Carregando... aguarde
ESPELHOS-2021-09-27 - Guia das Artes
ESPELHOS
amanhã às 11:00h
ESPELHOS
Quando acontece
Segunda, 27 Setembro até Sábado, 06 Novembro
dom
seg
11:00
18:00
ter
11:00
18:00
qua
11:00
18:00
qui
11:00
18:00
sex
11:00
18:00
sab
13:00
17:00
Local
Av. Visconde do Rio Branco, 481 - Centro, Niterói (Térreo, sala G)
Conteúdo

 

Coletiva de artistas ocupa o Espaço Cultural Correios de Niterói a partir do dia 25

Como será o possível amanhã? Até que ponto a crise instaurada impactará o futuro? É viável, ainda, conviver em comunidade? As aflições individuais influenciam o coletivo? A coletiva “Espelhos” tem como proposta levantar estes e alguns outros questionamentos acerca da realidade pós-pandêmica através das obras de 23 artistas. Ocupando o Espaço Cultural Correios até novembro, a exposição conta com 45 trabalhos selecionados pelos curadores e produtores, Edson Cardoso e Cota Azevedo, a partir de grupos distintos da sociedade. As técnicas e linguagens também são bastante diversificadas: pinturas, esculturas, vídeo, foto-performance, têxtil e livro-objetos; e abordagens como a mimética, a contemporânea e popular. As obras ora trazem uma ideia de comuna positiva, de bem-estar social, ora apontam temas mais densos, distópicos, de caráter individuais e sócio-político-econômicos. Embora as abordagens não sejam uniformes, os denominadores comuns encontram-se na qualidade técnica, na linguagem crítica e, principalmente, no desejo de revelar caminhos de um futuro mais favorável para todos.

 

“Nossa intenção é buscar abarcar um olhar mais ampliado diante do real e possibilitar o diálogo entre os públicos e as gerações que sentem ou sentirão os impactos de uma crise histórica mundial”, avalia Edson Cardoso.

 

Destaca-se, deste modo, que ‘Espelhos’ não propõe uma única resposta, nem certezas, mas a alternativa da abertura de um dialogar em prol de uma cidadania mais ativa. Neste quesito, a arte se mostra um espaço ideal para que se reflita em comunhão e para refundar novas vias de uma convivência comunitária menos hierárquica, mais horizontal e igualitária. 

Eis aqui um catalogado de possibilidades de fundamentação de um outro real. Eis aqui os remontes de leituras das dores partilhadas. Neste local, neste habitat, há corpos de trabalhos interligados em um mesmo espaço, dividindo as mesmas angústias de se imaginar um futuro pelas vias do passado. Abrir, hoje, as portas de uma exposição denominada 'Espelhos' é um ato de pulsar vida diante da morte. E se não podemos apagar as marcas, como seguir em frente? Talvez seja pela via do questionamento.  É aí que se funda o cerne desta mostra”, afirma Cota Azevedo, que além de curadora é jornalista crítica e artista multidisciplinar.

 

Tem peruano, gaúchas, capixaba, mineiros, baiana, paulistas, chileno, rondoniense... e cariocas. Conheça os nomes dos artistas, que vêm de vários lugares da América do Sul.

Alejandro Saavedra, Alex Carrari, André Retes, Anete Mendonça, Ana Maria Guimarães, Antônio Kuschnir, Carla Faria, Cota Azevedo, Cristiane Felix, Francisco Belarmino, Gui Mazzoni, Lucio Volpini, Luise Eru, Marcello Rocha, Mariana San Martin, Mônica Lóss, Otavio Oliveira, Quim, Rafael Prado, Roberta Cani, Robson Emerick, Talita Talarico, Wesley Lima Brito 

 

“Espelhos” – coletiva com 23 artistas faz questionamentos acerca da realidade pós-pandêmica através de obras com técnicas e linguagens diversificadas

Abertura: dia 25 de setembro, sábado, a partir das 13h

Período: de 27 de setembro a 6 de novembro de 2021

Curadoria e produção: Edson Cardoso e Cota Azevedo

Espaço Cultural Correios Niterói

Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 481 - Centro, Niterói – RJ

Térreo, sala G

Visitação: de segunda a sexta, das 11h às 18h; aos sábados, das 13h às 17h

Entrada gratuita

Informações à imprensa:

BriefCom Assessoria de Comunicação: +55 21 2511-2409/3174-1288

Bia Sampaio: +55 21 98181-8351/biasampaio@briefcom.com.br

 

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
"Amor Arte é Vida" -  Exposição "Amor Arte é Vida" abre no Città America para apresentar o Projeto Arte Vida Arte
Saiba mais
"IMORTAL: ARTE, ALMA E FUTURO" - Criado como uma obra de arte, traz duas capas, enfatizando o movimento e a liberdade de escolha
Saiba mais
Casa de Oliveira Vianna - "[...] Centro de Pesquisa voltado à divulgação da vida e da obra de seu proprietário."
Saiba mais
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
ESPELHOS - ESPELHOS INSTIGA REFLEXÕES DIANTE DE UMA REALIDADE PÓS-PANDÊMICA
Saiba mais
EXPOSIÇÃO- Autora do monumento em homenagem a Ayrton Senna convida o público a repensar a vida através de seus trabalhos.
Saiba mais
MAP - "[...] primeiro museu de arte do Estado do Rio de Janeiro e o primeiro dedicado à memória de um artista."
Saiba mais
Mul.ti.plo Espaço Arte abre exposição de Marina Saleme -
Saiba mais
Museu da Imprensa Brasileira - O Museu da Imprensa é considerado o oitavo mais importante no gênero do mundo.
Saiba mais
Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC - "[...] mundialmente reconhecido pelo arrojo e audácia de sua forma, nascida da simplicidade da imagem de uma flor de lótus, símbolo da criação para os egípcios. "
Saiba mais
Museu do Ingá - "Guardião da memória que entrelaça o antigo estado do Rio de Janeiro a sua capital, a cidade de Niterói [...]"
Saiba mais
Solar do Jambeiro - "Sua fachada, constitui um dos mais importantes acervos de azulejos do Brasil."
Saiba mais