado de São Paulo sobre a História do Café.
Saiba mais
53,9Km - Teatro Pedro II - O Teatro Pedro II localiza-se em Ribeirão Preto.
Saiba mais
53,9Km - Museu Histórico e de Ordem Geral Plínio Travassos dos Santos - O Museu Histórico ocupa a antiga sede da Fazenda Monte Alegre, um prédio de arquitetura colonial, em forma de “L”, rodeado por varandas e jardins. Guarda acervos de Artes, Etnologia Indígena, Zoologia, Geologia e Numismática.
Saiba mais
54,1Km - Museu de Arte de Ribeirão Preto - Foi construído no início do século passado para ser a primeira sede da Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto.
Saiba mais
60,3Km - Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria - O Museu Voluntário da Pátria disponibiliza um pouco da história fotográfica através dos tempos. São aproximadamente 20 máquinas fotográficas, de vários modelos e épocas diferentes.
Saiba mais
61,2Km - Museu Odontológico Professor Dr. Welington Dinelli - O museu é completo, com peças que datam desde o final do século XIX. “São muito preciosas, que valem a pena serem vistas.
Saiba mais
351,2Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
552,7Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais