A casa de leilões diz que esse número reflete um mercado "resiliente" em meio ao coronavírus. Mas representa uma queda de 25% nas vendas de leilão, dizem analistas.
Uma pintura de Richter em uma prévia de "Rembrandt to Richter", uma venda da Sotheby na semana passada, que foi tecnicamente a primeira grande oferta ao vivo em Londres desde o bloqueio do coronavírus.Crédito ... Dylan Martinez / Reuters
A Sotheby's, a casa de leilões internacional comprada em 2019 pelo magnata das telecomunicações Patrick Drahi, informou segunda-feira que vendeu US $ 2,5 bilhões em arte e objetos de coleção até agora este ano.
Os números incluem mais de US $ 285 milhões em leilões somente on-line e US $ 575 milhões em vendas privadas. "Os mercados de arte e luxo provaram ser incrivelmente resistentes, e a demanda por qualidade em todas as categorias é inabalável", disse Charles F. Stewart, executivo-chefe da Sotheby, em comunicado, reconhecendo o desafio de vender inventários sofisticados durante a pandemia de coronavírus. .
Como uma empresa de capital fechado - como sua casa de leilões internacional rival Christie, Phillips e Bonhams - a Sotheby's não tem obrigação de divulgar números de vendas. Não divulgou em seu comunicado oficial como esses números comparavam com o mesmo período de sete meses do ano passado, nem que lucro ou perda a empresa obteve.
De acordo com dados compilados de forma independente pela Pi-eX, uma empresa de análise de mercado de arte com sede em Londres, as vendas da Sotheby's de leilões on-line de valor relativamente baixo de janeiro a julho aumentaram 540% este ano, mas os leilões ao vivo de US $ 1,6 bilhão caíram 42 por cento, resultando em uma queda geral de 25 por cento nas vendas de leilões. As vendas on-line e ao vivo equivalentes de Christie caíram 53%, de acordo com o Pi-eX.
"As casas de leilão divulgam informações detalhadas de vendas para lembrar, em momentos como este, compradores e expedidores que o mercado de arte está aberto para negócios", disse Doug Woodham, ex-presidente das Américas da Christie's nas Américas, que agora é sócio-gerente da New York- Art Fiduciary Advisors. "É impressionante como a Sotheby's conseguiu reunir tantas vendas. Por serem de propriedade de um magnata das telecomunicações, pareciam inovar mais rápido que seus concorrentes. ”
O mercado de arte, como grande parte da economia global, foi profundamente afetado pela crise do Covid-19. Inúmeras feiras de arte e leilões foram cancelados ou convertidos para um formato somente online. Até agora este ano, a Sotheby's realizou mais de 180 leilões online, incluindo a venda em lote único em maio de um par de tênis Nike de Michael Jordan, vendidos por 560.000 dólares, mais de três vezes a estimativa de pré-venda.
Patrick Drahi, cuja BidFair USA adquiriu a Sotheby's no ano passado em uma compra alavancada por US $ 3,7 bilhões.
Crédito ... Foto da piscina por Ian Langsdon
"A Sotheby's tem sido a grande inovadora na aplicação de tecnologias digitais no espaço de leilões", disse Daniel Langer, executivo-chefe da consultoria de estratégia de luxo Équité.
Nos últimos anos, leilões ao vivo de arte impressionista, moderna e contemporânea de alto valor têm sido os principais geradores de receita para casas de leilão internacionais. A Sotheby's cancelou suas vendas marcantes à noite de maio em Nova York, que no ano passado arrecadaram US $ 692 milhões. Eles foram substituídos em junho por um novo leilão híbrido de alta tecnologia “multicamera global livestream”, que arrecadou US $ 363,2 milhões.
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"O crescimento das vendas on-line é impressionante, mas a questão principal da Sotheby's e de outras casas de leilão é a queda na receita dos leilões ao vivo", disse Christine Bouron, diretora executiva da Pi-eX. "As vendas on-line, em média, ainda trazem receita muito menor."
A BidFair USA de Drahi adquiriu a Sotheby's no ano passado em uma aquisição alavancada por US $ 3,7 bilhões, emprestando US $ 1,1 bilhão para financiar a aquisição. Antes da pandemia reduzir a rotatividade das vendas ao vivo, a casa de leilões de 276 anos teve um prejuízo líquido de US $ 71,2 milhões no ano passado. Drahi, que tem uma reputação de redução de custos, garantiu aos investidores que alcançaria pelo menos US $ 66 milhões em economia, informou a Bloomberg News.
"Toda grande casa de leilões tem enormes custos de infraestrutura associados à administração de seus negócios", disse Woodham, ex-executivo da Christie. "Como muitos desses custos são fixados no curto prazo, quando a receita cai, digamos 30%, os lucros caem muito mais."
Fonte: https://www.nytimes.com/2020/08/03/arts/design/sothebys-sales.html