Carregando... aguarde
Theatro São Pedro - Guia das Artes
Theatro São Pedro
aberto agora
Teatros
Theatro São Pedro
Horários de funcionamento
dom
10:00
18:00
seg
ter
10:00
20:00
qua
10:00
20:00
qui
10:00
20:00
sex
10:00
20:00
sab
10:00
20:00
Local
Rua Barra Funda, 171 - Barra Funda
Conteúdo

Inaugurado em 1917, o Theatro São Pedro é um dos poucos remanescentes ativos de uma geração de casas de espetáculo que floresceram entre o final do século XIX e o início do século XX, tanto em nossa cidade quanto em outros centros urbanos do Brasil e da América Latina, como o Teatro Amazonas de Manaus, o Theatro da Paz de Belém, o Colón de Buenos Aires e o Teatro Solis de Montevidéu. Aqui em São Paulo, espalhados por diversos locais de nossa cidade, palcos como o do Teatro Minerva, no bairro de Santana, do Teatro Provisório Paulistano, na Rua Boa Vista, do Theatro Politheama, na Avenida São João, ou do Colombo, no Brás, apresentavam uma programação intensa de teatro, cinema e música.

Desde o início, o público frequentador do São Pedro foi diversificado, incluindo representantes da alta sociedade em apresentações de gala e os jovens do bairro, que iam atrás dos ingressos promocionais e das sessões de cinema, mesmo que fosse necessário assistir de pé às apresentações.

A história do São Pedro, de lá para cá, foi marcada por dois traços: por um lado, uma longa série de fechamentos e reinaugurações, cada uma delas fazendo com que o local se reinventasse em um novo formato, amoldando-se às transformações da capital. Por outro, uma presença sempre intensa e marcante na história cultural da cidade: foi aqui que, nas décadas de 1960 e 1970, se abrigaram grupos teatrais como o Papyrus, foco de resistência à ditadura militar e de intensa pesquisa artística. No palco do São Pedro foram apresentadas nesse período peças paradigmáticas como Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto e música de Chico Buarque; Marta Saré, de Gianfrancesco Guarnieri e Edu Lobo, com Fernanda Montenegro e Beatriz Segall; e durante a encenação de Queda da Bastilha os atores Celso Frateschi e Denise Del Vecchio chegaram a ser presos em cena.

 

Programação atual:

Ópera no Hall do Theatro São Pedro

A Academia de Ópera Theatro São Pedro e Ópera Estúdio EMESP apresentam L’Elisir D’ amore, de Gaetano Donizetti, no hall do Theatro São Pedro.

Data: 16/08/2017
Horário: 12:40
Entrada: Franca

 

Ópera Arlecchino & Pulcinella

Programa duplo com repertório do século 20. O maestro norte-americano Ira Levin foi convidado para reger Arlecchino, de Ferruccio Busoni, e o balé Pulcinella, de Igor Stravinsky, com a participação da São Paulo Companhia de Dança.

Datas: 19, 21, 23, 25 e 27 de agosto de 2017
Horário: 20:00
Entrada: Paga
Ingressos: R$15 a R$80

Ira Levin: direção musical e regência
William Pereira: direção cênica e concepção de cenário
Giovanni Di Palma: coreografia
Fábio Namatame: figurinos
Mirella Brandi: iluminação

Elenco de Arlecchino

Arlequim (Vinicius Atique), Colombina (Denise de Freitas), Leandro (Giovanni Tristacci), Sr. Mateo Del Sarto (Rodolfo Giuliani), Doutor Bombasto (Pepes do Valle), Abate Cospicuo (Johnny França).

Elenco de Pulcinella

São Paulo Companhia de Dança:
Pulcinella (Diego de Paula), Pimpinella (Thamiris Prata), Prudenza (Paula Alves), Rosetta (Luciana Davi), Fourbo (Yoshi Suzuki), Caviello (André Grippi), Florindo (Nielson Souza).
Moça do Povo – Michelle Molina, Morgana Cappellari e Ammanda Rosa.
Pequeno Pulcinella – Hiago de Castro, Bruno Veloso, Mozart Mizuyama e Vinícius Vieira.

Cantores:
Denise de Freitas, Giovanni Tristacci, Vinicius Atique.

Contato
Telefone: +55 (11) 3667-0499 (Bilheteria)
e-mail: info@theatrosaopedro.org.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,7Km - OFICINA DA PALAVRA CASA MÁRIO DE ANDRADE - A Oficina Casa Mário de Andrade foi inaugurada em agosto de 1990, no bairro da Barra Funda, endereço da antiga casa do escritor e intelectual Mário de Andrade, um dos principais ideólogos do movimento modernista e da Semana de Arte Moderna, em 1922.
Saiba mais
0,8Km - Galeria Pilar - Inaugurada em 2011 por Elisio Yamada e Henrique Miziara,
Saiba mais
0,9Km - Centro Cultural Porto Seguro - No intuito de promover a difusão e a produção artísticas, o Espaço Cultural Porto Seguro se constitui de maneira multidisciplinar.
Saiba mais
1,1Km - Museu da Energia de São Paulo - Desde 2005, após ser cedido pela Secretaria do Estado da Cultura, o local é a sede de São Paulo da Fundação de Energia e Saneamento,
Saiba mais
1,1Km - Espaço Arte M. Mizrahi -
Saiba mais
1,2Km - Museu da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo - Foi fundado em junho de 2000 com a intenção de reunir o acervo de parte da história dos mais de 400 anos de vida da Irmandade da Santa Casa.
Saiba mais
1,2Km - Teatro Folha - Inaugurado em novembro de 2001, o Teatro Folha já recebeu mais de 2 milhões de espectadores.
Saiba mais
1,4Km - Acervo e Museu Monteiro Lobato - O escritor Monteiro Lobato, autor de histórias infantis como o “Sítio do Pica-Pau Amarelo” e “Reinações de Narizinho”, é lembrado em um acervo que faz referência à vida e obra.
Saiba mais
1,5Km - Memorial da América Latina - o Memorial da América Latina foi concebido para ser um espaço de integração e informação dos países latino- americanos, de suas raízes e culturas, e acolhe, também, a sede do Parlamento Latino-Americano - Parlatino.
Saiba mais
1,5Km - Fibra Galeria -
Saiba mais
1,6Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
1,6Km - Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
1,9Km - JAMAICA, JAMAICA! - Jamaica, Jamaica! - uma exposição concebida pela Cité de la musique - Philharmonie de Paris, produzida e realizada pelo Sesc São Paulo
Saiba mais
2,1Km - Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
2,1Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais
2,1Km - GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
2,1Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
2,5Km - Conheça os lasers que chegaram da Rússia para o centro de SP - Por Tundra
Saiba mais
2,5Km - Diurna, de Laura Vinci, uma experiência íntima de paisagem e natureza - Por Laura Vinci
Saiba mais
3,2Km - Acervo em Transformação - A volta dos radicais cavaletes de cristal de Lina Bo Bardi à exposição do acervo apresenta uma seleção de obras provenientes de diversas coleções do museu, abrangendo um arco temporal que vai do século 4 a.C. a 2008. Os cavaletes tiveram sua estreia na ab
Saiba mais