Carregando... aguarde
Museu Casa Modernista - Guia das Artes
Museu Casa Modernista
abrirá em 5 horas e 31 minutos
Museus
Museu Casa Modernista
Horários de funcionamento
dom
09:00
17:00
seg
ter
09:00
17:00
qua
09:00
17:00
qui
09:00
17:00
sex
09:00
17:00
sab
09:00
17:00
Local
Rua Santa Cruz, 325 – Vila Mariana – zona Sul
Conteúdo
A Casa Modernista foi a primeira obra arquitetônica modernista do país. Projetada em 1927 por Gregori Warchavchik e construída em 1928, a casa era um reflexo no ramo da arquitetura do movimento modernista no Brasil. A construção causou grande impacto por não possuir o excesso de ornamentos comuns à época e marca o momento de transição das formas clássicas ao inovador.O arquiteto projetou a casa para morar com sua família após o casamento com Mina Klabin, filha de industrial da elite paulistana. Enquanto a burguesia vivia um estilo de vida inspirado na belle époque de Paris, os artistas buscavam a criação de uma identidade nacional diferenciada, que se refletiu na construção. Por essa razão, a arquitetura do prédio dividiu opiniões e teve grande repercussão entre intelectuais. Sua estrutura não possui ornamentação e é composta por prismas brancos e lisos. Era um projeto tão inovador para a época que, para conseguir a aprovação de construção da Prefeitura, o arquiteto apresentou um desenho diferente, repleto de detalhamentos na fachada. Ao concluir a obra, Warchavchik alegou que não possuía recursos para completá-la.Um dos destaques da casa é o jardim, projetado por Mina Klabin, com uso pioneiro de espécies tropicais. Rente ao muro, Mina plantou um bosque de eucaliptos, durante a Segunda Guerra Mundial, para evitar contato com o prédio que era construído em frente, o hospital nipo-brasileiro (já que judeus e japoneses estavam em lados opostos na guerra).A família morou na casa até a década de 1970, quando finalmente a vendeu. Por iniciativa popular, o local foi tombado em 1984 pelo Condephaat, Iphan e, posteriormente, pelo Conpresp (organizações de proteção do patrimônio histórico). A casa foi restaurada e o jardim passou por uma revitalização, seguindo o projeto original de Mina Klabin, e foi transformado em um parque.Após as reformulações, o local foi aberto ao público em agosto de 2008 e passou por nova restauração entre 2011 e 2012. Atualmente, a casa oferece atividades e serviços educativos.
Informações adicionais
Entrada Gratuita.
Contato
Tel.: (11) 5083-3232
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,3Km - Museu Lasar Segall - Em 1985, o Museu foi incorporado à Fundação Nacional Pró-Memória, integrando hoje o Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM do Ministério da Cultura , como unidade especial.
Saiba mais
0,9Km - Centro de Memória Dorina Nowill - o Centro de Memória Dorina Nowill - criado pela brasileira de mesmo nome, pioneira na luta dos deficientes visuais
Saiba mais
1,0Km - Teatro João Caetano - No saguão principal está instalado o painel do artista plástico Clóvis Graciano, que em sua carreira contribuiu com a construção de cenários e figurinos para espetáculos de teatro e dança.
Saiba mais
1,1Km - Instituto de Arte Contemporânea -
Saiba mais
1,1Km - Museu Belas Artes de São Paulo - Organizado em 2007 o Museu Belas Artes de São Paulo (muBA),
Saiba mais
1,2Km - Memorial do Ensino Municipal - É um espaço que visa preservar a memória da educação paulistana.
Saiba mais
1,7Km - Graphias – Casa de Gravura - É um atelier localizado em São Paulo.
Saiba mais
2,0Km - MAC – Museu de Arte Contemporânea - É um museu localizado em São Paulo.
Saiba mais
2,3Km - Casa Tomada - A Casa Tomada é um espaço localizado em São Paulo.
Saiba mais
2,5Km - Museu de Arte Contemporânea - O Museu de Arte Contemporânea foi criado em 1963,
Saiba mais
230,9Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
349,5Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais