Carregando... aguarde
Centro Cultural Banco do Brasil recebe retrospectiva da artista japonesa Chiharu Shiota-2019-11-13 - Guia das Artes
Centro Cultural Banco do Brasil recebe retrospectiva da artista japonesa, Chiharu Shiota
abrirá em 3 horas e 14 minutos
Centro Cultural Banco do Brasil recebe retrospectiva da artista japonesa, Chiharu Shiota
Quando acontece
Quarta, 13 Novembro até Segunda, 27 Janeiro
dom
09:00
21:00
seg
09:00
21:00
ter
09:00
21:00
qua
09:00
21:00
qui
09:00
21:00
sex
09:00
21:00
sab
09:00
21:00
Local
Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB SP)
Rua Álvares Penteado, 112 – Centro
Conteúdo

 

Exposição tem trabalhos de Chiharu Shiota do início de sua carreira, em 1994, até instalações inéditas inspiradas no Brasil.

Linhas interligando sapatos, chaves, camas, cadeiras e vestidos. A memória é a base de “Linhas da Vida”, retrospectiva da artista japonesa Chiharu Shiota, que abre nesta quarta (13), no Centro Cultural Banco do Brasil.

Com curadoria de Tereza de Arruda, a mostra reúne 70 obras, divididas em cinco núcleos. Fotografias, vídeos, desenhos, gravuras e, claro, as instalações, são as peças que movimentam as reflexões sobre a vida. Uma das obras, “Além da Memória”, é inédita e foi criada exclusivamente para o Brasil, e pode ser vista de todos os andares do prédio.

Além das grandes estruturas feitas de fios, Chiharu inclui em sua criação desenhos, pintura, fotografias e vídeo-performances, como “Se Transformando em Pintura” (1994), no segundo andar, onde ela passou tinta tóxica no próprio corpo e sentiu sua pele queimar.

Nascida em Osaka, em 1972, atualmente a artista vive em Berlim, e desde seu primeiro trabalho, em 1994, expôs em diversas instituições conceituadas. Sua primeira mostra no Brasil aconteceu em 2015, no Sesc Pinheiros, com três instalações montadas a partir de materiais doados pelo público.

Além da mostra no CCBB, a artista terá uma instalação, “Internal Line”, exposta até 2/2/2020 na Japan House (av. Paulista, 52, Bela Vista; tel.: 3090-8900; grátis).

Serviço:
Linhas da Vida, exposição de Chiharu Shiota
Período expositivo: 13 de novembro a 27 de janeiro de 2020
Entrada gratuita

Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo - CCBB SP

Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. São Paulo -SP
(Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô)
(11) 3113-3651/3652 | Todos os dias, das 9h às 21h, exceto às terças.

Instalação Internal Line, Chiraru Shiota
Japan House São Paulo (Avenida Paulista, 52)
De 13 de novembro de 2019 a 02 de fevereiro 2020
Térreo
Entrada Gratuita

Contato
(11) 3113-3651/3652
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
Mostra ‘Sob Ataque’ volta à revolução de 1924 para abordar as bombas reais e simbólicas que contam a história do bairro dos Campos Elíseos - Exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa, abre-se ao público dia 26 de outubro e segue em cartaz até 15 de março na Casa da Imagem.
Saiba mais
ACERVO EM TRANSFORMAÇÃO: MUSEUM OF CONTEMPORARY ART CHICAGO NO MASP - Acervo em transformação é o título da exposição de longa duração da coleção do MASP.
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
Centro Cultural Banco do Brasil recebe retrospectiva da artista japonesa, Chiharu Shiota - Exposição tem trabalhos de Chiharu Shiota do início de sua carreira, em 1994, até instalações inéditas inspiradas no Brasil.
Saiba mais
Democrart -
Saiba mais
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
EXPOSIÇÃO PANORÂMICA SOBRE A OBRA DE ANNA BELLA GEIGER - O MASP e o Sesc estão corealizando uma exposição panorâmica sobre a obra de Anna Bella Geiger (Rio de Janeiro, 1933), que abordará diversos períodos da trajetória da artista, incluindo trabalhos desde a década de 1950 até os anos 2000.
Saiba mais
Exposição Retratos de Ema Klabin - Confira as palestras e oficinas na Casa-Museu Ema Klabin
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
MUIRAPIRANGA - EXPOSIÇÃO ‘MUIRAPIRANGA’, DE ELIZABETH TITTON, INAUGURA NOVO ESPAÇO NA FUNARTE COM OBRAS DE GRANDE PORTE
Saiba mais
Palácio Tangará promove exposição em homenagem ao legado de Ayrton Senna - Com inauguração na próxima quinta-feira (14/11), a exposição é parte de uma parceria firmada entre o Instituto Ayrton Senna e o Palácio Tangará; ações buscam reverter recursos para projetos educacionais implementados pela organização na rede público do pa
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais