Carregando... aguarde
Heitor dos Prazeres Protagonismo e Arte-2018-03-03 - Guia das Artes
Heitor dos Prazeres: Protagonismo e Arte
no próximo sábado às 11:00h
Heitor dos Prazeres: Protagonismo e Arte
Quando acontece
inicia na Sábado, 03 Março
dom
seg
ter
qua
qui
sex
sab
11:00
Local
MASP - MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO ASSIS CHATEAUBRIAND
AV PAULISTA, 1578
Conteúdo
A potência criativa de Heitor dos Prazeres – sambista, compositor e artista plástico nascido no Rio de Janeiro, em 1898, e falecido na mesma cidade, em 1966 – nos apresenta, de modo crítico e poético, uma pesquisa visual relacionada aos espaços de sociabilidade negra e expressões da cultura brasileira de matriz africana firmadas em solo carioca no início do século XX.  Entre tons vibrantes e movimentos ritmados, as cenas retratadas pelo artista são aquelas que ele próprio vivenciou ou pode observar nos arredores da Praça Onze, criando uma narrativa própria dentro da História da Arte. Seguindo este passo, a palestra tem como proposta traçar diferentes possibilidades de leitura e análise da produção artística de Heitor em diálogo com obras de sua autoria presentes no acervo do MASP, reconhecendo a dimensão crítica, estética e simbólica daquele que registrou com maestria as urgências de seu tempo e de sua história.
 
 
 
Palestrante:
 
GLAUCEA HELENA
Artista visual e arte educadora. Licenciada em Educação Artística pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e especialista em Gestão Cultural pelo Centro Universitário Senac-SP. Trabalhou como arte educadora para as relações étnico-raciais na Secretaria Municipal de Educação (SME-SP), como assistente de coordenação do Núcleo de Educação do Museu Afro Brasil e assistente artístico-pedagógica na Fábrica de Cultura da Brasilândia. Atualmente é co-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Americanos (NEPAFRO) e gestora do Terreirão Cultural.
Informações adicionais
Data e Horário: 3.3.2018 Sáb 11h Inscrições presenciais
Contato
Tel: +55 11 3149 5959
masp.org.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
0,0Km - MASP - O MASP é um museu privado sem fins lucrativos...
Saiba mais
0,6Km - Teatro Gazeta - Localiza-se na Avenida Paulista, em São Paulo.
Saiba mais
0,9Km - Teatro Frei Caneca - O espaço também permite a realização de eventos coorporativos de todos os segmentos.
Saiba mais
0,9Km - Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
0,9Km - Teatro Augusta - Localiza-se na Rua Augusta, na cidade de São Paulo.
Saiba mais
0,9Km - Galeria nicoli - DESIGN ART GALLERY
Saiba mais
0,9Km - Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais
0,9Km - Dconcept- Dirigido por Cecilia Isnard e localizado em vila projetada por Flávio de Carvalho, nos Jardins, o escritório mantém em acervo obras de Adriana Coppio, Catherine Ferraz, Cecilia Dequech, Clarice Gonçalves, Daniella Liu Herzog, Dione Veiga, Felipe Oliveira
Saiba mais
1,0Km - Teatro Ruth Escobar - A montagem de estréia foi "A Ópera dos Três Vinténs", de Bertolt Brecht, sob a direção de José Renato, configurando, desde o início, o caráter revolucionário desta casa de espetáculos.
Saiba mais
1,0Km - Galeria Mapa -
Saiba mais
229,8Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
351,0Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais