Carregando... aguarde
Museu Vicente Celestino e Gilda de Abreu - Guia das Artes
Museu Vicente Celestino e Gilda de Abreu
aberto agora
Museus
Museu Vicente Celestino e Gilda de Abreu
Horários de funcionamento
dom
09:00
14:00
seg
09:00
23:00
ter
09:00
23:00
qua
09:00
23:00
qui
09:00
23:00
sex
09:00
23:00
sab
09:00
23:00
Local
Rua Oswaldo Fonseca, nº 63
Conteúdo
Museu Vicente Celestino e Gilda de Abreu nasceu de uma iniciativa particular que encontrou abrigo no movimento de resgate cultural vivenciado em Conservatória, Distrito de Valença. Idealizado por Wolnei Porto, o museu foi fundado em parceria com a prefeitura de Valença, no ano de 1999.Música popular, boemia e romantismo brasileirosO museu celebra a memória da “voz orgulho do Brasil” e preserva parte da história da música popular, da memória da boemia e do romantismo brasileiros. Embora Vicente Celestino e Gilda de Abreu nunca tenham estado na cidade, Conservatória é, hoje, o lugar da memória seresteira.O acervo do museu foi formado por doações de familiares, como no caso do segundo marido de Gilda de Abreu, José Spinto, que detinha vários objetos que pertenceram a ela e a Vicente Celestino, seu primeiro marido.A exposição conta a vida dos dois artistas numa sequência de cenas teatrais, clara referência as suas atuações como atores. Na cena de O Ébrio, por exemplo, filme de 1946, do qual ambos fizeram parte, manequins vestem as roupas usadas nas gravações, peças do acervo do museu. Há também uma Galeria dos Imortais, com acervo de outros artistas, e uma sala de pesquisa da MPB, com mais de 2000 fotos, títulos, recortes de jornais e revistas.AcervoAlguns discos de 78 rotações, dentre eles, o primeiro gravado por Vicente Celestino, intitulado Flor do Mal.Troféus; uma réplica de um disco de ouro que lhe foi concedido; um piano usado por ele em vocalização;O cartaz de divulgação do filme O Pinguinho de Gente, estrelando Gilda de Abreu;Documentos de Vicente Celestino, como certidão de casamento, carteira profissional, título de eleitor, registro de caderneta de poupança, dentre outros.O violão de Vicente Celestino.Roupas que foram utilizadas por ele no filme “Coração Materno”, de 1950, acompanhadas de fotos.Figurino utilizado por Gilda de Abreu no teatro João Caetano, como a Viúva Alegre.Roupas utilizadas em seu casamentoReferência BibliográficaABREU, G. A vida de Vicente Celestino. Rio de Janeiro: Cupolo Ltda. [sd].MATOS, M. I. S. de. Meu lar é o botequim: alcoolismo e masculinidade. São Paulo: Cia. EditoraNacional, 2001.
Contato
Telefone: (24) 2438 - 1134
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,2Km - Museu Silvio Caldas, Gilberto Alves, Nelson Gonçalves e Guilherme Britov - "Seresta, paixão e vontade de preservar a memória destes homens"
Saiba mais
0,2Km - Museu da Seresta e da Serenata - "Conservatória, celebrada como a “Vila de Ruas Sonoras”."
Saiba mais
0,2Km - Museu Silvio Caldas - "Seresta, paixão e vontade de preservar a memória destes homens"
Saiba mais
22,7Km - Museu Capitão Pitaluga - Trata-se de um museu vocacionado para o Esquadrão de Reconhecimento da FEB, o único representante da cavalaria brasileira nos campos da Eeuropa, representado na figura de seu comandante, o então Capitão Pitaluga.
Saiba mais
26,8Km - Museu da Roça - O espaço é pequeno e tem como objetivo representar uma típica casa da roça. O museu recebe, inclusive, doações dos visitantes. Quem tiver panelas, porcelanas e outros utensílios em casa, e quiser contribuir, basta apresentar a peça.
Saiba mais
30,0Km - Museu Casa da Hera - "[...] manter viva a memória daquela que foi uma das personalidades femininas mais importantes da região e a frente de seu tempo, desenvolvendo ações voltadas à salvaguarda, à pesquisa e à difusão da história do século XIX no vale do Paraíba do Sul. "
Saiba mais
49,5Km - Museu Ferroviario Miguel Pereira - "Localizado na antiga Estação Ferroviária de Miguel Pereira"
Saiba mais
50,6Km - Museu Francisco Alves - "O Museu é dedicado ao 'Rei da Voz', frequentador da cidade de Miguel Pereira."
Saiba mais
54,1Km - Museu Ovídio Antônio Pires - O Museu possui um acervo com mais de 4.000 objetos de valor histórico, artístico e científico, além de 12.816 documentos, que fazem dele um dos mais importantes núcleos de saber do Sul de Minas e da Zona da Mata, destacando uma locomotiva de 1935.
Saiba mais
54,1Km - Museu de Arantina - O Museu possui um acervo com mais de 4.000 objetos de valor histórico, artístico e científico, além de 12.816 documentos, que fazem dele um dos mais importantes núcleos de saber do Sul de Minas e da Zona da Mata, destacando uma locomotiva de 1935.
Saiba mais
100,1Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
117,3Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais