
17:00
17:00
17:00
17:00
17:00
A Casa de Memória Padre Bauer foi inaugurada em 1995 na administração do prefeito Argos Fayad. Ela recebeu esse nome em homenagem ao Pe. Bronislau Bauer, que atuou na Igreja Matriz entre os anos de 1960 e 1966, época em que a atual igreja foi construída.
Ela foi moradia de párocos até o ano de 1990, quando o Salão Paroquial foi construído nos fundos da matriz.
A casa abriga um acervo de registros fotográficos, documentais e objetos bastante consideráveis, que dão conta da história da cidade, dos imigrantes, da navegação, da erva-mate, do povo como um todo. Entretanto, como um dos espaços da memória e história do povo sãomateuense ela é responsável pela guarda e conservação desses objetos, mas também por construir a ponte entre o passado e o presente dos indivíduos.
As casas de memória, assim como os museus, são lugares de memória, onde o passado resiste às gerações, identificando-se nas ações do presente. São pontes entre a história e a identidade dos indivíduos. Segundo Garbinatto (1979, p. 44) “o velho e o novo devem ser compreendidos juntos como memória histórica, integrando, com suas contradições temporais e espaciais, o imaginário da população”. É, pois nessa memória, portanto, que podemos reencontrar significados que permitam dar sentido a nossa identidade, tornando-nos sujeitos ativos e participativos da História.
Fax: (42) 3532-6750
E-mail: culturasms@yahoo.com.br