O Museu Casa Coronel Joaquim Lacerda (Casa Lacerda) é uma edificação construída em estilo luso-brasileiro, com cobertura de duas águas, que demonstra como vivia uma família de classe média no século XIX.
Construída em 1888, a Casa da Memória é conhecida como Casa dos Cavalinhos. Depois de um sonho com cavalos alados, o primeiro morador da casa teria apostado na loteria imperial e ganho o prêmio máximo.
O pavimento inferior da Casa de Câmara e Cadeia abriga um museu de época, particular, denominado Museu de Armas. Lá estão expostas as armas da Revolução Federalista e as usadas pelo Exército Brasileiro durante o Império.
Localizada na esquina das ruas Barão do Rio Branco e Hipólito Alves de Araújo, foi construída na primeira metade do século XIX no sistema de “taipa” ou “pau a pique” (fato que pode ser observado pelos turistas em um recorte feito na parede).
Localizado ao lado do Theatro São João, seu interior guarda gravuras e objetos que relembram a guerra travada durante 26 dias na Lapa e reconstitui o leito de morte do herói daqueles combates.