Carregando... aguarde
INSTITUTO LINA BO E P. M. BARDI | CASA DE VIDRO - Guia das Artes
INSTITUTO LINA BO E P. M. BARDI | CASA DE VIDRO
amanhã às 09:00h
Museus
INSTITUTO LINA BO E P. M. BARDI | CASA DE VIDRO
Horários de funcionamento
dom
seg
09:00
18:00
ter
09:00
18:00
qua
09:00
18:00
qui
09:00
18:00
sex
09:00
18:00
sab
Local
Rua General Almério de Moura, 200
Conteúdo
Considerada ícone da arquitetura moderna no Brasil, a Casa de Vidro foi o primeiro projeto construído da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. O loteamento da antiga Fazenda de Chá Muller Carioba, na região do Morumbi, em São Paulo foi o local escolhido para construção, iniciada entre 1950 e 1951.A Casa de Vidro, residência do casal Lina Bo e Pietro Maria Bardi por mais de 40 anos, ganhou este nome por sua fachada imponente de vidro que parece flutuar sobre pilares.O jardim da Casa de Vidro, que ocupa uma área de 7.000 m2, expressa o amor do casal pela riqueza natural brasileira. Cuidadosamente planejado e plantado pela própria Lina, a vegetação rasteira da época transformou-se em floresta particular, com trilhas decoradas com pedras e cacos de cerâmica.Além de marco arquitetônico, a Casa de Vidro tornou-se ponto de encontro de artistas, arquitetos e intelectuais. Grandes nomes Max Bill, Steinberg, Gio Ponti, Calder,John Cage, Aldo van Eycke Glauber Rocha encontravam na residência do casal Bardi o espaço ideal para discussões culturais, ideológicas e sociais.A Casa de Vidro constitui espaço de pesquisa e troca de ideias entre pesquisadores, profissionais e estudantes do Brasil e do exterior. Tombada pelo CONDEPHAAT em 1987, hoje abriga a sede do Instituto Lina Bo e P.M. Bardi que tem como objetivo promover e divulgar a arquitetura, design, urbanismo e arte popularbrasileira, mantendo vivo o pensamento e obra do casal no cenário cultural brasileiro.Saiba mais sobre como visitar a casa e o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi.
Contato
tels. (11) 3744-9902 | 3744-9830.
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,0Km - Instituto Lina BO Bardi | Casa de Vidro - O instituto busca levar a cultura brasileira no exterior.
Saiba mais
0,3Km - Capela do Morumbi - Desde 1991 este espaço é destinado a exposições de arte contemporânea, privilegiando seu uso como espaço para a realização de instalações artísticas.
Saiba mais
0,8Km - Pinakotheke – São Paulo - É um centro cultural localizado em São Paulo.
Saiba mais
1,4Km - Fundação Maria Luisa e Oscar Americano - A Fundação Maria Luisa e Oscar Americano foi instituída por Oscar Americano, em março de 1974, dois anos após o falecimento de Maria Luisa Ferraz Americano, doando à cidade de São Paulo, além da casa em que viveram com os filhos durante 20 anos, a coleção
Saiba mais
1,4Km - Palácio dos Bandeirantes - A sede do Governo Paulista, o Palácio dos Bandeirantes, foi construída para abrigar a Universidade "Fundação Conde Francisco Matarazzo".
Saiba mais
2,8Km - Rejane Tacchi Escritorio de Arte - É um escritório de arte localizado na cidade de São Paulo.
Saiba mais
3,3Km - Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
3,4Km - A Casa do Sertanista - A construção da Casa do Caxingui remonta, de acordo com estudos realizados pelo arquiteto Luis Saia, a meados do século XVII. Sua arquitetura em três lanços, telhado de quatro águas e paredes em taipa de pilão é bastante característica das casas bandeiris
Saiba mais
4,3Km - Oscar Cruz - A Galeria representa artistas nacionais e internacionais,
Saiba mais
4,3Km - Teatro Alfa - Inaugurado em abril de 1998, é hoje uma realidade que revoluciona o universo das artes, não só em São Paulo, mas em todo Brasil.
Saiba mais
11,5Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
237,9Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
357,6Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais