Em turnê internacional, bailarino espanhol Jon Maya, da KUKAI Dantza, participa de dois eventos no Rio de Janeiro, com coorganização do Instituto Cervantes
Nos próximos dias 22 e 23 de setembro, o professor de dança, bailarino, coreógrafo e diretor da Companhia de Dança Kukai, Jon Maya, estará presente em dois eventos no Rio de Janeiro: Arte em movimento e o espetáculo de dança “Desde mi rincón”. Ambos terão entrada gratuita.
Dia 22, às 19h, a Escola de Dança The Jazz, no Jardim Botânico, em parceria com o Instituto Cervantes, terá um encontro internacional entre dois grandes profissionais da dança contemporânea, quando o público carioca terá a oportunidade única de vivenciar uma mostra de apresentação de dança e bate-papo sobre os trabalhos e processos de criação do bailarino e coreógrafo espanhol Jon Maya (KUKAI Dantza), bem como do bailarino, coreógrafo e professor brasileiro Thiago Williams (Projeto 021). A atividade se dá no contexto da turnê internacional da Cia. KUKAI Dantza pelas cidades de São Paulo (16/9), Porto Alegre (20/9) e Rio de Janeiro (23/9).
Já o espetáculo de dança “Desde mi rincón” será apresentado no dia 23 de setembro, às 20h, na Sala Cecília Meireles (Espaço Guiomar Novaes), com o bailarino Jon Maya e o músico Iñaki Dieguez, da Companhia KUKAI Dantza. Os ingressos poderão ser obtidos gratuitamente através do Sympla.
Como o título sinaliza, neste espetáculo didático Jon Maya fala do seu canto mais íntimo. Relembrando seus primórdios na dança tradicional basca, ele mostra as pesquisas e colaborações que realizou com diferentes coreógrafos e criadores. Apresentando diferentes peças de dança, compartilha histórias e as complexidades dessas criações, dando voz a essas sensações e sentimentos. Além disso, o público poderá participar ativamente, fazendo perguntas aos artistas. Em um espetáculo de uma hora, Jon Maya interpreta coreografias de Israel Galván, Cesc Gelabert e Sharon Fridman, capturando sua sabedoria e aplicando a uma peça final, que encerra o espetáculo.
Este programa será realizado com o apoio do Programa de Internacionalização da Música e das Artes Cênicas Espanholas, coorganizado pelo Instituto Cervantes e pelo Instituto Nacional de Artes Cênicas e Música (INAEM) do Ministério da Cultura da Espanha, no âmbito do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência — Financiado pela União Europeia — NextgenerationEU. Esta atividade conta com as colaborações da Companhia de Dança Projeto 021 e da Escola de Dança The Jazz.
Saiba mais sobre os participantes
Jon Maya
Jon Maya Sein (Errentería, Guipúzcoa, 1977) é formado em Ciências da Informação. É professor de dança, bailarino, coreógrafo e diretor da Companhia de Dança Kukai. Iniciou sua carreira na dança aos 6 anos de idade na Ereintza Dantza Taldea, em Errenteria. Sua formação se baseou principalmente na dança tradicional basca e nela desenvolveu seus projetos. Entre 1997 e 2005, foi sete vezes campeão Aurresku do País Basco. Entre 1999 e 2001, integrou o grupo LAXOK e, em 2012, fundou a Companhia de Dança Kukai, na qual atua como bailarino, coreógrafo e diretor, cultivando a fronteira entre a dança tradicional e a contemporânea. Kukai colabora com numerosos artistas (Mireia Gabilondo, Cesc Gelabert, La Intrusa Danza, Pantxika Telleria, Iker Gómez, Jone San Martín, Israel Galván, Logela Multimedia, Marcos Morau/La Veronal, Oreka Tx, Orquestra Sinfônica do País Basco, Juan Mari Beltrán, Carlos Núñez, etc.).
A companhia dirigida por Jon Maya ganhou, entre outros, o Prêmio MAX 2009 de Melhor Nova Performance, dois Prêmios MAX 2015 para Gelajauziak: Melhor Composição Musical (Sabin Bikendi) e Melhor Elenco, e três Prêmios MAX 2017 para Oskara: Melhor Performance de Dança, Melhor Elenco e Melhor Figurino (Iraia Oiartzabal). Em 2017, Kukai Dantza recebeu o Prêmio Nacional de Dança.
Jon Maya é professor na Escola de Música e Dança Errenteria desde 1997; também leciona no Clube de Dança Ereintza. Ministrou workshops de coreografia no País Basco e no exterior. Ele também dirige diversos projetos de conscientização sobre dança, liderando o projeto Kukai e a Prefeitura de Errenteria, e atuando como consultor artístico do BALLET T, um projeto do Balé Malandaine de Biarritz e do Teatro Victoria Eugenia.
Thiago Williams
Thiago Williams é diretor da companhia Projeto 021! Formado pela Escola de Dança Petite Danse e licenciado em Educação Física, se especializou na Martha Graham School of Contemporary Dance e Steps on Broadway, em NY. Participou da Horton Teacher Conference no Alvin Ailey, em 2024, e é bailarino da Spectrum Arts Productions, em NY. Coreógrafo de programas de tv da Rede Globo, diretor de movimento de peças de teatro e coreógrafo de shows e eventos. É professor da Companhia Deborah Colker, bem como jurado de diversos festivais de dança, dos quesitos Comissão de Frente e Mestre-sala e porta-bandeira da Série Ouro do Carnaval do RJ. Realizou turnês pelos EUA, Canadá e Alemanha com a Companhia Urbana de Dança. Ministrou aula como professor convidado no curso de graduação em Educação Física na UERJ e nas graduações em Dança e Educação Física da Universidade do Estado do Amazonas.
Serviço
Dia 22/9, às 19h – Arte em movimento (encontro Jon Maya e Thiago Williams)
Local: Escola de Dança The Jazz (Rua Jardim Botânico, 119 - Jardim Botânico)
Entrada franca.
Dia 23/9, às 20h - “Desde mi rincón”
Local: Sala Cecilia Meireles/Auditório Guiomar Novaes (Largo da Lapa, 47 - Centro)
Entrada franca, pelo Sympla.










