Carregando... aguarde
Museu da Memória do Judiciário Mineiro- Guia das Artes
Museu da Memória do Judiciário Mineiro
abrirá em 8 horas e 43 minutos
Museus
Museu da Memória do Judiciário Mineiro
Horários de funcionamento
dom
seg
13:00
17:00
ter
13:00
17:00
qua
13:00
17:00
qui
13:00
17:00
sex
13:00
17:00
sab
Local
Avenida Afonso Pena, 1420 - Centro
Conteúdo
Localizado no centenário Palácio da Justiça “Rodrigues Campos”, o Museu da Memória do Judiciário Mineiro representa um convite a conhecer parte da história da justiça mineira através de documentos, objetos e imagens, verdadeiros registros das transformações do fazer jurídico ao longo dos anos. Nas visitas ao Museu, podem-se contemplar urnas, escarradeiras de porcelana do século XVIII, medalhas, comendas, canetas e tinteiros, mobiliário, esculturas francesas, urnas que serviam para recolher votos, além de exemplares raros: o livro Brazil Pitoresco, de 1858, a Carta de Alforria da escrava Chica da Silva, o processo do Caso dos Irmãos Naves, considerado um dos maiores erros da Justiça brasileira, e inventários diversos, dentre eles o da controversa Dona Beja. O prédio situado em frente ao Parque Municipal possui escadarias e grades de ferro fundido importadas da Europa, pisos de mármore de Carraca, lustres de cristal da Bohemia, móveis de jacarandá e couro e magníficas telas e esculturas que compõem a decoração. O elevador antigo de ferro fundido, com porta de grade sanfonada, ainda funciona. E muito bem! O Museu Mejud mantém exposições permanentes e itinerantes, buscando estreitar os laços com a sociedade e levar ao maior número de pessoas a historicidade de seu acervo.
Informações adicionais
Projetado pelo engenheiro José Dantas, o Palácio da Justiça destaca-se na Avenida Afonso Pena, ao lado do Automóvel Clube. Na fachada principal e na lateral direita, chamam a atenção as frisas superiores trabalhadas em baixo-relevo, representando alegorias à justiça romana, na concepção do escultor suíço-italiano João Morandi, responsável por várias obras de arte da época da construção de Belo Horizonte. O prédio é tombado pelo Município e pelo Estado.Entrada franca.
Contato
Telefone: 31 3237-6224

E-mail: mejud@tjmg.jus.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
0,1Km - Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado - É uma instituição localizada em Belo Horizonte.
Saiba mais
0,2Km - Museu Inimá de Paula - Inaugurado em 29 de abril de 2008, o Museu é uma homenagem ao artista plástico Inimá José de Paula.
Saiba mais
0,4Km - Museu Mineiro - Com riquíssimo acervo de Arte Sacra Colonial, documenta de forma material e simbólica, momentos distintos da formação da cultura do Estado.
Saiba mais
0,5Km - Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte - É um museu localizado em Belo Horizonte.
Saiba mais
0,7Km - Centro de Memória da Escola de Enfermagem - UFMG - O acervo histórico do Centro de Memória é constituído por documentos, fotos e recortes de jornais, fontes para pesquisadores interessados na recuperação da memória da instituição.
Saiba mais
0,7Km - Centro de Memória da Medicina de MG - UFMG - Formada em 1911, pouco depois da criação de Belo Horizonte, a Faculdade de Medicina da UFMG carrega uma história rica, com personagens notáveis.
Saiba mais
0,7Km - DOTART -
Saiba mais
0,7Km - Cine Theatro Brasil - O pioneirismo sempre foi uma das marcas do Cine Theatro Brasil.
Saiba mais
0,7Km - Museu dos Militares Mineiros - dedica-se à memória de duas das mais tradicionais corporações do Estado,
Saiba mais
0,8Km - Centro de Arte Popular - Cemig - Espaço privilegiado de divulgação e apreciação da arte popular de todo o Estado de Minas Gerais, o acervo do museu conduz o visitante ao imaginário de diferentes artistas.
Saiba mais
269,9Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
344,7Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais