Carregando... aguarde
Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Guia das Artes
Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
amanhã às 08:00h
Museus
Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
Horários de funcionamento
dom
seg
08:00
17:00
ter
08:00
17:00
qua
08:00
17:00
qui
08:00
17:00
sex
08:00
17:00
sab
Local
Avenida Bandeirantes, 3.900. Monte Alegre
Conteúdo

O Centro de Memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/USP teve seu processo de criação iniciado na gestão da Senhora Diretora - Profª Dr.ª Emília Luigia Saporiti Angerami, durante a comemoração do 35º aniversário da Escola, em 1988.


Acervo

Arquivo documental e textual

Contém documentos em suporte de papel que tratam basicamente da documentação administrativa do período da fundação e primeiros anos da EERP, além de coleções de livros doadas pela Profª Glete de Alcântara e pelo Prof. Alberto Raul Martinez, diretores desta Escola no período de 1952 a 1971 e de 1978 a 1982, respectivamente.


Arquivo iconográfico

Formado por documentação fotográfica – negativos de filmes, fotografias em suporte de papel, retratando diferentes momentos e eventos da EERP

Estimativa do acervo: 15.000 fotografias em suporte de papel e 4116 fotos digitalizadas


Arquivo de som e imagem

O acervo audiovisual é formado por gravações de eventos promovidos pela instituição e entrevistas em áudio de docentes, funcionários e ex-alunos.

Estimativa do acervo: 9211gravações, em diferentes mídias


Arquivo museológico

Integram o acervo museológico mobiliários, quadros, objetos, instrumentais da área de enfermagem obstétrica e vestimentas. Compõe também esse acervo troféus, placas, medalhas e souvenires outorgados à EERP.

Estimativa do acervo: 5943 peças

Contato
telefone: (16) 3602-3481

fax: (16) 3602-3481

e-mail: cemeerp@eerp.usp.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
1,0Km - Museu do Café Francisco Schmidt - Construído no início da década de 50, o Museu do Café Francisco Schmidt é conhecido por guardar a mais importante coleção de peças do Estado de São Paulo sobre a História do Café.
Saiba mais
5,1Km - Museu Histórico e de Ordem Geral Plínio Travassos dos Santos - O Museu Histórico ocupa a antiga sede da Fazenda Monte Alegre, um prédio de arquitetura colonial, em forma de “L”, rodeado por varandas e jardins. Guarda acervos de Artes, Etnologia Indígena, Zoologia, Geologia e Numismática.
Saiba mais
5,2Km - Teatro Pedro II - O Teatro Pedro II localiza-se em Ribeirão Preto.
Saiba mais
5,5Km - Museu de Arte de Ribeirão Preto - Foi construído no início do século passado para ser a primeira sede da Sociedade Recreativa de Ribeirão Preto.
Saiba mais
13,9Km - Museu Histórico e Pedagógico Alberto Santos Dumont - O acervo é formado por mobiliário, louçaria, máquinas registradoras do armazém, objetos farmacêuticos e fotografias que registram o local e pessoas da época.
Saiba mais
22,7Km - Museu de História Natural de Cravinhos - O local já foi visitado por aproximadamente 37 mil pessoas e os fundadores já receberam visitantes de mais de 35 cidades da região, que puderam levar conhecimento e experiência de vida para as suas cidades.
Saiba mais
29,7Km - Casa de Portinari - Representa a forte ligação do artista com sua terra natal, origens e laços familiares.
Saiba mais
41,6Km - Museu Histórico e Pedagógico Dr. Washington Luis - Surgiu com o objetivo de cultuar a memória e a história de seu patrono, bem como ter uma função pedagógica, ou seja, ser educativo.
Saiba mais
48,9Km - Museu Histórico de Jaboticabal Aloísio de Almeida - Tendo como objetivos "manter vivo o passado da nação, difundir o conhecimento da história, das artes, cultura e costumes do município".
Saiba mais
68,5Km - Memorial do Peão de Boiadeiro - O acervo era pequeno, mas mostrava a preocupação de Os Independentes no sentido de preservar a história, o folclore, os usos e costumes desse personagem tão importante da cultura brasileira que é o peão de boiadeiro, antes o herói anônimo do sertão, agora
Saiba mais
291,1Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
308,8Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
512,0Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais