Carregando... aguarde
Museu Ferroviario Miguel Pereira - Guia das Artes
Museu Ferroviario Miguel Pereira
abrirá em 11 horas e 34 minutos
Museus
Museu Ferroviario Miguel Pereira
Horários de funcionamento
dom
12:00
17:00
seg
ter
12:00
17:00
qua
12:00
17:00
qui
12:00
17:00
sex
12:00
17:00
sab
12:00
17:00
Local
Rua General Ferreira Amaral, s/n.º.
Conteúdo
Localizado na antiga Estação Ferroviária de Miguel Pereira, possui acervo sobre as atividades ferroviárias no Município, além de grande número de fotografias e objetos típicos da estrada de ferro.A antiga estação de Estiva foi aberta em 1898 pela E.F. Melhoramentos. O nome de Miguel Pereira foi dado posteriormente como homenagem ao Dr. Miguel Pereira, falecido na localidade.Nos 1990, estação foi vendida e comprada por uma rede de supermercados, que demoliu as oficinas ferroviárias existentes. Então, a Prefeitura embargou a obra e comprou o terreno de volta. Assim, foi criado o Museu Ferroviário de Miguel Pereira. Os objetos estão dispostos de maneira fragmentada. A sensação é de que o conjunto material se depositou ali à medida em que a linha férrea foi desmontada. A história da ferrovia diz muito para a história do município de Miguel Pereira.Espaço Físico: prédio, território e entornoO Museu funciona na antiga Estação Ferroviária de Miguel Pereira. Foi criado após o embargo de uma obra na estação feita por um Supermercado.Instituição: trajetória e natureza jurídicaAcervoTelefones, aparelhos de tipografia, balanças, brasões ferroviários, peças de locomotiva a vapor, entre outros objetos que compuseram a vida da comunidade.ReferênciasCONTRERAS-MONTOYA C. A. & RODRIGUES C.A. (1999) Privatização de infra-estrutura de transporte: O caso das concessões de transporte de passageiros sobre trilhos no Estado do Rio de Janeiro. in: SANTOS & ARAGÃO Transporte em tempos de reforma: ensaios sobre a problemática. LGE, Brasília, 2000.
Contato
Telefone: (24)2484-8515
smece@pmmp.rj.gov.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
1,5Km - Museu Francisco Alves - "O Museu é dedicado ao 'Rei da Voz', frequentador da cidade de Miguel Pereira."
Saiba mais
19,7Km - Museu Casa da Hera - "[...] manter viva a memória daquela que foi uma das personalidades femininas mais importantes da região e a frente de seu tempo, desenvolvendo ações voltadas à salvaguarda, à pesquisa e à difusão da história do século XIX no vale do Paraíba do Sul. "
Saiba mais
30,9Km - Casa do Colono - "[...] um pouco do cotidiano e da cultura dos colonos alemãs que fundaram a cidade de Petrópolis."
Saiba mais
31,7Km - Museu Imperial - "[...] referência na área de políticas públicas relacionadas à museologia e à disseminação de suas práticas pelos museus do município e da Região Serrana."
Saiba mais
31,7Km - Casa de Santos Dumont - "‘A Encantada’, erguida na Rua do Encantado [...]símbolo de uma personalidade inventiva, amante das formas geométricas, avessa à complicação, à cerimônia e ao fausto."
Saiba mais
31,7Km - Palácio Rio Negro - "[...] a presença republicana na cidade a partir do Palácio Rio Negro. "
Saiba mais
31,7Km - Museu Casa de Santos Dumont - O museu conta com acervo de objetos, livros, cartas e mobiliário, bem como o chuveiro e a escada de entrada, com degraus em forma de raquete, que só se pode acessar começando com o pé direito.
Saiba mais
33,3Km - Museu Capitão Pitaluga - Trata-se de um museu vocacionado para o Esquadrão de Reconhecimento da FEB, o único representante da cavalaria brasileira nos campos da Eeuropa, representado na figura de seu comandante, o então Capitão Pitaluga.
Saiba mais
34,4Km - Museu Vivo de São Bento - "As ruínas de uma antiga fazenda dão lugar a um Museu de Percurso."
Saiba mais
36,3Km - Museu de Cera de Petrópolis - É um museu localizado na cidade de Petrópolis.
Saiba mais
60,0Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
165,9Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais