Carregando... aguarde
Casa Aberta - A casa-ateliê de Tomie Ohtake-2017-04-13 - Guia das Artes
Casa Aberta - A casa-ateliê de Tomie Ohtake
abrirá em 6 horas e 3 minutos
Casa Aberta - A casa-ateliê de Tomie Ohtake
Quando acontece
inicia na Quinta, 13 Abril
dom
11:00
20:00
seg
ter
11:00
20:00
qua
11:00
20:00
qui
11:00
20:00
sex
11:00
20:00
sab
11:00
20:00
Local
Instituto Tomie Ohtake
Av.Brigadeiro Faria Lima, 201 Pinheiros
Conteúdo

Desde 2014, o Instituto Tomie Ohtake dedica esta sala a mostras sobre a artista que lhe empresta seu nome. A intenção é ter sempre aberta uma oportunidade para que novos públicos entrem em contato com a obra da artista e, ao mesmo tempo, oferecer àqueles que já a conhecem novas abordagens sobre sua história e seu trabalho.

Cada exposição de longa duração que ocupa esta sala aborda um aspecto diferente da produção de Tomie Ohtake – e assuntos não faltam. Ao longo de suas mais de 6 décadas de trabalho, Tomie garantiu que seu trabalho constantemente surpreendesse os espectadores, seus colegas, os críticos e a ela mesma. Comprometida com a experimentação da cor, do gesto e dos materiais, estudou amplamente as formas e percorreu inúmeros processos criativos, sem se deixar cimentar.

Nas exposições anteriores, esta sala já enfatizou a ousadia cromática de uma série de litogravuras, exibiu projetos e esboços de suas pinturas, contou sobre a realização e repercussão de importantes obras públicas que pontuam a cidade de São Paulo e buscou modos de refletir textualmente o caráter circular de muitas de suas pinturas. Agora, impôs-se a vontade de falar sobre o local de elaboração de ideias e execução de boa parte de seus trabalhos: a casa-ateliê de Tomie Ohtake.

Hoje tombada como patrimônio pelo Conpresp – órgão municipal de preservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental –, a casa no Campo Belo, na zona sul de São Paulo, foi habitada por Tomie Ohtake desde 1970, quando se concluiu a primeira fase da construção, até a morte da artista, em 2015. Casa aberta é um ensaio sobre o valor dessa residência que é simultaneamente moradia acolhedora, ambiente criativo e lugar profícuo de encontro. Apresentam-se fotografias históricas e atuais, gravuras e pinturas que integram o acervo da artista, croquis da casa feitos por Ruy Ohtake e a gravação inédita de uma visita à casa na companhia do arquiteto.

Contato
Telefone: +55 (11) 2245-1900
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,0Km - O Céu Ainda É Azul, Você Sabe... - Esta exposição, patrocinada pelo Bradesco e Instituto CCR, foi concebida especialmente para o Instituto Tomie Ohtake e é formada por 65 peças de “Instruções”, que justamente evocam a participação do espectador para sua realização.
Saiba mais
0,0Km - Conversas – Fotografias da Coleção Bank of America Merrill Lynch - Trata-se de uma rara oportunidade de ver reunidos trabalhos dos mais icônicos nomes da produção mundial.
Saiba mais
0,0Km - Instituto Tomie Ohtake - Foi construído especialmente para realizar diversas mostras.
Saiba mais
0,1Km - A CASA – Museu do objeto brasileiro - É um museu localizado em São Paulo.
Saiba mais
0,4Km - Galeria Estação -
Saiba mais
0,4Km - Tu Mercado de Arte e Moda - É um espaço localizado em São Paulo.
Saiba mais
0,6Km - Bolsa de Arte - SP - A Galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre iniciou suas atividades no ano de 1980.
Saiba mais
0,6Km - Museu da Pessoa - O Museu da Pessoa foi fundado em São Paulo, em 1991,
Saiba mais
0,7Km - Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
0,7Km - Galeria Tato - Fundada em 2010 por Tato DiLascio, a Galeria TATO trabalha com artistas efervescentes e multidisciplinares, sendo estes brasileiros ou internacionais, jovens ou já consolidados, que guardam grande afinidade com as questões atuais da arte contemporânea — e
Saiba mais
0,7Km - Raquel Arnaud - a Galeria Raquel Arnaud foi criada em 1973, com o nome de Gabinete de Arte.
Saiba mais
0,7Km - Sede da Associação Amigos do Projeto Guri - A sede do Projeto Guri, fica localizada em São Paulo.
Saiba mais
2,3Km - Pedra no Céu – Arte e Arquitetura de Paulo Mendes da Rocha - Com curadoria de Cauê Alves e Guilherme Wisnik, a mostra traça um paralelo entre arte e a arquitetura de Paulo Mendes da Rocha, autor do projeto do MuBE.
Saiba mais
4,0Km - Avenida Paulista - Integram a mostra 16 artistas contemporâneos, que realizaram novos projetos, específicos para a exposição, sobre a avenida e seu entorno, e outros 43 artistas que já pensaram e retrataram a avenida em trabalhos passados, participando assim do núcleo icono
Saiba mais
4,0Km - Histórias da arte moderna e contemporânea - O curso tem por objeto a produção artística da segunda metade do século 19 até os dias atuais.
Saiba mais
4,0Km - Wanda Pimentel: Envolvimentos - O foco da exposição, que exibe cerca de 30 pinturas vindas de coleções institucionais e privadas, é nos anos 1967-69, seu período mais prolífico.
Saiba mais
4,8Km - O impressionismo e o Brasil - Além das cerca de 70 obras, a mostra conta com linha do tempo e vídeos de Carlos Nader para contextualizar os visitantes.
Saiba mais
4,8Km - Projeto Parede | “Mergulhe em mim, para poder surgir de mim” - Essa instalação espelha as águas do Córrego do Sapateiro, que passa do lado de fora do MAM.
Saiba mais
4,9Km - Os Desígnios da Arte Contemporânea no Brasil - A mostra é uma seleção de nove artistas, tomando a pintura como meio e a paisagem das diversas partes do país, como o ponto de contato entre eles.
Saiba mais
5,2Km - Bambu - Histórias de Um Japão - É a primeira exposição da Japan House em São Paulo.
Saiba mais