Carregando... aguarde
Museu Casarão Pau Preto - Guia das Artes
Museu Casarão Pau Preto
amanhã às 09:00h
Museus
Museu Casarão Pau Preto
Horários de funcionamento
dom
09:00
21:00
seg
09:00
21:00
ter
09:00
21:00
qua
09:00
21:00
qui
09:00
21:00
sex
09:00
21:00
sab
09:00
21:00
Local
Rua Pedro Gonçalves, 477. Pau Preto
Conteúdo

O Casarão Pau Preto foi construído no início do século XIX, utilizando a taipa como técnica construtiva.

Para levantar paredes de taipa-de-pilão era necessário o uso de formas móveis com peças encaixáveis que se moviam de acordo com a necessidade de elevar ou estender as paredes.

No interior da forma feita de tábuas era depositada uma massa composta majoritariamente por uma mistura de terra e água. Após o depósito da massa era necessário pilar, ou seja, compactá-la com de intensas batidas através do uso de uma ferramenta de madeira. A forma era desmontada após a massa estar seca e montada novamente acima ou ao lado e assim a parede ia se constituindo.


Para construir paredes de taipa-de-mão era necessário construir paredes feitas de madeira bruta e amarradas com cipó, esta estrutura levava o nome de “gaiola”. Depois da estrutura pronta os espaços vazios eram preenchidos com a massa de terra e água, mas, desta vez, com o uso das mãos.

Contato
telefones: (19) 3875-8383 / 3875-3834

fax: (19) 3875-8383

e-mail: museu@promemoria.indaiatuba.sp.gov.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
15,1Km - Museu da Cidade de Salto - O Museu da Cidade de Salto, que é um museu pertencente ao município de Salto, foi inaugurado em 13 de dezembro de 1991. Em sua exposição, conta-se, em linhas gerais, a história do município com os seguintes focos: paisagem natural, o cotidiano local na pr
Saiba mais
20,6Km - Museu da Música - Pretende desencadear, na região do Médio Tietê, ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação dos referenciais musicais das diversas comunidades, contribuindo para o fortalecimento da cultura local, e consequentemente da cidadania, no encontro
Saiba mais
20,8Km - Museu da Energia de Itu - O Museu da Energia de Itu está situado em um sobrado construído em 1847 para uso residencial e que sediou, no início do século XX, a primeira companhia de distribuição de energia elétrica na região, a Companhia Ituana Força e Luz.
Saiba mais
20,8Km - Museu de Arte Sacra Padre Jesuíno do Monte Carmelo - Acervo formado através de doações de particulares e congregações religiosas de Itu.
Saiba mais
25,5Km - Teatro Municipal José de Castro Mendes - Nesse teatro já foram realizados grandes espetáculos de teatro, de dança e de música, inclusive a apresentação de ópera com a participação a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.
Saiba mais
25,6Km - Museu Fundação Pierre Chalita - O grande acervo de arte popular existente no museu foi doado pelo patrono Théo Brandão.
Saiba mais
26,0Km - Museu Arquidiocesano de Campinas - Seu acervo vem sendo composto com obras que compunham o patrimônio artístico da Arquidiocese de Campinas que não vinham sendo utilizados nas atividades litúrgicas e doações.
Saiba mais
26,0Km - Museu de Arte Sacra Irmandade Santíssimo Sacramento - Seu acervo é formado por 576 peças entre pinturas, esculturas, medalhas e móveis dos séculos XVIII a XX.
Saiba mais
26,3Km - Museu da Imagem e do Som de Campinas - Em 2004, o MIS ganhou sede própria no Palácio dos Azulejos, iniciando uma nova fase de planejamento em relação aos acervos e desenvolvimentos de programas e projetos e fortalecimento de comunicação com o público.
Saiba mais
26,5Km - Museu Carlos Gomes - O CCLA conta hoje com uma biblioteca de 150.000 volumes, uma Pinacoteca e dois museus, dedicados ao Maestro Carlos Gomes e a Campos Sales.
Saiba mais
247,5Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
403,2Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais