Carregando... aguarde
Museu da Memória do Judiciário Mineiro- Guia das Artes
Museu da Memória do Judiciário Mineiro
abrirá em 7 horas e 48 minutos
Museus
Museu da Memória do Judiciário Mineiro
Horários de funcionamento
dom
seg
13:00
17:00
ter
13:00
17:00
qua
13:00
17:00
qui
13:00
17:00
sex
13:00
17:00
sab
Local
Avenida Afonso Pena, 1420 - Centro
Conteúdo
Localizado no centenário Palácio da Justiça “Rodrigues Campos”, o Museu da Memória do Judiciário Mineiro representa um convite a conhecer parte da história da justiça mineira através de documentos, objetos e imagens, verdadeiros registros das transformações do fazer jurídico ao longo dos anos. Nas visitas ao Museu, podem-se contemplar urnas, escarradeiras de porcelana do século XVIII, medalhas, comendas, canetas e tinteiros, mobiliário, esculturas francesas, urnas que serviam para recolher votos, além de exemplares raros: o livro Brazil Pitoresco, de 1858, a Carta de Alforria da escrava Chica da Silva, o processo do Caso dos Irmãos Naves, considerado um dos maiores erros da Justiça brasileira, e inventários diversos, dentre eles o da controversa Dona Beja. O prédio situado em frente ao Parque Municipal possui escadarias e grades de ferro fundido importadas da Europa, pisos de mármore de Carraca, lustres de cristal da Bohemia, móveis de jacarandá e couro e magníficas telas e esculturas que compõem a decoração. O elevador antigo de ferro fundido, com porta de grade sanfonada, ainda funciona. E muito bem! O Museu Mejud mantém exposições permanentes e itinerantes, buscando estreitar os laços com a sociedade e levar ao maior número de pessoas a historicidade de seu acervo.
Informações adicionais
Projetado pelo engenheiro José Dantas, o Palácio da Justiça destaca-se na Avenida Afonso Pena, ao lado do Automóvel Clube. Na fachada principal e na lateral direita, chamam a atenção as frisas superiores trabalhadas em baixo-relevo, representando alegorias à justiça romana, na concepção do escultor suíço-italiano João Morandi, responsável por várias obras de arte da época da construção de Belo Horizonte. O prédio é tombado pelo Município e pelo Estado.Entrada franca.
Contato
Telefone: 31 3237-6224

E-mail: mejud@tjmg.jus.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Minas Gerais"
0,1Km - Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado - É uma instituição localizada em Belo Horizonte.
Saiba mais
0,2Km - Museu Inimá de Paula - Inaugurado em 29 de abril de 2008, o Museu é uma homenagem ao artista plástico Inimá José de Paula.
Saiba mais
0,4Km - Museu Mineiro - Com riquíssimo acervo de Arte Sacra Colonial, documenta de forma material e simbólica, momentos distintos da formação da cultura do Estado.
Saiba mais
0,5Km - Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte - É um museu localizado em Belo Horizonte.
Saiba mais
0,7Km - Centro de Memória da Escola de Enfermagem - UFMG - O acervo histórico do Centro de Memória é constituído por documentos, fotos e recortes de jornais, fontes para pesquisadores interessados na recuperação da memória da instituição.
Saiba mais
0,7Km - Centro de Memória da Medicina de MG - UFMG - Formada em 1911, pouco depois da criação de Belo Horizonte, a Faculdade de Medicina da UFMG carrega uma história rica, com personagens notáveis.
Saiba mais
0,7Km - DOTART -
Saiba mais
0,7Km - Cine Theatro Brasil - O pioneirismo sempre foi uma das marcas do Cine Theatro Brasil.
Saiba mais
0,7Km - Museu dos Militares Mineiros - dedica-se à memória de duas das mais tradicionais corporações do Estado,
Saiba mais
0,8Km - Centro de Arte Popular - Cemig - Espaço privilegiado de divulgação e apreciação da arte popular de todo o Estado de Minas Gerais, o acervo do museu conduz o visitante ao imaginário de diferentes artistas.
Saiba mais
269,9Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
344,7Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
488,9Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais