O objetivo é atender preferencial a comunidade escolar (alunos e professores de educação infantil, ensino fundamental, médio e superior, das classes regular e especial).
A Casa Culpi abriga um acervo sobre a imigração italiana em Curitiba. O local conta com mobiliário, equipamentos agrícolas, utensílios domésticos e fotografias que ilustram a vida dos colonos no passado.
A Casa da Memória é um Centro de Documentação e Pesquisa que tem como atribuições a pesquisa, preservação e conservação do acervo documental referente à história de Curitiba e do Paraná.
A Casa João Turin foi inaugurada em 1989, com o objetivo de preservar o acervo do artista. Além da exibição permanente do acervo, a Casa João Turin promove exposições temporárias de artistas escultores e projetos de interação museu/escola.
Inaugurada em 14 de dezembro de 1973, a Casa Romário Martins passou a sediar o primeiro núcleo voltado à preservação dos suportes da memória de Curitiba, base inicial da Casa da Memória e da Diretoria de Patrimônio Cultural do município.
Centro de Memória do Tribunal Regional do Trabalho no Paraná
O Centro de Memória, responsável pela guarda do acervo histórico da Justiça do Trabalho paranaense, está localizado no centro de Curitiba, no prédio histórico que sediou o Clube Rio Branco, na Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 528.
Homenageando a cultura do Oriente Médio, funciona como biblioteca especializada. O prédio lembra o estilo arquitetônico das edificações mouriscas por elementos como a abóbada, as colunas, os arcos e os vitrais.