Carregando... aguarde
Amor pelo cinema que vem de berço - Guia das Artes
Amor pelo cinema que vem de berço
Amor pelo cinema que vem de berço
inserido em 2025-09-15 19:57:36
Conteúdo

 

Amor pelo cinema que vem de berço

Evento inédito no Rio e em Niterói traz encontros com cinema e música ao vivo GRATUITOS para crianças e bebês dos 18 meses aos 6 anos de idade

 

Que tal trocar as pequenas e limitadas telas do celular por uma experiência multissensorial que junta a sétima arte e uma trilha musical da melhor qualidade, feita ao vivo, por músicos internacionais?

E se ainda por cima esse momento único for cuidadosamente planejado para toda a família?  Toda mesmo, especialmente para crianças a partir dos 18 meses.

Este é o TÔ NO CINEMINHA, projeto que acontece pela primeira vez no estado do Rio de Janeiro e tem como principal proposta acompanhar bebês e crianças nas suas primeiras emoções no contato com o cinema e a música.

Trata-se de uma série de cineconcertos internacionais para bebês e crianças, com atividades 100% gratuitas, que vão movimentar Niteroi e Rio de Janeiro do dia 3 a 7 de outubro.

O programa, que é voltado para a primeira infância e integra a programação da Temporada do Ano da França no Brasil, inclui três cineconcertos internacionais em cinco apresentações, reunindo música ao vivo e cinema com foco no público de 18 meses a 6 anos de idade. Além disso, haverá oficinas para crianças sobre os sons no cinema, e uma masterclass voltada para estudantes e profissionais da música e do cinema. Após cada sessão de cineconcerto, o público (crianças e família) poderá ainda se divertir com brincadeiras, atividades e jogos lúdicos, entre outras surpresas.

““Sem dúvidas, o mais encantador neste projeto é ver a sala repleta de crianças e bebês acompanhados de seus pais, irmãos, avós, professores e colegas, num clima de emoção que contagia todas as idades, provocado sobretudo pelo encantamento ao experimentar o encontro da música ao vivo – e a riqueza e variedade de ritmos, instrumentos e sonoridades – aliada a uma seleção primorosa de filmes de baixo estímulo e com enredos envolventes e adequados à faixa etária”, contam Luana Dias e Cristiana Giustino, produtoras do evento que foi trazido da França, em parceria com o Forum des Images, que organiza há 19 anos em Paris o Festival Tout-Petits Cinéma, e que assina a curadoria dos cineconcertos.

Na programação, estão curtas de animação de diferentes nacionalidades: Alemanha, China, França, Suíça, Rússia, Polônia e República Tcheca. Os curtas-metragens exibidos não têm diálogo e as sessões são sempre acompanhadas por uma trilha sonora original executada ao vivo pelos músicos, em volume adaptado para os ouvidos mais sensíveis.

 

A programação:

Ao longo dos dias 3, 4 e 5 de de outubro, o público poderá assistir a três cineconcertos internacionais inéditos no Brasil. Em “No Coração do Oceano”, o duo francês Science Fiction, composto pelos músicos Matthieu Souchet e Eli Frot, convidam a cantora e flautista carioca Flávia Melo, professora na escola de música da Rocinha, num espetáculo de música e cinema, voltado para crianças a partir de 2 anos, que irão se encantar com os mistérios, os animais e a magia dos mares e oceanos.

O multi-instrumentista, compositor e sonoplasta francês Jean-Carl Feldis entra em cena para apresentar em formato solo os dois outros cineconcertos desta temporada. Em “Brincando na Água”, a temática aquática também é destaque, onde rios, mares e chuvas são revelados em desenhos coloridos e metafóricos, dialogando de forma delicada com instrumentos de diversos países, numa experiência adaptada para bebês a partir de 18 meses de idade.

Já o cineconcerto “De Cabeça para Baixo!“ explora o mundo das emoções, da imaginação, das descobertas e da aventura para um público a partir dos 3 anos de idade. Como o próprio nome já revela, os personagens dos filmes trazem diferentes perspectivas do mundo e das pequenas ações da vida cotidiana dos humanos e animais.

Ao todo, serão cinco apresentações abertas ao público e com entrada gratuita: quatro sessões na Sala Nelson Pereira dos Santos (Niterói) e uma sessão especial, em parceria com o Festival do Rio, no Centro Cultural Justiça Federal (Rio de Janeiro). Logo após cada apresentação, as famílias são convidadas a brincar e interagir com atividades lúdicas relacionadas aos filmes exibidos. 

 

A oficina

A programação inclui ainda a oficina "Pequenas Criações Sonoras", onde as crianças aprendem de forma lúdica e interativa como se criam a música e os efeitos sonoros de um filme. A oficina, ministrada pelo músico francês Jean-Carl Feldis, é especialmente dirigida a crianças de 3 a 7 anos de idade A atividade é gratuita e contará com tradução consecutiva de francês para português.

As inscrições abrem em breve no site do evento: www.tonocineminha.com.br  

 

Masterclass: curso oferece formação para profissionais e estudantes de cinema, música e educação

Na terça, dia 7 de outubro, na Casa Aprendiz Musical (Fonseca/Niterói) será ministrada a masterclass “Composição para Cineconcerto: um olhar diferenciado para a primeira infância”, voltada para profissionais e estudantes de cinema, música e infância, sobre o processo de criação de trilhas sonoras e cineconcertos para o público da primeira infância. A atividade é gratuita e os participantes irão receber certificado de participação.

 

Após a abertura de temporada nas cidades de Niterói e Rio, Tô no Cineminha segue sua itinerância pelo Brasil, e chegará à capital do país (10 a 12 outubro), na Caixa Cultural Brasília, para depois finalizar a edição 2025 em Pernambuco (16 a 18 outubro), na Caixa Cultural Recife. Nestas duas cidades, o projeto conta com o patrocínio da CAIXA, Governo Federal.

 

Sobre o projeto

Tô no Cineminha é uma produção da Casa da Gente Produções, em coprodução com a Miseno Produções e Eventos, com a curadoria do Forum des Images de Paris. É realizado com recursos do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Política Nacional Aldir Blanc. Tem o Apoio da Embaixada da França do Brasil, da Sala Nelson Pereira dos Santos (FAN Niterói) e do MACquinho (SMC Niterói), além de integrar a programação da Temporada do Ano da França no Brasil. Conta ainda com o Apoio Cultural da Aliança Francesa de Niterói, Projeto Aprendiz Musical e Hotel Orizzonte Niterói by Atlântica.

 

SINOPSES DOS CINECONCERTOS

Para mais informações, acesse o link

https://docs.google.com/document/d/1GCP8mphx88suIjhI-VkWjtg-nHKavDYy3znABbVyJrE/edit?usp=sharing

 

ATIVIDADES FORMATIVAS

Para mais informações, acesse o link

https://docs.google.com/document/d/1YgyDZq7NuOAC83fDJecDVHxyF7wsrqa9vQJ1uEdr7hg/edit?usp=sharing

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

https://docs.google.com/document/d/1Jmr6Hkb75QnACW4vk-3tv-kvzHZnfukJhKvzsYBtrjM/edit?usp=sharing

 

SERVIÇO

Data: dias 3, 4, 5 e 7 de outubro de 2025

Locais: Sala Nelson Pereira do Santos (Niterói), MACquinho (Niterói), Casa Aprendiz Musical do Fonseca (Niterói) e Centro Cultural Justiça Federal (Rio de Janeiro)

www.instagram.com/tonocineminha @tonocineminha

www.facebook.com/tonocineminha 

www.tonocineminha.com.br

Entrada gratuita e livre, mediante lotação do espaço

Aceitam-se doações Os espectadores poderão, opcional e voluntariamente, trazer artigos para bebês e crianças até os 5 anos, tais como roupas usadas em bom estado, fraldas, lenços umedecidos, sabonete líquido, que serão doados a creche que atende crianças em vulnerabilidade social.

 

IMAGENS              CARTAZ

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Sáb
19/Jul
Exposição Filha Natural – Aline Motta -
Saiba mais
Sex
01/Ago
terra terreno território -
Saiba mais
Sáb
09/Ago
Eu Sou o Brasil: artistas populares -
Saiba mais
Qua
20/Ago
Correspondências: memórias e identidade -
Saiba mais
Sáb
23/Ago
O Poder de Minhas Mãos -
Saiba mais
Dom
24/Ago
Exposição PLAY -
Saiba mais