Carregando... aguarde
Museu de Arte Sacre do Carmo - Guia das Artes
Museu de Arte Sacre do Carmo
abrirá em 55 minutos
Museus
Museu de Arte Sacre do Carmo
Horários de funcionamento
dom
09:00
16:45
seg
ter
09:00
16:45
qua
09:00
16:45
qui
09:00
16:45
sex
09:00
16:45
sab
09:00
16:45
Local
Praça Monsenhor Castilho Barbosa, 17. Pilar
Conteúdo

O Museu de Arte Sacra de Ouro Preto é constituído juridicamente em 22 de setembro de 1989 como fundação vinculada a uma organização religiosa não-universitária. É reformado e reinaugurado em maio de 2000 no subsolo da Matriz de Nossa Senhora do Pilar, praça Monsenhor Castilho Barbosa, 17. O edifício tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan oferece ao visitante um exemplo representativo do barroco brasileiro. Com planta atribuída ao arquiteto Pedro Gomes Chaves, a igreja é erguida no decorrer do século XVII, e sua fachada atual é concluída em 1848. A carpintaria da nave, de Antonio Francisco Pombal, a obra de talha da capela-mor, de Francisco Xavier de Brito, mestre de Aleijadinho (1730 - 1814), o altar principal e os laterais são outros elementos oferecidos à visitação. O museu está especificamente voltado para a conservação, documentação e divulgação da arte sacra e de sua história, e envolvido com a conservação de bens móveis e imóveis da paróquia do Pilar, a cargo de equipes especializadas em obras de restauração de monumentos. Além das coleções abertas ao público, O Museu de Arte Sacra organiza exposições itinerantes, ações comunitárias e atividades culturais, ligadas ao calendário religioso e cultural da cidade, como a Semana Santa. Uma biblioteca especializada em arte sacra e história de Minas Gerais encontra-se à disposição dos pesquisadores.

O Museu conta com acervo formado por diferentes irmandades, confrarias e associações religiosas, que começa a ser organizado a partir de 1984. As 8 mil peças dos séculos XVII, XVIII e XIX permitem o acesso à arte sacra do Brasil colônia. O conjunto é composto de objetos litúrgicos variados, representativos da ourivesaria colonial(cálices, cruzes e lanternas processionais; vasos para água e vinho; castiçais; turíbulos etc.); de quadros, paramentos, vestes religiosas (confeccionadas com fios de ouro, prata e seda) e missais (como o exemplar de Antuérpia, de 1738). Imaginária, mobiliário, documentos das irmandades, manuscritos, partituras, entre outros, completam o acervo, no qual se destacam esculturas sacras de Francisco Xavier de Brito. A ampla documentação relacionada a nascimentos, óbitos, casamentos e testamentos, por sua vez, é a base de um dos mais importantes arquivos de tipo paroquial do Brasil colonial e imperial. Organizado como Arquivo Eclesiástico da Paróquia Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto - AEPNSP, dotado de personalidade jurídica própria pelo Museu de Arte Sacra, recebe cuidadoso tratamento arquivístico, a cargo de especialistas. O projeto O Banco de Dados Relativo ao Acervo da Freguesia de Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto: Registros Paroquiais e as Possibilidades de Pesquisa, coordenado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, vem realizando leituras da documentação disponível - das séries de batismos, de casamentos (inclusive de escravos) e óbitos - que representa uma grande contribuição aos estudos da história da família e do universo religioso na Vila Rica setencentista e oitocentista.

Contato
TELEFONES: (31) 3551-4736 / 3551-4735 / 9961-1733

FAX: (31) 3551-4736

E-MAIL: carlosjao2@yahoo.com.br; conegosimoes@yahoo.com.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
0,1Km - Museu de Ciencia e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto - Criado no fim do séc. XIX, reúne o expressivo acervo da Escola de Minas, uma das mais antigas escolas de engenharia do Brasil.
Saiba mais
0,1Km - Museu do Oratório - Apresenta uma magnífica coleçãode 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX.
Saiba mais
0,1Km - Museu Casa Guignard - Seu acervo reúne obras do autor, além de objetos por ele pintados e peças que ilustram sua vida e oferece visão ampla sobre a trajetória do mestre.
Saiba mais
0,1Km - Teatro Municipal de Ouro Preto - Era chamado de casa da ópera de Vila Rica.
Saiba mais
0,2Km - Museu da Pharmácia - Ao longo de sua existência preservou um acervo formado por material didático de origem européia, mobiliário, drogas e equipamentos do final so século XIX, documentos com registro de vida acadêmica e administrativa da Instituição, livros, periódicos e tese
Saiba mais
0,3Km - Casa dos Contos - O maior objetivo desta casa é preservar a historia do Ciclo do Ouro e também promover a cultura nacional
Saiba mais
0,4Km - Museu do Aleijadinho - A denominação do Museu é uma homenagem ao grande artista ouropretano Antônio Francisco Lisboa, o “Aleijadinho”, Patrono da Arte no Brasil, filho de Manuel Francisco Lisboa, construtor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
Saiba mais
0,4Km - Museu da Inconfidência - O museu é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira (1789)
Saiba mais
7,6Km - Museu do Chá - Grande parte do maquinário utilizado no beneficiamento do chá encontra-se ainda no galpão e é o principal objeto da exposição sobre o tema do chá no Museu.
Saiba mais
9,1Km - Museu Casa Alphonsus de Guimaraens - Destaca-se no Museu um valioso acervo textual, com correspondências originais de poemas, fotografias, recortes de jornais e obras raras, estimando-se 1.500 documentos e 240 livros.
Saiba mais
250,7Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
287,7Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais