Carregando... aguarde
Museu das Reduções - Guia das Artes
Museu das Reduções
abrirá em 1 horas e 58 minutos
Museus
Museu das Reduções
Horários de funcionamento
dom
09:00
17:30
seg
09:00
17:30
ter
09:00
17:30
qua
09:00
17:30
qui
09:00
17:30
sex
09:00
17:30
sab
09:00
17:30
Local
Rua São Gonçalo, 131. Amarantina
Conteúdo

O Museu das Reduções é a realização do sonho de quatro irmãos, nascidos nas primeiras décadas do século passado, na cidade sul-mineira de Campanha. Ênnio, Décio, Evangelina e Sylvia trilharam seus caminhos durante suas vidas, residindo em cidades diferentes e exercendo atividades profissionais diferentes. Ênnio radicou-se em Juiz de Fora, onde trabalhou por 35 anos no Banco de Crédito Real de Minas Gerais, até aposentar-se. Lá viveu até os seus últimos dias. Décio radicou-se no Rio de Janeiro, trabalhou como piloto comercial e diretor da PanAir do Brasil, até sua extinção, mudando-se para Lisboa, ingressou na Transportes Aéreos Portugueses (TAP), aposentou-se e retornou para a terra natal, Campanha, onde passou os últimos anos de sua vida.

Sylvia, também funcionária do Banco de Crédito Real de Minas Gerais e Evangelina, funcionária do Estado de Minas Gerais, se radicaram em Belo Horizonte, trabalhando até a aposentadoria no Banco de Crédito Real de Minas Gerais e no Estado de Minas Gerais, respectivamente. Lá viveram até falecer. Dotados de enormes habilidades manuais, de grande sensibilidade artística e de muita disposição, os Irmãos Vilhena, como são carinhosamente conhecidos, se uniram para tornar realidade um projeto de vida: deixar um legado artístico e cultural de grande valor. Assim, logo após as aposentadorias, já totalmente disponíveis, começaram a planejar a execução do Projeto Redução, um parque temático baseado em similares existentes pelo mundo, mas com um grande diferencial: um acervo que fosse significativamente brasileiro, produzido de forma totalmente artesanal (com os mesmos materiais empregados nas construções originais) e totalmente executado por eles, e tão somente pelos quatro.

Para tanto, basearam-se em uma réplica da Igreja das Dores, de Campanha, que Ênnio acabara de fazer, como hobby. Fizeram contato com as Secretarias de Estado da Cultura dos estados brasileiros, buscando indicações de monumentos arquitetônicos locais, representativos que poderiam ser reproduzidos. As muitas secretarias que atenderam ao chamamento proporcionaram aos Irmãos Vilhena um rico universo de pesquisas e trabalhos a serem desenvolvidos. Munidos, então, de uma grande relação de monumentos arquitetônicos dos quatro cantos do Brasil (cerca de 52), puseram-se a viajar pelo país, sempre com recursos próprios, com o intuito de fotografar, medir e desenhar as mais diversas relíquias arquitetônicas nacionais, preocupando-se com cada detalhe das edificações, que foram minuciosamente escolhidas, levando-se em conta a representatividade, o tamanho, a riqueza de detalhes, a beleza plástica, os materiais empregados e a diversidade da natureza dos prédios: igrejas, palácios e palacetes, fortalezas, casarões coloniais, casas comuns, casas de fazendas, sobrados, usinas, etc.

Concluída a fase de levantamentos, pesquisas e definições, os Irmãos Vilhena passaram a trabalhar na definição de um local apropriado para sediar o parque, então denominado de Projeto Redução, surgindo como primeira opção, até natural, a sua implantação na região de Campanha, no Sul de Minas.

Contato
TELEFONE: (31) 3553-5182

E-MAIL: reducao@projetoreducao.com.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
23,7Km - Casa dos Contos - O maior objetivo desta casa é preservar a historia do Ciclo do Ouro e também promover a cultura nacional
Saiba mais
23,8Km - Museu Casa Guignard - Seu acervo reúne obras do autor, além de objetos por ele pintados e peças que ilustram sua vida e oferece visão ampla sobre a trajetória do mestre.
Saiba mais
23,8Km - Teatro Municipal de Ouro Preto - Era chamado de casa da ópera de Vila Rica.
Saiba mais
23,9Km - Museu do Oratório - Apresenta uma magnífica coleçãode 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX.
Saiba mais
23,9Km - Museu da Pharmácia - Ao longo de sua existência preservou um acervo formado por material didático de origem européia, mobiliário, drogas e equipamentos do final so século XIX, documentos com registro de vida acadêmica e administrativa da Instituição, livros, periódicos e tese
Saiba mais
23,9Km - Museu de Ciencia e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto - Criado no fim do séc. XIX, reúne o expressivo acervo da Escola de Minas, uma das mais antigas escolas de engenharia do Brasil.
Saiba mais
24,0Km - Museu de Arte Sacre do Carmo - O Museu conta com acervo formado por diferentes irmandades, confrarias e associações religiosas, que começa a ser organizado a partir de 1984. As 8 mil peças dos séculos XVII, XVIII e XIX permitem o acesso à arte sacra do Brasil colônia.
Saiba mais
24,3Km - Museu do Aleijadinho - A denominação do Museu é uma homenagem ao grande artista ouropretano Antônio Francisco Lisboa, o “Aleijadinho”, Patrono da Arte no Brasil, filho de Manuel Francisco Lisboa, construtor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
Saiba mais
24,3Km - Museu da Inconfidência - O museu é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira (1789)
Saiba mais
25,9Km - Museu de Mineralogia e Arte Sacra - Natureza Administrativa: Público - Municipal.Ano de Criação: 1995.Tipologia do Acervo: Artes Visuais; Ciências Naturais e História Natural.
Saiba mais
244,1Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
298,8Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais