Carregando... aguarde
Parque Estadual do Monge - Guia das Artes
Parque Estadual do Monge
abrirá em 19 minutos
Espaços culturais
Parque Estadual do Monge
Horários de funcionamento
dom
seg
09:00
18:00
ter
09:00
18:00
qua
09:00
18:00
qui
09:00
18:00
sex
09:00
18:00
sab
Local
Rua Engenheiro Rebouças, 1.375
Conteúdo

O Parque Estadual do Monge está localizado no município da Lapa, a aproximadamente 3 km da sede, na transição do Primeiro para o Segundo Planalto paranaense, coordenadas geográficas 49º41’ de Longitude Oeste e 25º47’ de Latitude Sul.

Desde os meados do século XIX até as primeiras décadas do século XX, os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul eram percorridos por indivíduos conhecidos pelos sertanejos como “monges”.

Entre os “monges”, três tiveram uma passagem mais significativa pela região da Lapa e de outras terras do Paraná e de Santa Catarina. O primeiro, João Maria d’Agostini, imigrante italiano que viera ao Brasil em 1844, teria sido realmente um frei da ordem de Santo Agostinho, pois houvera pregado na Matriz da Lapa em 1845. Em sua prática apostólica,costumava percorrer os estados do sul, a fim de despertar nos homens a prática do bem,orientando e receitando ervas medicinais às pessoas que o procuravam, deixando cruzes nos caminhos por onde passava. Pela sua prática, os caboclos atribuíam-lhe curas milagrosas, denominando-o de “São João Maria”. Sua morte esteve envolta em mistérios e nunca se soube como ou onde havia morrido.

Após o seu desaparecimento, ficou a expectativa de seus devotos de que um dia o “monge” voltaria à região, surgindo então, o segundo “monge” personificado em Anastás Marcaf, que havia chegado à Lapa em 1894 com as tropas de Gumercindo Saraiva, durante a Revolução Federalista. Como havia conhecido pessoalmente João Maria d’Agostini, acabou agregando o modo de vida do antigo “monge”, intitulando-se “João Maria de Jesus”. Como um homem pacífico, não interferia nas práticas religiosas da região, adotando uma orientação religiosa pessoal. Dos três “monges” que passaram pela Lapa, foi o que conseguiu deixar maior influência na população sertaneja. Morreu em Santa Catarina em 1906.

Já o terceiro “monge”, Miguel Lucena de Boaventura, apareceu num momento de tensão política e social provocado pelo Contestado. Através de seu carisma, acabaria atraindo simpatizantes, descontentes com o regime governamental da época, injustiçados, perseguidos, desajustados, desempregados, foragidos da lei, dando-lhes instrução militar, armando-os com espadas, facões, pica-paus e garruchas. Seus seguidores eram conhecidos como “pelados” e seus adversários como “peludos”.

A memória do “monge”, aliada ao misticismo e fanatismo, seria ainda invocada pelos remanescentes “fanáticos” em vários conflitos bélicos até que o último reduto de esistência cabocla fosse vencido. Como saldo, a morte de milhares de pessoas, entre oficiais, soldados e sertanejos, talvez fosse evitada se o governo da época tivesse ouvido as vozes daqueles que clamavam por terra e assistência social - ideais desvinculados do fanatismo religioso, que conduz outras milhares de vidas à extinção.

O Parque Estadual do Monge recebeu este nome por possuir uma gruta que teria sido abrigo de um monge ermitão, entre 1847 e 1855. O monge chamado João Maria D'Agostini se dedicou ao estudo de plantas da região, fazendo orações públicas e medicando enfermos, tornam-se assim, um líder religioso.

Contato
Telefone: (41) 3213-3700
Fax: (41) 3333-6508
E-mail: iapcuritiba@iap.pr.gov.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Paraná"
0,0Km - Museu de Armas - Museu de armas localizado em Lapa, no Paraná.
Saiba mais
0,0Km - Museu Histórico da Lapa - Museu histórico da cidade de Lapa, no Paraná.
Saiba mais
0,0Km - Panteon dos Heróis - Memorial que guarda registros com combatentes da Lapa.
Saiba mais
0,2Km - Museu Casa da Memória ou Casa dos Cavalinhos - Guarda documentos históricos da cidade de Lapa, no Paraná.
Saiba mais
17,4Km - Museu Histórico Municipal Adão Wolski - Museu de história localizado em Contenda, no Paraná.
Saiba mais
33,6Km - Parque Histórico do Mate - O Parque Histórico do Mate é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura ligada ao Museu Paranaense.
Saiba mais
36,0Km - Museu Histórico Professora Maria José França Foohs - Museu localizado em Rio Negro, no Paraná.
Saiba mais
37,2Km - Museu Tingui-Cuera - É um museu localizado na cidade de Araucária.
Saiba mais
37,2Km - Museu de Campo Redondo - É um museu localizado na cidade de Araucária.
Saiba mais
38,9Km - Museu Histórico de Campo Largo - É um museu localizado em Campo Largo, no Paraná.
Saiba mais
624,0Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
722,3Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais