Carregando... aguarde
Museu de Arantina - Guia das Artes
Museu de Arantina
Museus
Museu de Arantina
Horários de funcionamento
dom
seg
ter
qua
qui
sex
sab
Local
Rua Dona Ovídia, 48
Conteúdo

O Museu possui um acervo com mais de 4.000 objetos de valor histórico, artístico e científico, além de 12.816 documentos, que fazem dele um dos mais importantes núcleos de saber do Sul de Minas e da Zona da Mata, destacando uma locomotiva de 1935.

As peças são colocadas de modo caótico, relembrando as antigas "vendas", inclusive com os expositores originais da época.

Situa-se em um antigo armazém, construído possivelmente em 1914 e expandido em 1928, que pertenceu a Julieta e Rodrigo Marinho Pires. O telhado de uma parte do prédio é exposto, coberto pelas primeiras telhas fabricadas na cidade, retratando a memória de um passado industrial.

O instituto cultural, científico e ecológico Ovídio Antônio Pires, fundado em 16 de abril de 1999, na cidade de Arantina, tem por objetivo gerir e manter um museu, uma biblioteca e zelar por duas chaminés, refúgio das andorinhas migratórias e representantes, também, da memória industrial do município. Situado em um antigo armazém, construído possivelmente em 1914 e expandido em 1928. Parte do armazém tem exposto o telhado, coberto pelas primeiras telhas fabricadas na cidade, possuidora no passado de duas cerâmicas.

Contato
telefones: (32) 3296-1217/ 3296-2172
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
0,0Km - Museu Ovídio Antônio Pires - O Museu possui um acervo com mais de 4.000 objetos de valor histórico, artístico e científico, além de 12.816 documentos, que fazem dele um dos mais importantes núcleos de saber do Sul de Minas e da Zona da Mata, destacando uma locomotiva de 1935.
Saiba mais
44,2Km - Museu da Roça - O espaço é pequeno e tem como objetivo representar uma típica casa da roça. O museu recebe, inclusive, doações dos visitantes. Quem tiver panelas, porcelanas e outros utensílios em casa, e quiser contribuir, basta apresentar a peça.
Saiba mais
54,0Km - Museu Silvio Caldas, Gilberto Alves, Nelson Gonçalves e Guilherme Britov - "Seresta, paixão e vontade de preservar a memória destes homens"
Saiba mais
54,1Km - Museu Vicente Celestino e Gilda de Abreu - "O museu celebra a memória da ‘voz orgulho do Brasil’"
Saiba mais
54,1Km - Museu da Seresta e da Serenata - "Conservatória, celebrada como a “Vila de Ruas Sonoras”."
Saiba mais
54,2Km - Museu Silvio Caldas - "Seresta, paixão e vontade de preservar a memória destes homens"
Saiba mais
65,3Km - Teatro do Cine Vitória - Cinema de rua construído na década de 1940, o Vitória já recebeu muitos abraços.
Saiba mais
67,5Km - Museu Capitão Pitaluga - Trata-se de um museu vocacionado para o Esquadrão de Reconhecimento da FEB, o único representante da cavalaria brasileira nos campos da Eeuropa, representado na figura de seu comandante, o então Capitão Pitaluga.
Saiba mais
82,4Km - Museu Casa da Hera - "[...] manter viva a memória daquela que foi uma das personalidades femininas mais importantes da região e a frente de seu tempo, desenvolvendo ações voltadas à salvaguarda, à pesquisa e à difusão da história do século XIX no vale do Paraíba do Sul. "
Saiba mais
85,1Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
85,4Km - Templo da Sociedade Brasileira de Eubiose - A Eubiose inspirou e influenciou uma série de outros grupos e colégios iniciáticos, desde preceitos espíritas a lojas maçônicas. Com a morte de seu preceptor, a então Sociedade Teosófica Brasileira assume seu nome atual, e se firma como uma instituição pr
Saiba mais
154,1Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais