
17:00
17:00
17:00
17:00
17:00
O Museu de História Natural de Cravinhos, que leva o nome do historiador “Wladimir Chaves”, se transformou em uma referência nacional no ano de 2008, quando foi elogiado pelos maiores museólogos do Brasil, inclusive ganhando diversos prêmios.
“Quando idealizei o Museu para Cravinhos foi somente para que pudéssemos trabalhar com pessoas portadoras de necessidades especiais, no entanto, ele passou a ser muito conceituado na região. Então, decidimos montá-lo de forma a abranger todo tipo de público. Na época, o prefeito municipal [José Carlos Carrascosa dos Santos] soube de nossa iniciativa e decidiu colaborar conosco doando a casa dos antigos funcionários da estação Mogiana, que tem uma arquitetura maravilhosa e se encaixou perfeitamente na ideia que tínhamos”, explica o idealizador do local Dr. Mário Luís Garcia de Figueiredo.
O local abrigará diversos cenários, e em torno de 2 mil espécies de animais taxidermizados (empalhados) em seu acervo, e tem por finalidade guardar a identidade cultural da sociedade e preparar as gerações para a conscientização de ecologia, sustentabilidade e convívio amoroso fraterno com natureza, animais e plantas do planeta.
“Temos no local muitos animais, entre eles: suçuarana, sucuri de 7 metros, leão, tubarões, jacaré-açu, jaguatirica, onça, quati, tatu-canastra, entre outros”, relata o diretor do Museu de Cravinhos, Hugo Tormente de Araújo Jr.
O local já foi visitado por aproximadamente 37 mil pessoas e os fundadores já receberam visitantes de mais de 35 cidades da região, que puderam levar conhecimento e experiência de vida para as suas cidades.
“Temos nos esforçado para fazer novamente o museu uma referência regional. Recentemente o reabrimos e agora comemoramos 10 anos do local, que concentra um grande acervo”, avalia a secretária da Cultura, Margarete Stella Moraes.
fax: (16) 3951-2223
e-mail: musecravinhos@pop.com.br