Carregando... aguarde
Memorial da Imigração Polonesa - Guia das Artes
Memorial da Imigração Polonesa
abrirá em 8 horas e 33 minutos
Espaços culturais
Memorial da Imigração Polonesa
Horários de funcionamento
dom
09:00
18:00
seg
ter
09:00
18:00
qua
09:00
18:00
qui
09:00
18:00
sex
09:00
18:00
sab
09:00
18:00
Local
Rua Euclides Bandeira, s/nº, Bosque João Paulo II - Centro Cívico
Conteúdo

Localizado no Bosque do Papa, uma área verde de 46 mil m2, no Centro Cívico, o Memorial Polonês é um museu ao ar livre, composto por sete casas construídas com troncos de pinheiros encaixados, típicas da imigração polonesa. As casas abrigam um museu de móveis e utensílios domésticos utilizados pelos imigrantes (como a pipa de azedar repolhos), a capela de Nossa Senhora de Czestochowa, um quiosque para a venda de artesanato e produtos típicos, e espaços para eventos e exposições.

O Memorial oferece o contato com as tradições dos imigrantes poloneses – sua arte, suas crenças, seus hábitos. Durante o ano são realizadas várias festas típicas como a “Swieconka” (Benção dos Alimentos), no Sábado de Aleluia, o aniversário da visita do Papa a Curitiba, em julho, a festa em homenagem à Nossa Senhora de Czestochowa, em agosto, e o Natal polonês, em dezembro.

O Memorial da Imigração Polonesa foi inaugurado em 13 de dezembro de 1980, após a visita do Papa João Paulo II a Curitiba. As sete casas de troncos, originais, vieram transferidas das antigas colônias de imigrantes Tomás Coelho (município de Araucária) e Muricy (município de São José dos Pinhais). A casa que abriga a Capela em homenagem à Nossa Senhora de Czestochowa, padroeira da Polônia, foi abençoada pelo papa na Missa celebrada no Estádio Couto Pereira, em julho de 1980. Em 1991, foi inaugurado o Portal Polonês, na rua Mateus Leme, um marco dos 120 anos da chegada dos primeiros imigrantes poloneses ao Paraná.

Contato
Telefone: +55 (41) 3313-7194
E-mail: memoriais@fcc.curitiba.pr.gov.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Paraná"
0,3Km - Sala do Artista Popular - Espaço cultural localizado em Curitiba, no Paraná.
Saiba mais
0,3Km - Museu da Justiça - Museu localizado na cidade de Curitiba.
Saiba mais
0,6Km - Museu Guido Straube - Museu localizado no CEP, em Curitiba, Paraná.
Saiba mais
0,7Km - Memorial Árabe - Museu de Curitiba que preserva a cultura árabe.
Saiba mais
0,7Km - Planetário Prof. Francisco José Gomes Ribeiro - Planetário localizado no Colégio Estadual do Paraná.
Saiba mais
0,8Km - Museu Alfredo Andersen - A instituição visa preservar e divulgar as obras do pintor, escultor, decorador, cenógrafo, desenhista e professor norueguês radicado no Brasil, Alfredo Andersen, além de promover novos praticantes ao mundo das artes através de cursos e seminários.
Saiba mais
0,9Km - MUSEU OSCAR NIEMEYER - O MON foi inaugurado em 2002. O projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome. O Museu Oscar Niemeyer já realizou ao longo deste período mais de 300 mostras nacionais, internacionais e itinerantes.
Saiba mais
1,1Km - Casa Romário Martins - Espaço cultural que promove e divulga a história de Curitiba
Saiba mais
1,1Km - CASA JOAO TURIN - A Casa João Turin foi inaugurada em 1989, com o objetivo de preservar o acervo do artista. Além da exibição permanente do acervo, a Casa João Turin promove exposições temporárias de artistas escultores e projetos de interação museu/escola.
Saiba mais
1,2Km - Museu do Cartaz - Localiza-se no complexo Solar do Barão, em Curitiba.
Saiba mais
564,6Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
665,5Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais