
18:00
18:00
18:00
18:00
18:00
18:00
18:00
O coordenador do curso de Odontologia do Centro Universitário de Araraquara – Uniara, Welingtom Dinelli, dá seu nome ao Museu da Faculdade de Odontologia de Araraquara – FOAr, da Unesp, da qual foi diretor e hoje é colaborador do espaço.
Ele conta que o museu entrou em atividade na década de setenta, quando o professor Rafael Lia Rolfsen conseguiu algumas peças para exposição. “Em seguida, ele assumiu a vice-reitoria da Unesp e eu acabei assumindo a responsabilidade pelo local, cujas peças ficaram expostas em uma pequena sala do sexto andar. Começamos a fazer publicações em revistas e noticiários, pedindo para que interessados pudessem encaminhar doações. Isso surtiu um efeito muito grande”, destaca.
Na época, o coordenador lembra que muitas pessoas que tinham familiares dentistas já falecidos, ou mesmo profissionais que haviam adquirido novos equipamentos para os consultórios, começaram a enviar as peças, e em grandes quantidades. “Houve então a necessidade de mudar o museu para o térreo, onde está instalado até hoje”, comenta.
Atualmente, segundo Dinelli, o museu é completo, com peças que datam desde o final do século XIX. “São muito preciosas, que valem a pena serem vistas. O local contempla livros, equipamentos, instrumentos, medicamentos, fotografias e material didático utilizado na antiga Escola de Pharmácia e Odontologia de Araraquara. Portanto, além de ser um museu odontológico, ele também relembra a história da FOAr e mostra a evolução dos equipamentos. Temos peças colocadas em sequência, mostrando diversos consultórios e a evolução dos dispositivos. O espaço é muito visitado”, finaliza o docente, revelando que um museu virtual está sendo criado.
Durante este semestre, o “Museu Odontológico Prof. Dr. Welingtom Dinelli”, localizado na rua Humaitá, 1680, no Centro, pode ser visitado às segundas e quartas-feiras pela manhã, e às sextas, no período da tarde. No segundo semestre, o espaço ficará aberto a visitação às segundas pela manhã, terças à tarde, quartas de manhã e quintas, ou de manhã, ou à tarde (ainda será definido).
Primeiranistas de Odontologia da Uniara visitam museu
Recentemente, os calouros da graduação estiveram no local. “Fazemos visita todos os anos, e espaço tem bastante material exposto. Os alunos se interessam muito e isso repercute muito bem, já que eles acompanham a questão da evolução dos equipamentos ao longo da história, desde a cadeira odontológica que era desmontável, até a mais moderna. É muito interessante”, comenta a professora do curso, Patrícia Aleixo dos Santos Domingos.
FAX: (16) 3301-6433
E-MAIL: vice-diretor@foar.unesp.br