Carregando... aguarde
Match-2025-05-21 - Guia das Artes
Match!
Faltam 1 dias para o início20/05/2025|21/05/2025
Match!
Quando acontece
Quarta, 21 Maio até Domingo, 13 Julho
dom
seg
ter
qua
qui
sex
sab
Local
Centro de Artes UFF
Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói
Conteúdo

 

Exposição de desenhos reflete sobre performatividade masculina em plataformas do tipo Tinder.

Com humor e ironia, mostra de Júnia Azevedo abraça temas como identidade, corpos, afetos e subjetividades no Centro de Arte UFF, em Niterói. A curadoria é de Renato Rezende.

Abertura acontece no dia 21 de maio, quarta-feira, com entrada franca.

 

Homens maduros se apresentam em sites virtuais de paquera. A partir dessa premissa, a artista Júnia Azevedo criou uma série de desenhos que abraçam temas como identidade, corpos, afetos e subjetividades. Esse é o coração da exposição Match!, que acontece na Galeria de Arte UFF, em Niterói, com curadoria de Renato Rezende. A mostra abre no dia 21 de maio (quarta-feira), às 18h, e pode ser visitada diariamente até 13 de julho, com entrada franca. A exposição faz parte da 1ª Temporada do Programa de Exposições 2025, lançada pelo Edital de Chamada Pública nº 01/2025 de Artes Visuais para ocupação da Galeria de Arte UFF Leuna Guimarães dos Santos e do Espaço UFF de Fotografia Paulo Duque Estrada.

Na mostra, Júnia Azevedo apresenta de 10 retratos com textos, feitos em grafite sobre papel algodão, no formato de 29 cm X 22 cm. Como em plataformas de namoro virtual tipo Tinder, homens distintos apresentam seus perfis conforme seus interesses - sexo, amizade, uma parceira amorosa ou a busca da alma gêmea. “Há algo de machista e patético na forma como esses homens nos olham (olham para as mulheres) e se descrevem. Ao mesmo tempo, eles nos comovem. São pessoas solitárias, que carregam em seus rostos as marcas do tempo, e buscam ser felizes, como é de seu direito, a partir de seus princípios e conceitos de amor e sexo. As obras de Júnia nos provocam, desestabilizando-nos entre o repúdio e o terno, entre o estético e o ético, entre o trágico e o risível”, diz o curador Renato Rezende.

Os desenhos apresentam com ironia e humor a maneira como homens heterossexuais de meia-idade se expõem e se posicionam em aplicativos de relacionamento. “Com traço preciso e sutileza crítica, a artista revela os discursos afetivo-sexuais e políticos que esses homens — em sua maioria brancos e urbanos — mobilizam ao se apresentarem nessas plataformas. Ao provocar o riso, suas obras também abrem um espaço de crítica sobre a performatividade masculina em contextos digitais”, explica Fernando Lima, diretor da Galeria de Arte UFF.

No mesmo dia e horário, abrem também no Centro de Artes UFF as exposições “Abismo”, de Rodrigo Pedrosa; “Afiyé”, da dupla Jão&Jota; e “É no silêncio que meu corpo grita”, de Nawi da Mata. As mostras são produzidas pela Divisão de Artes Visuais do Centro de Artes UFF, que tem como objetivo a promoção e divulgação de arte contemporânea, com vistas a fomentar a pesquisa, estimular novos processos investigativos e experimentações de linguagens, além de fortalecer as dinâmicas sociais da arte.

 

SERVIÇO

Exposição de arte contemporânea
Título: Match!
Artista: Júnia Azevedo
Curador: Renato Rezende
Abertura: 21 de maio, das 18h às 21h
Período expositivo: de 21 de maio a 13 de julho de 2025
Local: Centro de Artes UFF
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados e domingos, das 13h às 21h
Entrada franca
Endereço: Rua Miguel de Frias, 9, Icaraí, Niterói

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
Águas da Amazônia -
Saiba mais
Artista cria obra ‘sob medida’em galeria tecnológica -
Saiba mais
Atlas Memória -
Saiba mais
Casa de Oliveira Vianna - "[...] Centro de Pesquisa voltado à divulgação da vida e da obra de seu proprietário."
Saiba mais
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
DESIGN versus DESIGUALDADES: Projetar um mundo melhor -
Saiba mais
DESIGN versus DESIGUALDADES: Projetar um mundo melhor -
Saiba mais
Desvairadas e outros cultivos -
Saiba mais
Ladino-Amefricanas -
Saiba mais
MAP - "[...] primeiro museu de arte do Estado do Rio de Janeiro e o primeiro dedicado à memória de um artista."
Saiba mais
Museu da Imprensa Brasileira - O Museu da Imprensa é considerado o oitavo mais importante no gênero do mundo.
Saiba mais
Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC - "[...] mundialmente reconhecido pelo arrojo e audácia de sua forma, nascida da simplicidade da imagem de uma flor de lótus, símbolo da criação para os egípcios. "
Saiba mais
Museu do Ingá - "Guardião da memória que entrelaça o antigo estado do Rio de Janeiro a sua capital, a cidade de Niterói [...]"
Saiba mais
Os Artivistas: Carlos Scliar e Cildo Meireles -
Saiba mais
Solar do Jambeiro - "Sua fachada, constitui um dos mais importantes acervos de azulejos do Brasil."
Saiba mais
“in Limbo” - individual da artista russa Katerina Kovalena -
Saiba mais