Carregando... aguarde
Memorial Alemão - Bosque Alemão- Guia das Artes
Memorial Alemão - Bosque Alemão
amanhã às 09:00h
Espaços culturais
Memorial Alemão - Bosque Alemão
Horários de funcionamento
dom
seg
09:00
18:00
ter
09:00
18:00
qua
09:00
18:00
qui
09:00
18:00
sex
09:00
18:00
sab
Local
Rua Francisco Schaffer, s/n. Vista Alegre
Conteúdo

Situado em uma área de fundo de vale com 38.000m2 no Jardim Schaffer, local onde no final do século passado a família que deu nome ao bairro era responsável por uma leiteria famosa na região, este bosque conta com equipamentos relacionados à cultura germânica, sendo assim uma homenagem do Prefeito Rafael Greca e da cidade de Curitiba à etnia que aqui se estabeleceu no século 19, a partir de 1833.

Entre os equipamentos está o Oratório de Bach - réplica de uma igreja presbiteriana de estilo neogótico que existiu no bairro do Seminário- que abriga uma sala de concertos, lanchonete com produtos típicos, guarda municipal e sanitários.
Do jardim externo projeta-se a passarela ligada ao mirante, o qual está situado sobre a Torre dos Filósofos, uma torre com 15m de altura que, como os outros dois equipamentos, possui estrutura em troncos de eucalipto. Descendo a torre, chega-se ao Caminho dos Contos, uma trilha no interior do bosque que conduz o visitante à outra extremidade no ponto mais baixo do terreno.

No meio do percurso, que conta a história de "João e Maria" dos irmãos Grimm através de painéis de azulejo, situa-se uma biblioteca denominada Casa da Bruxa (ou Casa de Contos), que é um espaço reservado para desenvolver o interesse pela leitura no público infantil. Diariamente, dezenas de crianças visitam o espaço e participam da "Hora do Conto", onde bruxas e fadas fazem uma leitura teatralizada de contos infantis. A Casa é administrada pela Secretaria Municipal de Educação.

Ao final da trilha, chega-se ao último equipamento: o pórtico que reconstitui o frontão da Casa Milla que, construída no início do século na Rua Barão do Serro Azul, representa um dos principais exemplares da arquitetura da imigração alemã. A varanda utilizada na réplica é a original.

Contato
E-mail: parquesepracas@smma.curitiba.pr.gov.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Paraná"
0,6Km - Bosque Gutierrez - Memorial Chico Mendes - Parque localizado em Curitiba, no Paraná.
Saiba mais
1,9Km - Sala do Artista Popular - Espaço cultural localizado em Curitiba, no Paraná.
Saiba mais
1,9Km - MUSEU OSCAR NIEMEYER - O MON foi inaugurado em 2002. O projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome. O Museu Oscar Niemeyer já realizou ao longo deste período mais de 300 mostras nacionais, internacionais e itinerantes.
Saiba mais
2,0Km - Museu da Justiça - Museu localizado na cidade de Curitiba.
Saiba mais
2,1Km - Memorial da Imigração Polonesa - É um museu localizado na cidade de Araucária.
Saiba mais
2,1Km - Casa Romário Martins - Espaço cultural que promove e divulga a história de Curitiba
Saiba mais
2,4Km - FUNDAÇÃO SANTOS LIMA - Esta empresa de capital privado foi fundada no ano de 1984.
Saiba mais
2,4Km - Museu Alfredo Andersen - A instituição visa preservar e divulgar as obras do pintor, escultor, decorador, cenógrafo, desenhista e professor norueguês radicado no Brasil, Alfredo Andersen, além de promover novos praticantes ao mundo das artes através de cursos e seminários.
Saiba mais
2,5Km - MUSEU PARANAENSE - O Museu Paranaense foi inaugurado no dia 25 de setembro de 1876, no Largo da Fonte, hoje Praça Zacarias, em Curitiba. Com um acervo de 600 peças, entre objetos, artefatos indígenas, moedas, pedras, insetos, pássaros e borboletas, era então, o primeiro no
Saiba mais
2,5Km - Memorial Árabe - Museu de Curitiba que preserva a cultura árabe.
Saiba mais
565,2Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
666,7Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais