Carregando... aguarde
Memorial Minas Gerais Vale - Guia das Artes
Memorial Minas Gerais Vale
amanhã às 10:00h
Museus
Memorial Minas Gerais Vale
Horários de funcionamento
dom
10:00
15:30
seg
ter
10:00
17:30
qua
10:00
17:30
qui
10:00
21:30
sex
10:00
17:30
sab
10:00
15:30
Local
Praça da Liberdade, s/nº - Funcionários
Conteúdo
Destacar o patrimônio cultural e histórico mineiro como importante fonte de experiências e emoções - esta é a proposta do Memorial Minas Gerais - Vale. Localizado na esquina da Alameda da Educação com a rua Gonçalves Dias, ao lado do Museu das Minas e do Metal, o espaço reúne manifestações contemporâneas, populares e folclóricas, que instigam o visitante a conhecer um pouco mais sobre a história e as características do Estado.O Memorial integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Informações adicionais
Informações Adicionais:Instalado no antigo prédio da Secretaria de Estado da Fazenda, o edifício foi projetado pelo arquiteto da Comissão Construtora da Nova Capital, José de Magalhães. A construção no estilo eclético, adotado para todos os prédios projetados pela Comissão Construtora, foi inaugurada juntamente com a nova capital, em mil oitocentos e noventa e sete. Contando com a museografia de Gringo Cardia, no Memorial os elementos que constituem a identidade mineira são apresentados de maneira interativa nos 31 espaços de exposição e convivência, sendo inclusive contados a partir da história do próprio prédio - local onde foi lançada a pedra fundamental de Belo Horizonte. Além disso, nele encontram-se obras de artistas-símbolos de Minas Gerais, como os sertões de Guimarães Rosa, os temas que inspiraram Drummond, a "não arte" de Lygia Clark e o trabalho de Sebastião Salgado. Grande destaque também é dado ao ciclo do ouro em Minas Gerais. Uma das atrações imperdíveis do Memorial Minas Gerais – Vale, é a sala “História de Belo Horizonte”, que narra a construção da cidade e algumas de suas lendas urbanas. A sala “Panteão da Política Mineira” também é outro destaque, retratando a Inconfidência Mineira através dos seus personagens principais, revividos em quadros interativos.A entrada é gratuita. Para visitas guiadas de grupos e escolas é necessário o agendamento através do telefone(31) 3343-7317.
Contato
Telefone: 31 3343-7317

E-mail: memorial@memorialvale.com
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
0,3Km - Museu dos Militares Mineiros - dedica-se à memória de duas das mais tradicionais corporações do Estado,
Saiba mais
0,3Km - Teatro Francisco Nunes - O teatro inaugurado em 1950 fica dentro do parque mais conhecido da cidade, o Municipal.
Saiba mais
0,3Km - Centro de Memória da Justiça do Trabalho de Minas Gerais - O Centro de Memória foi criado em março de 1997, por meio de proposição aprovada pelo Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, sob a presidência do Juiz José Maria Caldeira.
Saiba mais
0,4Km - Museu dos Brinquedos - Inaugurado em outubro de 2006, o Museu dos Brinquedos é fruto da coleção reunida ao longo de décadas por Luiza de Azevedo Meyer, a idealizadora do espaço, que nasceu em 1912.
Saiba mais
0,5Km - AM Galeria de Arte - A galeria iniciou as atividades em 1990 com representação somente de grandes escultores brasileiros, como Franz Weissmann, Amilcar de Castro, Ascânio MMM, Sérgio Camargo, Bruno Giorgi, José Bento, Jorge dos Anjos e Marcos Coelho Benjamim. Mais tarde, abri
Saiba mais
0,5Km - DOTART -
Saiba mais
0,7Km - Centro de Memória da Medicina de MG - UFMG - Formada em 1911, pouco depois da criação de Belo Horizonte, a Faculdade de Medicina da UFMG carrega uma história rica, com personagens notáveis.
Saiba mais
0,7Km - Centro de Memória da Escola de Enfermagem - UFMG - O acervo histórico do Centro de Memória é constituído por documentos, fotos e recortes de jornais, fontes para pesquisadores interessados na recuperação da memória da instituição.
Saiba mais
0,9Km - Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado - É uma instituição localizada em Belo Horizonte.
Saiba mais
1,0Km - Museu da Memória do Judiciário Mineiro- Representa um convite a conhecer parte da história da justiça mineira através de documentos, objetos e imagens, verdadeiros registros das transformações do fazer jurídico ao longo dos anos.
Saiba mais
269,7Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
343,9Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais