Carregando... aguarde
Museu de Arqueologia de Iepê - Guia das Artes
Museu de Arqueologia de Iepê
aberto agora
Museus
Museu de Arqueologia de Iepê
Horários de funcionamento
dom
seg
08:00
17:00
ter
08:00
17:00
qua
08:00
17:00
qui
08:00
17:00
sex
08:00
17:00
sab
Local
Rua Minas Gerais, 458. Centro
Conteúdo

A história do Museu de Arqueologia de Iepê começou a ser escrita no ano de 1992, quando Roberto Ekman Simões doou para a FCT/UNESP três caixas contendo material cerâmico proveniente de área de sua fazenda, hoje local submerso nas águas do reservatório da Usina Hidrelétrica Capivara. Ekman, homem sensível ao resgate da história dos índios, informou a FCT/UNESP locais de outros cinco sítios arqueológicos na área de sua fazenda. Além de acompanhar os trabalhos, forneceu infra-estrutura e apoio à equipe de arqueologia. Outros fazendeiros do município também abriram suas porteiras para que sítios arqueológicos fossem pesquisados, como por exemplo, Michele Vallone e Raul Ekman Simões. As pesquisas realizadas pela equipe da FCT-UNESP, sob a coordenação da arqueóloga Dra. Neide Barrocá Faccio, em 16 sítios arqueológicos do município, possibilitaram o resgate de aproximadamente 40 mil objetos referentes à cultura material dos índios Guarani. São recipientes de argila, lâminas de machado de pedra, polidores, pontas de flechas, boleadeiras, adornos, potes cerâmicos, pedras lascadas e polidas, utilitários em geral e urnas funerárias, entre as quais, está uma das maiores urnas funerárias indígena Guarani do Brasil com 1,16 m de diâmetro.

A partir dessas pesquisas surgiu a necessidade da criação de um espaço para guardar, preservar e divulgar o acervo arqueológico indígena Guarani do município. Desta forma, pela Lei Municipal n.º 080/2000 de 10 de janeiro de 2000 foi criado o Espaço Cultural Armando Cavichiolli e Museu do Índio de Iepê, inaugurado aos 30 de junho de 2000 no antigo prédio onde funcionava o Bar do Armando. A escolha do local justificou-se porque na década de 1950 o Sr. Armando Cavichiolli montou o Bar e Restaurante Seleto, considerado o ponto de encontro da época que, além do mais, oferecia a melhor refeição da localidade. O proprietário, ao longo de sua vida, guardou peças, móveis, discos, livros, revistas, jornais, documentos, fotos, entre outros materiais de valor histórico. Pode-se dizer que ele era um estudioso e, por isso, sempre era procurado para dar informações sobre os mais diversos assuntos. Todos esses motivos justificaram a escolha do local para a instalação do Espaço Cultural e Museu do Índio, que surgiu com o objetivo de preservar a memória local, através de seu resgate histórico e arqueológico. No início de 2006 o Museu foi desativado, porque o prédio onde estava instalado começou a apresentar problemas, como goteiras, e o acervo ficou guardado no prédio do Sr. João Zago, na Rua Minas Gerais, até junho de 2007.

O Museu foi reinaugurado em um novo prédio, de propriedade da Prefeitura Municipal de Iepê, localizado na Rua Minas Gerais nº 458, aos 24 de junho de 2007. Seu nome foi mudado pela Lei Municipal Nº 247/07 de 23 de fevereiro de 2007, passando a se chamar Museu de Arqueologia de Iepê (MAI), porque o acervo do museu é constituído em sua maioria por acervo arqueológico e não etnográfico.


Acervo

O acervo Guarani exposto no museu é composto por mais de 100 peças, entre vasilhas de cerâmica inteiras, fragmentos de vasilhas cerâmicas, pedras lascadas, pedras polidas, vasilha esculpida em pedra, mãos de pilão, lâminas de machado, fragmentos de lâmina de machado, boleadeiras, virotes, peça polida em osso, tembetás e urnas funerárias, entra as quais está uma das maiores urnas funerárias indígena Guarani do Brasil, com 1,16 cm de diâmetro. Entre o acervo dos sítios localizados em Iepê, que conta com aproximadamente 40 mil peças guardadas em Reserva Técnica, estão alguns artefatos procedentes de áreas pertencentes aos municípios de Nantes, Taciba, Campinas, Luiziânia e também de outras localidades.

O Museu desenvolve atividades sobre a temática indígena em Escolas Estaduais, Municipais e Privadas de toda a região de Assis, Presidente Prudente e também de outras regiões.

Contato
telefone: (18) 3264-1726

fax: (18) 3264-1311

e-mail: museuiepe@hotmail.com
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
32,9Km - Museu Municipal de Porecatu (Museu Municipal José Jabour) - Museu localizado na cidade de Porecatu.
Saiba mais
38,9Km - Museu Municipal Gecy Fonseca - É um museu localizado em Bela Vista do Paraíso.
Saiba mais
44,5Km - Museu Histórico de Sertanópolis - Museu histórico localizado na cidade de Sertanópolis.
Saiba mais
55,8Km - Museu e Arquivo Histórico Jornalista José Jorge Júnior - O acervo do museu começou a ser formado mediante a iniciativa do cidadão José Jorge Junior, responsável por reunir a maior parte dos objetos que nele se encontra.
Saiba mais
56,2Km - Parque Florestal de Ibicatu - Reserva biológica localizada em Centenário do Sul.
Saiba mais
66,8Km - Museu Histórico Municipal João Rissatti - É um museu localizado na cidade de Cafeara, Paraná.
Saiba mais
67,3Km - Museu Histórico e de Artes de Ibiporã - Museu de arte localizado na cidade de Ibiporã.
Saiba mais
69,1Km - Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia -Possui um acervo de, aproximadamente, 98.000 artefatos de pedra lascada, polida, cerâmicas e material malacológico, resultantes das pesquisas de campo, correspondente a duas populações diferenciadas, uma que teria vivido na região há aproximadamente 7.00
Saiba mais
69,6Km - Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto - Visitar a Fundação Museu e Arquivo Histórico de Presidente Prudente Antônio Sandoval Netto é como viajar no tempo e navegar na história da cidade.
Saiba mais
71,6Km - Museu Histórico de Cambé - É um museu localizado na cidade de Cambé.
Saiba mais
622,4Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
799,5Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais