
12:00
17:00
17:00
17:00
17:00
12:00
Visitar a Fundação Museu e Arquivo Histórico de Presidente Prudente Antônio Sandoval Netto é como viajar no tempo e navegar na história da cidade. Criado há mais de 24 anos, o museu abriga um acervo correspondente a cerca de 80 anos da história de Prudente.
O Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Neto teve sua reforma concluída, solucionando os problemas estruturais e de manutenção. Hoje o Museu conta com um projeto de parceria da Fapesp, por intermédio da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp de Presidente Prudente, para catalogação e restauração do acervo e informatização da pesquisa e acesso às fontes documentais.
Passa atualmente por total reformulação, implementação e criação de projetos e organização de acervo sob a administração direta da Secut por intermédio do Departamento de Preservação e Memória, com redimensionamento de espaços de memória e pesquisa, setorizando suas seções documentais e recebendo a sede do Conselho Municipal de Preservação do PatrimônioHistórico e Artístico (Condephaat), criado por lei complementar e devidamente empossado em novembro de 2002.
Conforme dados da Secretaria Municipal de Cultura aproximadamente cinco mil pessoas visitam a entidade por ano. O museu está instalado no antigo Matadouro Municipal, desde 1973. A área de pouco mais de 5,1 mil metros quadrados, foi totalmente reformado e passou a ser considerado uma das mais belas construções da cidade, com seu estilo barroco.
Para retratar os 80 anos da trajetória de Presidente Prudente, o museu guarda mais de 6 mil impressos e manuscritos, uma das mais importantes fontes de informação e pesquisa do município.
A entidade exibe aos cerca de cinco mil visitantes, sendo 80% estudantes, cinco mil fotos, mais de seis itens, em materiais audiovisuais, cinco mil exemplares de jornais e seis mil, entre livros e revistas.
Também fazem parte do acervo do Museu e Arquivo Histórico Municipal diversas telas, quadros, aves e animais empalhados. Na entidade pode ser visto os móveis da pioneira família Goulart, o chapéu do primeiro médico de Prudente, Domingos Leonardo Cerávolo e, também, a primeira máquina utilizada pelo jornal O Imparcial. O equipamento foi adquirido pelo jornal em 1952.
fax: (18) 3221-3932
e-mail: preservacao@culturapp.com.br