Carregando... aguarde
Centro de Memória da Escola de Enfermagem - UFMG - Guia das Artes
Centro de Memória da Escola de Enfermagem - UFMG
abrirá em 5 horas e 43 minutos
Museus
Centro de Memória da Escola de Enfermagem - UFMG
Horários de funcionamento
dom
seg
08:00
17:00
ter
08:00
17:00
qua
08:00
17:00
qui
08:00
17:00
sex
08:00
17:00
sab
Local
Avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia
Conteúdo
O centro, além de espaço de preservação da memória e da história da saúde, da enfermagem e da nutrição, tem como objeto, atuar como um centro de reflexão e do fazer histórico no âmbito da Universidade em seu processo educativo, cultural e científico, articulado com o ensino, a pesquisa e a extensão, ampliando a relação entre a Escola de Enfermagem e a Sociedade.Desde 2006, o Centro de Memória integra a rede de museus da UFMG.O acervo histórico do Centro de Memória é constituído por documentos, fotos e recortes de jornais, fontes para pesquisadores interessados na recuperação da memória da instituição.
Informações adicionais
O Centro de Memória da Escola de Enfermagem, além de espaço de preservação da memória e da história da saúde, da enfermagem e da nutrição, tem como objeto, atuar como um centro dinâmico da reflexão e do fazer histórico no âmbito da Universidade em seu processo educativo, cultural e científico, articulado com o ensino, a pesquisa e a extensão, ampliando a relação entre a Escola de Enfermagem e a Sociedade. Tem por objetivos:I – preservar a memória e a história da Escola de Enfermagem da UFMGII – constituir e preservar acervos documentais da EEUFMG, cuidando de seu tratamento, de sua organização e conservação;III – Constituir-se em espaço de reflexão e produção de conhecimento no campo da história da saúde e da educação em saúde;IV – desenvolver atividades relativas à produção, preservação, divulgação e discussão da memória científica e tecnológica na área da saúde em Minas Gerais;V – promover e integrar estudos e pesquisas da história da educação em saúde, da enfermagem e da nutrição.
Contato
Telefone: 31 3409-9167

E-mail: cemenf@enf.ufmg.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
0,0Km - Centro de Memória da Medicina de MG - UFMG - Formada em 1911, pouco depois da criação de Belo Horizonte, a Faculdade de Medicina da UFMG carrega uma história rica, com personagens notáveis.
Saiba mais
0,6Km - Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado - É uma instituição localizada em Belo Horizonte.
Saiba mais
0,6Km - Museu dos Militares Mineiros - dedica-se à memória de duas das mais tradicionais corporações do Estado,
Saiba mais
0,7Km - Museu da Memória do Judiciário Mineiro- Representa um convite a conhecer parte da história da justiça mineira através de documentos, objetos e imagens, verdadeiros registros das transformações do fazer jurídico ao longo dos anos.
Saiba mais
0,7Km - Memorial Minas Gerais Vale - Destacar o patrimônio cultural e histórico mineiro como importante fonte de experiências e emoções - esta é a proposta do Memorial Minas Gerais - Vale.
Saiba mais
0,8Km - Teatro Francisco Nunes - O teatro inaugurado em 1950 fica dentro do parque mais conhecido da cidade, o Municipal.
Saiba mais
0,8Km - DOTART -
Saiba mais
0,9Km - Museu Inimá de Paula - Inaugurado em 29 de abril de 2008, o Museu é uma homenagem ao artista plástico Inimá José de Paula.
Saiba mais
0,9Km - Centro Cultural SESIMINAS - Qualificado de acordo com os padrões internacionais, é considerado hoje um dos mais modernos complexos culturais do Brasil.
Saiba mais
0,9Km - Museu Mineiro - Com riquíssimo acervo de Arte Sacra Colonial, documenta de forma material e simbólica, momentos distintos da formação da cultura do Estado.
Saiba mais
270,3Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
344,6Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais