Carregando... aguarde
Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC - Guia das Artes
Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC
abrirá em 9 horas e 34 minutos
Museus
Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC
Horários de funcionamento
dom
10:00
18:00
seg
ter
10:00
18:00
qua
10:00
18:00
qui
10:00
18:00
sex
10:00
18:00
sab
10:00
18:00
Local
Mirante da Boa Viagem, s/nº
Conteúdo
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói, projetado pelo arquiteto Oscar Niemayer, abriga desde sua inauguração, em setembro de 1996, a coleção João Sattamini e demais coleções que integram seu acervo.Seu projeto, no entanto, sobrepõe-se às funções do museu, tornando-se símbolo contemporâneo da cidade de Niterói, orgulho de seus moradores, mundialmente reconhecido pelo arrojo e audácia de sua forma, nascida da simplicidade da imagem de uma flor de lótus, símbolo da criação para os egípcios.Arquitetura e paisagem, uma sedução ao olharDe frente para a Baía de Guanabara, sobre um mirante com vista para a orla de Niterói e da cidade do Rio de Janeiro, uma grande rampa circular de concreto vermelho leva o visitante ao pavimento superior num percurso no qual o olhar dialoga com a arquitetura e a paisagem.O salão hexagonal de exposições é circundado pela grande varanda envidraçada que ora se abre para a paisagem, ora traz a paisagem para o interior do espaço do museu, exercício próprio às artísticas linguagens contemporâneas.Baseado na “exploração da percepção e da revelação de níveis de significados construídos através da experiência junto ao objeto e aos procedimentos artísticos contemporâneos”, o MAC abriga vários programas como a visita mediada para grupos e orientada para público espontâneo; o Programa pedagógico para professores e estudantes de cursos de licenciatura; contação de história e seminários.Espaço Físico: prédio, território e entornoProjetado pelo arquiteto por Oscar Niemayer, o prédio sem cantos, uma flor de lótus que emerge do Mirante da Boa Viagem é marca reconhecida por todos aqueles que visitam Niterói.Instituição: trajetória e natureza jurídicaO prédio foi inaugurado em 2 de setembro de 1996 para abrigar a coleção de João Sattamini de arte contemporânea brasileira.É ligado à Fundação de Artes de Niterói, um órgão da Secretaria de Cultura do Município de Niterói.AcervoColeção João Sattamini de arte contemporânea brasileiraDoações feita por alguns artistas.ReferênciasSOARES DE AZEVEDO, Marlice Nazareth.; CAVALCANTE, André Luiz Muniz e SAMPAIO DA COSTA, Milena. NITERÓI – UMA CIDADE EM BUSCA DE UM SÍMBOLO. In: DO AMARAL E SILVA, Gilcéia e ASSEN DE OLIVEIRA, Lisete (org.) Simpósio A Arquitetura da Cidade nas Américas. Diálogos contemporâneos entre o local e o global. Florianópolis: PGAU-Cidade/ UFSC, 2006. CD-ROM, ISBN: 978-85-99773-02-4SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA, Prefeitura Municipal de Niterói, DEPAC, BENS TOMBADOS NO MUNICÍPIO DE NITERÓI, Niterói, RJ, junho de 1998.
Contato
Telefone: (21) 2620-2400
macadministracao@gmail.com
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,8Km - CASA FRANÇA-BRASIL - Construído em 1820, o edíficio em estilo neoclássico é obra de Grandjean de Montigny (1776-1850), arquiteto da Missão Francesa. Originalmente foi criado para ser a sede da primeira Associação Comercial do País.
Saiba mais
0,9Km - Museu da Imprensa Brasileira - O Museu da Imprensa é considerado o oitavo mais importante no gênero do mundo.
Saiba mais
0,9Km - Centro Cultural Correios - responsabilidade pública para com o desenvolvimento social e a cidadania.
Saiba mais
2,1Km - MAP - "[...] primeiro museu de arte do Estado do Rio de Janeiro e o primeiro dedicado à memória de um artista."
Saiba mais
2,2Km - Museu do Ingá - "Guardião da memória que entrelaça o antigo estado do Rio de Janeiro a sua capital, a cidade de Niterói [...]"
Saiba mais
2,4Km - Solar do Jambeiro - "Sua fachada, constitui um dos mais importantes acervos de azulejos do Brasil."
Saiba mais
2,9Km - Casa de Oliveira Vianna - "[...] Centro de Pesquisa voltado à divulgação da vida e da obra de seu proprietário."
Saiba mais
6,0Km - Museu Inaldo de Lyra Neves - O Museu Inaldo de Lyra Neves-Manta recebeu este nome em homenagem ao Presidente Neves Manta, em 8 de julho de 1965, que trabalhou intensamente por sua reabertura.
Saiba mais
6,2Km - Paço Imperial - Centro Cultural do Iphan - MinC - espaço no qual a memória histórica e cultural da cidade do Rio de Janeiro dialoga com a contemporaneidade
Saiba mais
6,2Km - Museu da Farmácia da Santa Casa de Misericórdia - É um pequeno museu que mostra a história dos medicamentos, medicina e farmácia.
Saiba mais
19,2Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
216,4Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais