Carregando... aguarde
Museu Inaldo de Lyra Neves - Guia das Artes
Museu Inaldo de Lyra Neves
amanhã às 12:00h
Museus
Museu Inaldo de Lyra Neves
Horários de funcionamento
dom
seg
12:00
17:00
ter
12:00
17:00
qua
12:00
17:00
qui
12:00
17:00
sex
12:00
17:00
sab
Local
Avenida General Justo, 365 - 9o andar. Centro
Conteúdo

O Museu Inaldo de Lyra Neves-Manta recebeu este nome em homenagem ao Presidente Neves Manta, em 8 de julho de 1965, que trabalhou intensamente por sua reabertura.

Mas sua fundação data do fim do século XIX, constando da ata da sessão de 14 de abril de 1898. Nesta época, era denominado "Museu Anátomo-pathológico e de Curiosidades Médicas". Com a mudança para a sede da ANM, seu acervo foi enriquecido, com doações relevantes por parte de acadêmicos e de médicos ilustres.

Um dos poucos museus brasileiros dedicados a divulgar a memória da Medicina no Brasil, seu acervo, com cerca de 1.500 peças, tem por objetivo trazer ao conhecimento de profissionais, estudantes e leigos o processo evolutivo de instrumentação cirúrgica, bem como de divulgar a arte brasileira relacionada à ciência médica ou ao patrimônio histórico.

 Para tanto, o acervo do museu divide-se em nove coleções, com peças de relevância científica ou relacionadas a profissionais de excelência. Muitas delas contêm, em si mesmas, parte da história evolutiva da Medicina brasileira e guardam particularidades que interessam não apenas aos profissionais e estudantes universitários, como também ao público em geral. O museu da ANM está temporariamente fechado em virtude das obras de retrofit no prédio da ANM.

COLEÇÕES:

  • Instrumentos médicos: subdivididos em especialidades médicas como ginecologia, cirurgia cardíaca, urologia, oftalmologia e diversos (aparelhos como válvulas, microscópios etc.). A primeira peça do acervo é uma réplica fiel do estetoscópio em madeira inventado por Laennec em 1818, cujo original foi trazido para o Brasil pelo médico de D. Pedro I. Pertenceu ao médico João Fernandes Tavares (1795-1874), que recebeu o apelido de Dr. Canudo, pelo uso constante que fazia do instrumento ao examinar seus pacientes. O estetoscópio foi criado com o intuito de manter certa distância entre o médico e o dorso de pacientes mulheres.
  • Artes plásticas: compõem o acervo pinturas, esculturas e gravuras retratando médicos ou realizadas por médicos. Pode-se destacar um óleo do acadêmico Achilles Ribeiro de Araújo pintado por Candido Portinari. Fazem parte do acervo obras de Rodolfo Bernadelli, Batista da Costa, René Lalique, entre outros.
  • Filatelia: vasta coleção de selos nacionais e internacionais, retratando médicos ilustres, datas importantes da história da Medicina e de campanhas contra epidemias.
  • Artes decorativas: Mobiliário em geral, composto por mesas e cadeiras datadas da época do Império.
  • Óculos: vasta coleção composta por pares de óculos pertencentes não apenas a médicos, mas também a escritores, intelectuais e políticos. A coleção teve início quando da gestão do dr. Sílvio de Abreu Fialho como diretor do museu. Ele mesmo, oftalmologista, solicitava pares de óculos antigos a pacientes e personalidades. Hoje o acervo inclui óculos de D. Pedro II, Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, Rui Barbosa, Guimarães Rosa, José Lins do Rego, entre outros. Uma história curiosa diz respeito ao par de óculos que pertenceu ao bispo de Mariana (MG), D. Viçoso: rezava a lenda que quem usasse seus óculos ficaria curado de problemas oculares.
  • Medalhística: inclui condecorações, prêmios e medalhas distribuídos ou recebidos pela Academia Nacional de Medicina.
  • Objetos da História da ANM: peças que fazem parte da história da Academia, como o cadeira-trono onde D. Pedro II acomodava-se a cada visita a sessões solenes da Academia; a antiga urna, usada em importantes votações da ANM; cadeiras da época do Império, com a inscrição AIM (quando a ANM ainda era denominada Academia Imperial de Medicina).
  • Objetos de uso pessoal: peças doadas pela família ou por acadêmicos, como bengalas, canetas, carimbos. Entre as peças do acervo estão, por exemplo, a bengala do dr. Juliano Moreira, objetos de uso pessoal dos médicos Deolindo Couto, Carlos Chagas, Oswaldo Cruz, Manoel de Abreu e Miguel Couto, além de um vasto acervo doado pela viúva do dr. Neves-Manta quando de seu falecimento, em 2000.
  • Diversos: peças de caráter variado como "bottons" de congressos, pingentes.
Contato
TELEFONES: (21) 2524-2034 (Ramal 40 - Museu / Ramal 39 - Biblioteca)

FAX: (21) 2524-2034

E-MAIL: museu@anm.org.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,2Km - Museu da Farmácia da Santa Casa de Misericórdia - É um pequeno museu que mostra a história dos medicamentos, medicina e farmácia.
Saiba mais
0,4Km - Museu Jorge Goulart e Nora Ney - NATUREZA ADMINISTRATIVA: Particular.ANO DE CRIAÇÃO: 2000. TIPOLOGIA DO ACERVO: História.
Saiba mais
0,4Km - A Gentil Carioca - Fundado em setembro de 2003 pelos artistas plásticos Ernesto Neto, Franklin Cassaro, Laura Lima e Márcio Botner, esse espaço para a arte contemporânea representa e mantém em acervo obras dos artistas Thiago Rocha Pitta, João Modé, Jarbas Lopes, Paulo Nenf
Saiba mais
0,4Km - ALMACÉN GALERIA DE ARTE BARRA DA TIJUCA - Estabelecida no CasaShopping, na Barra da Tijuca, desde 1986, a galeria mantém em acervo obras de Tomie Ohtake, Cildo Meireles, Antonio Dias, Marco Coelho Benjamim, Fernando Velloso, Walter Goldfarb, Cruz-Diez, Jussara Age, Yuli Geszti, Silvio Baptista, H
Saiba mais
0,4Km - TNT - A galeria foi fundada em 2001, no Shopping Cassino Atlântico
Saiba mais
0,4Km - Museu Cartográfico do Serviço Geográfico do Exército - "O museu apresenta parte importante da história da cartografia brasileira. "
Saiba mais
0,4Km - Centro Cultural do Movimento Escoteiro - CCME - "[...] preservar e contribuir para o desenvolvimento da memória e da cultura escoteira do Brasil."
Saiba mais
0,4Km - Complexo Cultural da Marinha - Ilha Fiscal - "Na ilha, o castelo aberto à visitação [...]"
Saiba mais
0,4Km - Complexo Cultural da Marinha - Espaço Cultural da Marinha - "A proposta é a de um embarque pela história do Brasil e da navegação."
Saiba mais
0,4Km - Complexo Cultural da Marinha - Museu Naval - Sede da DPHDM - "[...] preservar e divulgar o patrimônio histórico e cultural da Marinha."
Saiba mais
13,2Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
212,3Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais