Carregando... aguarde
Teatro Municipal de Ouro Preto - Guia das Artes
Teatro Municipal de Ouro Preto
abrirá em 2 horas e 27 minutos
Teatros
Teatro Municipal de Ouro Preto
Horários de funcionamento
dom
09:00
18:00
seg
09:00
18:00
ter
09:00
18:00
qua
09:00
18:00
qui
09:00
18:00
sex
09:00
18:00
sab
09:00
18:00
Local
R. Brg. Musqueira, 128 - Centro
Conteúdo

A casa da ópera de Vila Rica, hoje Teatro Municipal de Ouro Preto, é o mais antigo teatro em funcionamento das Américas. Foi construído em 1769 po João de Souza Lisboa e inaugurado em 6 de junho de 1770, o aniversário do Rei Don José I.
No Período barroco, a teatralidade era elemento de forte presença no cotidiano. Toda festa mineira era sempre um grande espetáculo e o teatro o meio mais adequado para expressar a pompa, opulência e glória dessa poderosa sociedade setecentista.
Casas de ópera existiram em quase todas as cidades da Minas barroca, mas a Casa da ópera de Vila Rica se diferenciou das demais. João de Souza Lisboa preocupou-se em formar bom elenco de artistas, trazidos de diversas cidades. No ano de inauguração, introduziu duas atrizes, revolucionando a moral da época que não admitia mulheres no palco. A partir daí, elencos mistos encarregavam-se das temporadas em Vila Rica.
Nos oito anos de sua administração, Souza Lisboa movimentou a Casa da Ópera de Vila Rica com repertório extenso, incluindo óperas e oratórios. Cláudio Manoel da Costa foi sem dúvida um dramaturgo que muito contribuiu para o sucesso da Casa. Em suas correspondências, Souza Lisboa, cita o drama São Bernardo e as traduções de José Reconhecido e Alex na Índia, de Metastásio, ambos de autoria do poeta inconfidente.
A partir da segunda década do século XIX, intensa programação reuniu famosos artistas brasileiros e estrangeiros, que aqui apresentarem variados textos da literatura teatral, entre eles, Escola de Maridos, de Molière. Nesta época, a Companhia da Casa da ópera era composta por 20 atores, entre homens e mulheres que atuavam ao lado de uma orquestra de 16 músicos. Durante 1811, 45 peças foram apresentadas.
Com fachada singular, possui espessas paredes de pedra e frontão triangular detalhado por elementos simbólicos esculpidos em pedra. O hall de entrada prepara o visitante para a surpresa do magnífico espaço interno. Três pisos distintos, nos quais se distribuem platéia, camarotes, frisas e galerias, totalizam 300 lugares.
O piso de entrada dá acesso ao nobre camarote, com sofá e cadeiras austríacas, outros camarotes e escadas helicoidais em madeira que levam à galeria no último piso.
Escadas laterais de pedra levam ao primeiro piso, onde está platéia e frisas. No porão, existem ainda camarins e sala de recepção para artistas e técnicos.
Estruturas trabalhadas em ferro, pinturas descobertas em restauração recente e pequenas adaptações são intervenções posteriores à época de construção que não representam alteração significativa no espaço original.

Contato
Telefone: +55 (31) 3559-3224
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
0,1Km - Museu Casa Guignard - Seu acervo reúne obras do autor, além de objetos por ele pintados e peças que ilustram sua vida e oferece visão ampla sobre a trajetória do mestre.
Saiba mais
0,1Km - Museu do Oratório - Apresenta uma magnífica coleçãode 162 oratórios e 300 imagens dos séculos XVII ao XX.
Saiba mais
0,1Km - Museu da Pharmácia - Ao longo de sua existência preservou um acervo formado por material didático de origem européia, mobiliário, drogas e equipamentos do final so século XIX, documentos com registro de vida acadêmica e administrativa da Instituição, livros, periódicos e tese
Saiba mais
0,1Km - Museu de Arte Sacre do Carmo - O Museu conta com acervo formado por diferentes irmandades, confrarias e associações religiosas, que começa a ser organizado a partir de 1984. As 8 mil peças dos séculos XVII, XVIII e XIX permitem o acesso à arte sacra do Brasil colônia.
Saiba mais
0,2Km - Museu de Ciencia e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto - Criado no fim do séc. XIX, reúne o expressivo acervo da Escola de Minas, uma das mais antigas escolas de engenharia do Brasil.
Saiba mais
0,2Km - Casa dos Contos - O maior objetivo desta casa é preservar a historia do Ciclo do Ouro e também promover a cultura nacional
Saiba mais
0,5Km - Museu do Aleijadinho - A denominação do Museu é uma homenagem ao grande artista ouropretano Antônio Francisco Lisboa, o “Aleijadinho”, Patrono da Arte no Brasil, filho de Manuel Francisco Lisboa, construtor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição.
Saiba mais
0,5Km - Museu da Inconfidência - O museu é dedicado à preservação da memória da Inconfidência Mineira (1789)
Saiba mais
7,7Km - Museu do Chá - Grande parte do maquinário utilizado no beneficiamento do chá encontra-se ainda no galpão e é o principal objeto da exposição sobre o tema do chá no Museu.
Saiba mais
9,2Km - Museu Casa Alphonsus de Guimaraens - Destaca-se no Museu um valioso acervo textual, com correspondências originais de poemas, fotografias, recortes de jornais e obras raras, estimando-se 1.500 documentos e 240 livros.
Saiba mais
250,5Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
287,7Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais