Carregando... aguarde
Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria - Guia das Artes
Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria
aberto agora
Museus
Museu Histórico e Pedagógico Voluntários da Pátria
Horários de funcionamento
dom
seg
09:00
18:00
ter
09:00
18:00
qua
09:00
18:00
qui
09:00
18:00
sex
09:00
18:00
sab
09:00
18:00
Local
Praça Pedro de Toledo, s/n. Centro
Conteúdo

O Museu Voluntário da Pátria disponibiliza um pouco da história fotográfica através dos tempos. São aproximadamente 20 máquinas fotográficas, de vários modelos e épocas diferentes. Painéis também fazem parte da exposição e revelam um pouco da história, com o desenvolvimento dos temas: a pré-história da fotografia, os pais da fotografia, fotógrafos europeus vêem a América do Sul, os primeiros passos da fotografia de amadores, e a fotografia como hobby de milhões de pessoas.

Lambe-Lambe

Dentre os profissionais que podemos destacar na história da fotografia estão os fotógrafos Lambe-Lambe, que foram cronistas dos espaços públicos nas cidades brasileiras, a partir do século XIX, e tiveram um importante papel na democratização e popularização do retrato fotográfico da sociedade.

O termo Lambe-Lambe provém do costume de colocar a chapinha de vidro, que continha o formato da fotografia a ser batida, entre os lábios, de modo que o fotógrafo, na hora de bater a fotografia, reconhecesse facilmente o verso e anverso. Fazer a prova era necessário porque a chapa era colocada na máquina com o lado sensível para a frente da pessoa que vai ser fotografada.

Hoje se usa a chapa de plástico rígido, para fotografias, assim, para se reconhecer avesso e frente, basta colocar o polegar sobre a chapinha. O lado emulsionado marco o dedo e, desse modo, o fotógrafo evita bater fotografias erradas.

História desconhecida

Virgínia de Gobbi, coordenadora do Museu, lembra que não se sabe ao certo quando, nem quem inventou a máquina fotográfica. “Temos conhecimento que em muitos países da Europa – como França, Inglaterra, Alemanha e Suíça – os mais diferentes pesquisadores tentavam, independente um do outro, ‘captar a imagem desenhada pelo sol’ com emprego de recursos químicos”.

Segunda ela, são considerados os pioneiros, por terem criados alguns aparelhos no século XIX: Hoseph Nicéphore Niépce, Louis Jaqcques Mande Daguerre, William Henry Fox Talbot, Hippolyte Bayard e Antonie Hercules Romuald Florence.

“A introdução de chapas secas de extrema sensibilidade, fabricadas industrialmente, foi a base para a ampla expansão da fotografia. Entretanto, foi a partir de 1887, com a invenção do filme em rolo à base de celulóide, por Hannibal Goodwin, que a fotografia tornou-se o passatempo de milhões de pessoas”, aponta Virgínia.

 

Contato
TELEFONE: (16) 3322-4887

E-MAIL: patrimoniohistorico@araraquara.sp.gov.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
1,0Km - Museu Odontológico Professor Dr. Welington Dinelli - O museu é completo, com peças que datam desde o final do século XIX. “São muito preciosas, que valem a pena serem vistas.
Saiba mais
28,1Km - Museu Municipal Olympia Maffei Olivastro - Inaugurado em 2004, o museu guarda a coleção de obras de arte da família Maffei Olivastro e doações de cidadãos locais, além de identificar e preservar costumes culturais e tradições da região.
Saiba mais
38,0Km - Museu de História Natural Mário Tolentino da Universidade Federal de São Carlos - Sua função é proporcionar melhores condições de ensino para os alunos do curso de Biologia. No museu também são realizadas pesquisas na área de Paleontologia, as quais visam um melhor conhecimento do ambiente no passado, tanto no que diz respeito aos anim
Saiba mais
38,7Km - Museu de São Carlos - História e belas paisagens naturais com uma pitada de tecnologia. Essa combinação pode ser um atrativo perfeito para um final de semana paulistano.
Saiba mais
56,0Km - Museu do Cotidiano de Brotas - O acervo foi formado através de empréstimos e doações vindas da comunidade, de acordo com a necessidade da equipe técnica que fez a montagem do museu. A documentação fotográfica foi registrada por um fotógrafo especializado que foi até a casa das pessoas
Saiba mais
60,3Km - Museu Histórico de Jaboticabal Aloísio de Almeida - Tendo como objetivos "manter vivo o passado da nação, difundir o conhecimento da história, das artes, cultura e costumes do município".
Saiba mais
64,3Km - Museu Histórico e Pedagógico Alberto Santos Dumont - O acervo é formado por mobiliário, louçaria, máquinas registradoras do armazém, objetos farmacêuticos e fotografias que registram o local e pessoas da época.
Saiba mais
67,3Km - Museu de História Natural de Cravinhos - O local já foi visitado por aproximadamente 37 mil pessoas e os fundadores já receberam visitantes de mais de 35 cidades da região, que puderam levar conhecimento e experiência de vida para as suas cidades.
Saiba mais
67,8Km - Museu Municipal de Jahu - É um museu eclético com objetos relacionados à cidade, possuindo exposições de longa duração, curta duração e uma área destinada a exposições itinerantes.
Saiba mais
72,8Km - Museu Histórico e Pedagógico Zequinha de Abreu - O Museu é temático, e conta com registros da época da ferrovia e do início da cidade, assim como objetos pertencentes às fazendas de café e do compositor santarritense Zequinha de Abreu.
Saiba mais
324,7Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
520,3Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais