Carregando... aguarde
Museu Universitário de Arte da Unicamp - Guia das Artes
Museu Universitário de Arte da Unicamp
aberto agora
Museus
Museu Universitário de Arte da Unicamp
Horários de funcionamento
dom
seg
09:00
17:00
ter
09:00
17:00
qua
09:00
17:00
qui
09:00
17:00
sex
09:00
17:00
sab
Local
Rua Sérgio Buarque de Hollanda, s/n - Cidade Universitária Zeferino Vaz. Barão Geraldo
Conteúdo

Em agosto de 2006 o diretor do Instituto de Artes da Unicamp, José Roberto Zan, solicitou a inclusão do Museu Universitário de Arte/Unicamp no Cadastro Nacional de Museus, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), tomando por base o acervo da galeria de arte do Instituto de Artes, composto então de mais de 600 peças, entre pinturas, esculturas, objetos, gravuras e desenhos. Esta iniciativa visava possibilitar a captação de recursos por meio da Lei Rouanet para reforma e ampliação da área física da atual galeria, que ocupa 330,00 m² em edifício tombado pelo poder público (Prédio da Biblioteca Central César Lattes da Unicamp), sendo 220,00 m² reservados à sala de exposição. Almejava-se assim a melhoria das condições de conservação (reserva técnica) e apresentação do acervo. Buscava-se ainda, com este gesto, dar o primeiro passo para a transformação institucional da galeria em museu, o que possibilitaria a ampliação de seu corpo de funcionários e a implementação de uma política consistente de aquisições. Em maio de 2008, a professora Sara Pereira Lopes, então diretora do Instituto de Artes, assinou o termo de adesão ao Sistema Brasileiro de Museus – do Ministério da Cultura. Em setembro desse mesmo ano, consultou a Reitoria sobre a possibilidade de a galeria/museu ser transferida à responsabilidade da Universidade.

Em abril de 2009, dando prosseguimento a essas ações inaugurais, o Reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, designa um primeiro grupo de trabalho para analisar a proposta de criação do Museu de Artes e propor os fundamentos do projeto. Este grupo, presidido pelo professor Eduardo Guimarães, assessor especial do Reitor, era composto por docentes de diferentes unidades da Universidade – Claudia Valladão de Mattos, Flávio Ribeiro de Oliveira, Jorge Coli, Leandro Medrano, Marco do Valle, Marcos Tognon, Maria de Fátima Morethy Couto, Olga Von Simson -, bem como pela arquivista Neire do Rossio Martins, do SIARQ. Em março de 2010, este grupo encerrou suas atividades ao elaborar texto que apresentava as principais metas para implantação do museu.

Outra ação de suma importância neste processo foi a doação, sugerida pela Direção do Instituto de Artes e aprovada pela Congregação do Instituto em reunião de 1º de outubro de 2009, de todo o acervo da galeria, que somava então cerca de 1.000 obras, para a Reitoria da Universidade. Visava-se, com isto, que a Reitoria gerenciasse todo o processo de criação do Museu, pensando-se agora na construção de uma sede própria. Em abril de 2010, o Reitor da Unicamp, Fernando Costa, assinou portaria instituindo uma comissão para este fim.

Contato
telefone: (19) 3521-7453

fax: (19) 3788-7827

e-mail: galeria@iar.unicamp.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
7,3Km - Museu Dinâmico de Ciências de Campinas - Foi pensado e criado para prestar um serviço à sociedade e seu desenvolvimento, na busca de desmistificar e popularizar a Ciência.
Saiba mais
8,8Km - Galeria Saint Tropez - A Guimarães Galeria (www.sainttropez.art.br) tem mais de 30 anos de tradição na comercializaçãode obras de arte .
Saiba mais
9,2Km - Museu de Arte Contemporânea de Campinas - O Museu de Arte Contemporânea de Campinas tem como finalidade reunir, documentar, estudar, conservar, expor e divulgar a arte contemporânea, bem como realizar outras atividades artísticos-culturais.
Saiba mais
9,5Km - Museu Carlos Gomes - O CCLA conta hoje com uma biblioteca de 150.000 volumes, uma Pinacoteca e dois museus, dedicados ao Maestro Carlos Gomes e a Campos Sales.
Saiba mais
9,8Km - Museu da Imagem e do Som de Campinas - Em 2004, o MIS ganhou sede própria no Palácio dos Azulejos, iniciando uma nova fase de planejamento em relação aos acervos e desenvolvimentos de programas e projetos e fortalecimento de comunicação com o público.
Saiba mais
10,0Km - Museu de História Natural de Campinas - Atualmente, o Museu possui um acervo de mais de 5.000 peças, incluindo mamíferos, aves, répteis, peixes, insetos e invertebrados.
Saiba mais
10,0Km - Museu Fundação Pierre Chalita - O grande acervo de arte popular existente no museu foi doado pelo patrono Théo Brandão.
Saiba mais
10,2Km - Museu Arquidiocesano de Campinas - Seu acervo vem sendo composto com obras que compunham o patrimônio artístico da Arquidiocese de Campinas que não vinham sendo utilizados nas atividades litúrgicas e doações.
Saiba mais
10,2Km - Museu de Arte Sacra Irmandade Santíssimo Sacramento - Seu acervo é formado por 576 peças entre pinturas, esculturas, medalhas e móveis dos séculos XVIII a XX.
Saiba mais
10,3Km - Teatro Municipal José de Castro Mendes - Nesse teatro já foram realizados grandes espetáculos de teatro, de dança e de música, inclusive a apresentação de ópera com a participação a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.
Saiba mais
90,8Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
221,1Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
387,8Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais