Carregando... aguarde
GESTUALIDADE-2021-06-14 - Guia das Artes
"GESTUALIDADE"
Evento encerrado
"GESTUALIDADE"
Quando aconteceu
Segunda, 14 Junho até Terça, 27 Julho
Local
Espaço Cultural Correios Niterói
Av. Visconde do Rio Branco, 481 - Centro, Niterói
Conteúdo

 

Individual da artista Isabella Cesar contrasta pinceladas rústicas com a delicadeza do linho e terá obras em processo criativo abertas à interação

        

A rusticidade de paredes antigas sempre exerceu fascínio sobre a artista Isabella Cesar. Tanto é que vem dela uma das fontes de inspiração para seus trabalhos em tinta acrílica sobre linho, explorando em pinceladas rústicas os acidentes do tempo. A partir do dia 12 de junho, ela expõe 20 trabalhos em “Gestualidade”, no Espaço Cultural Correios Niterói, sob curadoria de Edson Cardoso. Um destaque deverá merecer especial atenção do visitante: seis trabalhos estarão em pleno processo criativo, convidando o público a interagir usando pedaços de carvão. Dentre as pinturas em tinta acrílica sobre linho apresentadas, estão telas de formatos variados, de 110 e 140cm, além de um tríptico medindo 40 x 60cm, cada.

Tendo participado de mostras em países como Japão, Alemanha, França, Estados Unidos e até Finlândia, Isabella Cesar realizou sua primeira individual no início do ano no Centro Cultural Correios Centro RJ.  Suas pesquisas estão focadas na “pintura a calce” encontrada nas paredes toscanas e no stucco veneziano. Muitas de suas referências têm origem na pintura caiada que viu por onde passou e conviveu, sejam ruínas ou monumentos.  A artista se utiliza da técnica pictórica, sobrepondo camadas de tintas que alteram a profundidade das cores envolvidas.

“Minhas inspirações vêm do inverno, da neve, dos países nórdicos, da elegância e da simplicidade dessa atmosfera. Sou uma admiradora do jeito de viver do povo dinamarquês, estudo o estilo Hygge, oriundo da Dinamarca. Hygge é um lifestyle que promove conforto, encantamento e harmonia nos ambientes e nas convivências diárias. Acredito ser possível vivenciar as considerações desse estilo através das minhas obras”, afirma Isabella Cesar.

“Isabella Cesar traz em seus obras uma grande força criativa; seus trabalhos nos remetem a uma profunda viagem ao lúdico, à reflexão. Um trabalho - por que não dizer? - híbrido, nos conduzindo a um lirismo e a uma euforia peculiares”, analisa o curador, Edson Cardoso.

 

Arte em progresso

As seis peças de linho em grandes formatos que estarão disponíveis para que o público possa rabiscar, desenhar ou mesmo escrever, com pedaços de carvão dispostos no espaço expositivo, integrarão uma série de obras que serão finalizadas pela artista para uma futura exposição. A escolha do carvão não se deu por acaso, uma vez Isabella é uma adepta do montanhismo, adoradora das rochas e dos fósseis. “A energia imantada ali naquele tecido é parte do combustível para o meu processo criativo”, afirma ela. Estas manifestações funcionam como esboço para suas pinceladas, construindo outras histórias a partir delas.

 

O processo de criação pelas palavras de Isabella Cesar

O ponto de partida para o meu trabalho como artista é a investigação minuciosa das cores e de suas características. O enredo das camadas de tintas empregado nos trabalhos propicia manchas, formas e acontecimentos distintos que introduzem o espectador diretamente com a minha gestualidade como pintora. Ocorre nas pinturas um viajar entre planos. É um viajar na rusticidade da vida extraindo o belo.

 

Saiba mais sobre Isabella Cesar

Natural de Jaú, Isabella Cesar é formada em Artes Plásticas pela na Unesp de Bauru. Em seu currículo, Isabella possui mais de 50 coletivas: no Centro Cultural da cidade de Embu e na Andreus Galeria, ambas em 2016; em 2017, Coletiva prefeitura de Embu Das Artes, Galeria ArtLab da cidade de São Paulo, Hotel Mercury, Hotel Hyatt, Inn Gallery, São Paulo Fashion Center, Hípica de Santo Amaro, Mostra Artefacto, Clube Paineiras Morumbi,  Andreus Galeria, Casa Portoro. No ano de 2018, realizou exposições no MADE - Mercado de Arte e Design, no Projeto MASP 50 anos (exposição de cadeiras assinadas), na Casa Portor e na Biblioteca Municipal Alceu Amoroso Lima, e, em 2019, Bella Bienal no Centro Cultural Correios RJ – com premiação de medalha de ouro -, em Osaka, no Japão, Papel também é arte (Galeria Andreus), Poéticas do Tempo, no Clube Paineiras Morumby, Ava Gallery em Helsinki, na Finlândia, Pink October, em Nova York, EUA,  em Paris. No ano passado, expôs novamente na Finlândia, na Creative Diversity, em Helsinki, na Casa Expo (SP). Possui obras publicadas no livro Arte Brasileira na Contemporaneidade no calendário d’Arte do ano 2018 e no Anuário de Arte, 3ª edição, em outubro de 2019.

 

“Gestualidade” - exposição da artista Isabella Cesar apresenta 14 telas em acrílica sobre linho, além de 6 obras interativas com processo em andamento.

Abertura: dia 12 de junho, sábado, a partir das 13h

Período: de 14 de junho a 27 de julho de 2021

Curadoria: Edson Cardoso

Espaço Cultural Correios Niterói

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 - Centro, Niterói – RJ

Salas E/F – pavimento térreo

Visitação: de segunda a sexta, das 11h às 18h; aos sábados, das 13h às 17h

Entrada gratuita

Contato
+55 21 2503-8550
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
Sanagê Pele e Osso -
Saiba mais
Casa de Oliveira Vianna - "[...] Centro de Pesquisa voltado à divulgação da vida e da obra de seu proprietário."
Saiba mais
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Exposição: A arte entre o sagrado e o profano -
Saiba mais
MAP - "[...] primeiro museu de arte do Estado do Rio de Janeiro e o primeiro dedicado à memória de um artista."
Saiba mais
Museu da Imprensa Brasileira - O Museu da Imprensa é considerado o oitavo mais importante no gênero do mundo.
Saiba mais
Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC - "[...] mundialmente reconhecido pelo arrojo e audácia de sua forma, nascida da simplicidade da imagem de uma flor de lótus, símbolo da criação para os egípcios. "
Saiba mais
Museu do Ingá - "Guardião da memória que entrelaça o antigo estado do Rio de Janeiro a sua capital, a cidade de Niterói [...]"
Saiba mais
O Círculo e seus Significados -
Saiba mais
Solar do Jambeiro - "Sua fachada, constitui um dos mais importantes acervos de azulejos do Brasil."
Saiba mais