16:00
16:00
16:00
16:00
16:00
O Museu Barão de Mauá é atualmente o principal responsável pela manutenção da Memória e pela pesquisa histórica no município de Mauá.
Inaugurado em 06/11/1982 pelo prefeito Dorival Rezende, o museu foi assim nomeado em homenagem ao patrono da cidade que, segundo se supunha, teria morado na casa. Tal fato, porém, nunca foi comprovado.
O Museu possui um acervo de cerca de 10 mil itens que inclui objetos diversos, fotografias, livros e periódicos, referentes sobretudo à História de Mauá e do ABC Paulista. Em suas instalações realizam-se exposições periódicas referentes aos mais diversos temas, embora com ênfase na trajetória social e cultural do município.
A construção na qual o Museu está instalado é uma das mais antigas do ABC e um marco na História da arquitetura paulista: trata-se de uma casa bandeirista, erguida no início do século XVIII na técnica de taipa de pilão. Tal técnica consiste no preparo de barro com elementos diversos: pedras, pedaços de madeira, cipós, crina de cavalo e sangue de boi. Esse barro era despejado entre dois pranchões de madeira e socado. Ficava secando ao sol, quando eram retirados os pranchões, formando, assim, uma parede. Outros exemplares de casa bandeirista ainda existentes no Estado, estão localizados em São Roque (Sítio do Padre Inácio), em Santana do Parnaíba (Casa do Anhangüera) e São Paulo (Casa do Sertanista), entre outros.
fax: (11) 4519-4011
e-mail: museubaraodemaua1@ig.com.br