Carregando... aguarde
Solar do Jambeiro - Guia das Artes
Solar do Jambeiro
amanhã às 10:00h
Museus
Solar do Jambeiro
Horários de funcionamento
dom
10:00
18:00
seg
ter
13:00
18:00
qua
13:00
18:00
qui
13:00
18:00
sex
13:00
18:00
sab
10:00
18:00
Local
Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos
Conteúdo
Tombado em 1974 pelo IPHAN, o Solar do Jambeiro é um notável exemplar da arquitetura residencial urbana burguesa do século XIX, sendo testemunho dessa época. Sua fachada revestida por azulejos de padrão, constitui um dos mais importantes acervos de azulejos do Brasil.Seu interior abriga a Coleção Campofiorito e promove atividades culturais, como recitais. No exterior do Solar há jardins que são abertos ao público constituindo um importante espaço de lazer.O Solar possui ainda um anexo onde funciona a Coordenação de Documentação e Pesquisa, CDP, que tem como objetivo promover e divulgar pesquisas históricas sobre a cidade de Niterói. A instituição conta com um historiador para fazer esses registros.O SolarEm meio à bela chácara arborizada, foi erguido em 1872 por Bento Joaquim Alves Pereira, rico português residente no Rio de Janeiro, o Palacete Bratholdy ou Solar do Jambeiro, um amplo sobrado, revestido de autênticos azulejos de padrão, típicos das construções portuguesas. Em 1882, a propriedade foi vendida ao diplomata dinamarquês Georg Christian Bartholdy, indo morar lá apenas a partir de 1920, sendo então realizadas consideráveis modificações no imóvel.Em 1974, os conjuntos arquitetônicos e paisagísticos do Solar foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, atendendo a solicitação da família, com o intuito de preservar a propriedade. Em 12 de agosto de 1997, a propriedade foi desapropriada pela Prefeitura Municipal de Niterói. Em 22 de novembro de 2001, o Solar do Jambeiro foi aberto ao público, após minucioso processo de restauração.HistóricoEspaço Físico: prédio, território e entornoEm 1974, os conjuntos arquitetônicos e paisagísticos do Solar foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, atendendo a solicitação da família, com o intuito de preservar a propriedade. Em 12 de agosto de 1997, a propriedade foi desapropriada pela Prefeitura Municipal de Niterói. Em 22 de novembro de 2001, o Solar do Jambeiro foi aberto ao publico, após minucioso processo de restauração.Instituição: trajetória e natureza jurídicaAcervoAzulejos de padrão que revestem sua fachada.Coleção Campofirito: Pinturas e desenhos do casal Hilda e Quirino Campofiorito.ReferênciasSECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, Prefeitura Municipal de Niterói, DEPAC, BENS TOMBADOS NO MUNICÍPIO DE NITERÓI, Niterói, RJ, junho de 1998.SOUZA, José Antônio Soares. Da Vila Real da Praia Grande à Imperial Cidade de Niterói. 2a ed. Niterói, RJ: FUNIARTE, 1993
Contato
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223
museusolardojambeiro@gmail.com
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,2Km - Museu do Ingá - "Guardião da memória que entrelaça o antigo estado do Rio de Janeiro a sua capital, a cidade de Niterói [...]"
Saiba mais
0,3Km - MAP - "[...] primeiro museu de arte do Estado do Rio de Janeiro e o primeiro dedicado à memória de um artista."
Saiba mais
1,8Km - Museu da Imprensa Brasileira - O Museu da Imprensa é considerado o oitavo mais importante no gênero do mundo.
Saiba mais
2,3Km - CASA FRANÇA-BRASIL - Construído em 1820, o edíficio em estilo neoclássico é obra de Grandjean de Montigny (1776-1850), arquiteto da Missão Francesa. Originalmente foi criado para ser a sede da primeira Associação Comercial do País.
Saiba mais
2,4Km - Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC - "[...] mundialmente reconhecido pelo arrojo e audácia de sua forma, nascida da simplicidade da imagem de uma flor de lótus, símbolo da criação para os egípcios. "
Saiba mais
2,5Km - Centro Cultural Correios - responsabilidade pública para com o desenvolvimento social e a cidadania.
Saiba mais
4,2Km - Museu Inaldo de Lyra Neves - O Museu Inaldo de Lyra Neves-Manta recebeu este nome em homenagem ao Presidente Neves Manta, em 8 de julho de 1965, que trabalhou intensamente por sua reabertura.
Saiba mais
4,4Km - Museu da Farmácia da Santa Casa de Misericórdia - É um pequeno museu que mostra a história dos medicamentos, medicina e farmácia.
Saiba mais
4,6Km - Paço Imperial - Centro Cultural do Iphan - MinC - espaço no qual a memória histórica e cultural da cidade do Rio de Janeiro dialoga com a contemporaneidade
Saiba mais
4,6Km - Museu da Justiça do Estado do Rio de Janeiro - proporciona aos pesquisadores e ao público em geral o acesso a informações sobre a história da Justiça no Estado do Rio de Janeiro
Saiba mais
17,2Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
215,9Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais