Carregando... aguarde
Museu Etnográfico da Colônia Santana - Guia das Artes
Museu Etnográfico da Colônia Santana
aberto agora
Museus
Museu Etnográfico da Colônia Santana
Horários de funcionamento
dom
seg
09:00
18:00
ter
09:00
18:00
qua
09:00
18:00
qui
09:00
18:00
sex
09:00
18:00
sab
Local
Av. Vitória, 129. Centro
Conteúdo

O Museu Etnográfico da Imigração Polonesa está localizado no distrito de Santana, na cidade de Cruz Machado (PR), aproximadamente 17 quilômetros do centro da cidade. O Museu que foi construído em 1995 com a ajuda da comunidade, contêm fragmentos históricos que retratam a história dos imigrantes poloneses que chegaram ao município em 1911.

Construído em estilo polonês, o museu expõe objetos relacionados com a história da imigração e também da história do falecido padre Daniel Niemiec, que foi quem idealizou o projeto do museu. Além do museu, a estrutura ainda conta com uma casa típica polonesa, as butkas (moradias de 3x4m), igreja e o local de trabalho representado por objetos e ferramentas utilizadas na época.

A idealização do museu e demais construções foram planejadas e projetadas pelo padre Daniel. A Irmã Madalena Valenga conta que quando o padre Daniel chegou havia uma igreja velha, que estava amarrada com cordas para não cair. Imediatamente ele arquitetou uma nova igreja e, em seguida, deu início ,às construções do museu. “Ele sempre se preocupou com a cultura humana, política e cristã de toda a comunidade”, conta.

Descendente de imigrantes poloneses, cantor, compositor e amigo do padre Daniel, Sigismundo Gaias, popularmente conhecido como Zico Gaias, acompanhou todo o processo da construção do museu. Ele relembra que o pároco chegou na comunidade com a pretensão de desenvolver trabalhos em prol da comunidade polonesa. “Ele sempre dizia que um povo sem memória é um povo sem história, mas nós temos histórias. Ele se preocupou em preservar a cultura e a tradição polonesa”, recorda.

Gaias explica que o museu foi construído, principalmente, com o apoio da comunidade. Eram realizados mutirões, em que cerca de 30 a 40 homens trabalhavam na construção, sem nenhuma remuneração em troca. “Graças ao incentivo do padre Daniel, a cultura polonesa é preservada através do museu”, explica.

Durante o processo de construção, Gaias recorda que o padre contava com ajuda de instituições estrangeiras, dos políticos, porém a maior ajuda foi dos moradores locais. “Era ele que idealizava a planta, era o mestre de obras, realizava todas as suas ideias, mas sempre contando com o apoio e a ajuda da comunidade”, comenta.

Contato
Telefone: +55 (42) 3554-1470 (Secretaria Municipal de Cultura)
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Paraná"
34,9Km - Parque Histórico de Iguassú - Parque histórico localizado em União da Vitória, no Paraná.
Saiba mais
70,5Km - Museu Municipal Visconde de Guarapuava - Local onde Antonio de Sá Camargo faleceu.
Saiba mais
70,5Km - Museu Regional do Iguaçu - Localiza-se em Reserva do Iguaçu, no Paraná.
Saiba mais
82,3Km - Museu Histórico José Alexandre Vieira - Museu localizado na cidade de Palmas, no Paraná.
Saiba mais
98,1Km - Casa da Memória Padre Bauer - Localiza-se em São Mateus do Sul.
Saiba mais
105,2Km - Casa Sede da Fazenda Florestal - Palacete do Pinho / Instituto Agronômico do Paraná - IAPA - Espaço localizado em Fernandes Pinheiro, no Paraná.
Saiba mais
108,8Km - MAI - Museu de Arte Indígena -
Saiba mais
128,3Km - Casa da Cultura de Boa Ventura de São Roque - É um museu localizado em Boa Ventura de São Roque.
Saiba mais
128,3Km - Casa da Cultura Parque da Farinheira - É um espaço cultural localizado em Boa Ventura de São Roque.
Saiba mais
150,2Km - Memorial da Cultura Polonesa - Memorial localizado na cidade de Palmeira, no Paraná.
Saiba mais
547,0Km - HISTÓRIAS AFRO-ATLÂNTICAS - Ao longo de todo o ano de 2018, o MASP dedica seu programa de exposições e atividades às histórias e narrativas afro-atlânticas.
Saiba mais
547,0Km - Acervo em Transformação - A volta dos radicais cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi à exposição do acervo apresenta uma seleção de obras provenientes de diversas coleções do museu, abrangendo um arco temporal que vai do século 4 a.C. a 2008. Os cavaletes tiveram sua estreia na ab
Saiba mais
550,1Km - Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
550,1Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
550,5Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
550,5Km - GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
550,5Km - Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
550,5Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais
772,6Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
884,1Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais