Carregando... aguarde
Museu de Arantina - Guia das Artes
Museu de Arantina
Museus
Museu de Arantina
Horários de funcionamento
dom
seg
ter
qua
qui
sex
sab
Local
Rua Dona Ovídia, 48
Conteúdo

O Museu possui um acervo com mais de 4.000 objetos de valor histórico, artístico e científico, além de 12.816 documentos, que fazem dele um dos mais importantes núcleos de saber do Sul de Minas e da Zona da Mata, destacando uma locomotiva de 1935.

As peças são colocadas de modo caótico, relembrando as antigas "vendas", inclusive com os expositores originais da época.

Situa-se em um antigo armazém, construído possivelmente em 1914 e expandido em 1928, que pertenceu a Julieta e Rodrigo Marinho Pires. O telhado de uma parte do prédio é exposto, coberto pelas primeiras telhas fabricadas na cidade, retratando a memória de um passado industrial.

O instituto cultural, científico e ecológico Ovídio Antônio Pires, fundado em 16 de abril de 1999, na cidade de Arantina, tem por objetivo gerir e manter um museu, uma biblioteca e zelar por duas chaminés, refúgio das andorinhas migratórias e representantes, também, da memória industrial do município. Situado em um antigo armazém, construído possivelmente em 1914 e expandido em 1928. Parte do armazém tem exposto o telhado, coberto pelas primeiras telhas fabricadas na cidade, possuidora no passado de duas cerâmicas.

Contato
telefones: (32) 3296-1217/ 3296-2172
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
0,0Km - Museu Ovídio Antônio Pires - O Museu possui um acervo com mais de 4.000 objetos de valor histórico, artístico e científico, além de 12.816 documentos, que fazem dele um dos mais importantes núcleos de saber do Sul de Minas e da Zona da Mata, destacando uma locomotiva de 1935.
Saiba mais
44,2Km - Museu da Roça - O espaço é pequeno e tem como objetivo representar uma típica casa da roça. O museu recebe, inclusive, doações dos visitantes. Quem tiver panelas, porcelanas e outros utensílios em casa, e quiser contribuir, basta apresentar a peça.
Saiba mais
54,0Km - Museu Silvio Caldas, Gilberto Alves, Nelson Gonçalves e Guilherme Britov - "Seresta, paixão e vontade de preservar a memória destes homens"
Saiba mais
54,1Km - Museu Vicente Celestino e Gilda de Abreu - "O museu celebra a memória da ‘voz orgulho do Brasil’"
Saiba mais
54,1Km - Museu da Seresta e da Serenata - "Conservatória, celebrada como a “Vila de Ruas Sonoras”."
Saiba mais
54,2Km - Museu Silvio Caldas - "Seresta, paixão e vontade de preservar a memória destes homens"
Saiba mais
65,3Km - Teatro do Cine Vitória - Cinema de rua construído na década de 1940, o Vitória já recebeu muitos abraços.
Saiba mais
67,5Km - Museu Capitão Pitaluga - Trata-se de um museu vocacionado para o Esquadrão de Reconhecimento da FEB, o único representante da cavalaria brasileira nos campos da Eeuropa, representado na figura de seu comandante, o então Capitão Pitaluga.
Saiba mais
82,4Km - Museu Casa da Hera - "[...] manter viva a memória daquela que foi uma das personalidades femininas mais importantes da região e a frente de seu tempo, desenvolvendo ações voltadas à salvaguarda, à pesquisa e à difusão da história do século XIX no vale do Paraíba do Sul. "
Saiba mais
85,1Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
85,4Km - Templo da Sociedade Brasileira de Eubiose - A Eubiose inspirou e influenciou uma série de outros grupos e colégios iniciáticos, desde preceitos espíritas a lojas maçônicas. Com a morte de seu preceptor, a então Sociedade Teosófica Brasileira assume seu nome atual, e se firma como uma instituição pr
Saiba mais
154,1Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
303,4Km - Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
303,4Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais
303,4Km - GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
303,5Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
303,9Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
303,9Km - Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais