Carregando... aguarde
Museu Guido Straube - Guia das Artes
Museu Guido Straube
abrirá em 7 horas e 52 minutos
Museus
Museu Guido Straube
Horários de funcionamento
dom
seg
08:00
14:00
ter
08:00
14:00
qua
08:00
14:00
qui
08:00
14:00
sex
08:00
14:00
sab
Local
Avenida João Gualberto, 250. Alto da Glória
Conteúdo

Pela Ordem de Serviço no. 4/1979, de 8 de maio de 1979, o diretor, Professor Osny Antonio Dacól, cria oficialmente o Museu, dando-lhe o nome de “Museu Professor Guido Straube”, em homenagem ao mestre que o iniciou. (STRAUBE, 1992).

No dia 2 de agosto de 1979 houve a inauguração desse pela então Secretária da Educação, Gilda Polli Rocha Loures, em nome do Governador José Richa, dando-lhe cunho oficial para esse empreendimento.

Em 1985, o diretor, professor Eraldo Graeml, resolve estender o Museu ao Salão Nobre, abrigando também a pinacoteca e o setor Histórico do Estabelecimento centenário, designando a professora Carmem Lucia Rigoni, para a coleta e recuperação do acervo e posterior instalação.

O Museu tem por finalidade preservar a memória do CEP, através da coleta de informações e elementos materiais sobre a Educação, no Estado. Também, oferecer suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas aos seus objetivos. O Museu seguirá um Plano Museológico e Regimento Interno próprios, que atendam as diretrizes gerais estabelecidas na instituição de ensino a qual está vinculado.

O Museu está hoje incluído no Catálogo de Museus do Estado do Paraná. Em seu acervo, possui material didático-pedagógico, mobiliário, símbolos, uniformes, troféus, medalhas, documentos, fotografias, taxidermia, entomologia, paleontologia e ictiologia. Existem ainda livros, documentos e objetos de uso pessoal do professor Guido Straube.

O acervo do Museu já possui um prévio registro e catalogação, uma vez que ele existe desde 1979. Porém, em um primeiro momento, será necessário separar o que é de responsabilidade do Museu (objetos e obras bibliográficas raras e antigas, por exemplo) e da Seção de Documentação (documentos escritos e bibliográficos para pesquisa). Tal trabalho deverá ocorrer antes que se inicie a incorporação de novos elementos ao acervo.

Contato
Telefone: +55 (41) 3304-8955
fax: (41) 3304-8975
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Paraná"
0,1Km - Memorial Árabe - Museu de Curitiba que preserva a cultura árabe.
Saiba mais
0,1Km - Planetário Prof. Francisco José Gomes Ribeiro - Planetário localizado no Colégio Estadual do Paraná.
Saiba mais
0,4Km - Museu Alfredo Andersen - A instituição visa preservar e divulgar as obras do pintor, escultor, decorador, cenógrafo, desenhista e professor norueguês radicado no Brasil, Alfredo Andersen, além de promover novos praticantes ao mundo das artes através de cursos e seminários.
Saiba mais
0,6Km - Museu da Memória Teatro Guaíra - O museu guarda a história do Teatro Guaíra.
Saiba mais
0,6Km - Memorial da Imigração Polonesa - É um museu localizado na cidade de Araucária.
Saiba mais
0,7Km - Observatório Astronômico Prof. Dr. Leonel Moro - Fica localizado na cidade de Campo Magro, no Paraná.
Saiba mais
0,7Km - Sociedade Garibaldi - Palacete Giuseppe Garibaldi - Foi construído para unir os imigrantes italianos da cidade.
Saiba mais
0,7Km - CASA JOAO TURIN - A Casa João Turin foi inaugurada em 1989, com o objetivo de preservar o acervo do artista. Além da exibição permanente do acervo, a Casa João Turin promove exposições temporárias de artistas escultores e projetos de interação museu/escola.
Saiba mais
0,7Km - Museu do Cartaz - Localiza-se no complexo Solar do Barão, em Curitiba.
Saiba mais
0,7Km - Casa da Memória de Curitiba - Voltado para a preservação da história de Curitiba.
Saiba mais
564,8Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
665,7Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais