Carregando... aguarde
Buffoni Desenhos Para A Modernidade-2021-09-18 - Guia das Artes
Buffoni, Desenhos Para A Modernidade
Evento encerrado
Buffoni, Desenhos Para A Modernidade
Quando aconteceu
Sábado, 18 Setembro até Domingo, 24 Abril
Local
Casa Modernista | Museu da Cidade de São Paulo
R. Santa Cruz, 325 – Vila Mariana, São Paulo – SP (próximo à estação Santa Cruz do metrô)
Conteúdo

 

Um muralista italiano em São Paulo

A obra de Bramante Buffoni moveu-se sobre diversos suportes e escalas. Entre a pintura, as artes gráficas, a cenografia, a decoração de interiores e o muralismo, o artista italiano realizou a maior parte de sua obra em São Paulo, onde fixou moradia no início da década de 1950. 

Destacam-se, nessa trajetória diversificada, as muitas marcas que Buffoni deixou na configuração moderna da paisagem paulistana com os painéis artísticos presentes em edifícios – de autoria de arquitetos também italianos, que se estabeleceram aqui no mesmo período –, como é o caso das galerias na área central da cidade. Nesse sentido, a produção do artista pode ser considerada precursora das intervenções que cada vez mais ocupam nossas ruas.

A exposição reafirma o eixo curatorial da Casa Modernista – reconhecido legado desse movimento estético ao patrimônio nacional, e que em breve será restaurado – no sentido de resgatar a memória e incentivar a reflexão sobre a produção moderna na capital paulista. 

Com curadoria da pesquisadora Patricia Freitas, a mostra traz ao público um conjunto expressivo da diversificada trajetória de Buffoni, em sua representativa atuação como artista moderno que dialoga com a cidade e a indústria. 

Marcos Cartum
Diretor
Departamento dos Museus Municipais
Museu da Cidade de São Paulo

 

A carreira de Bramante Buffoni (1912-1989), em todo o seu trajeto, exemplifica uma mudança no estatuto do artista na era pós-Revolução Industrial. Nas primeiras décadas do século 20 era comum que novas linguagens artísticas se desenvolvessem não apenas nos campos da pintura e da escultura, mas também na produção de ilustrações, cartazes, murais, cenografias, tapeçarias, entre outras técnicas. 

O entendimento de uma modernidade ampliada incentivou a formação de artistas múltiplos, interessados nas relações entre arte, cidade e indústria. Alinhado com esses propósitos, Buffoni entendia-se como um desenhista, não no sentido canônico do termo, mas em seu sentido moderno. Projetava um cartaz comercial com o mesmo espírito de um mural decorativo. Ambos contribuíam para uma experiência de vida moderna.

O conjunto de obras aqui exposto nos dá a dimensão dos diversos meios de atuação de Buffoni, tanto na Itália como no Brasil. No térreo estão as produções em artes gráficas, suas participações em feiras e mostras milanesas, como as Trienais, e sua profícua produção de cartazes para a Olivetti e a Pirelli. Já no primeiro andar estão contempladas as produções murais do artista em São Paulo, desde os projetos residenciais até as galerias comerciais do centro da cidade. Neste ponto, destacam-se as importantes relações que Buffoni construiu no ambiente ítalo-paulista dos anos de 1950, aproximando-se de nomes como Pietro Maria Bardi, Giancarlo Palanti, Giuseppe Scapinelli e Francisco Matarazzo Sobrinho. A apresentação geral dos trabalhos de Buffoni – até então inédita no Brasil –  permite-nos observar os processos de construção de sentido utilizados pelo artista, seus caminhos para explorar diferentes suportes e como ele criou um alfabeto próprio, com o qual se comunicou em diferentes idiomas.

Patricia de Freitas
Curadora

 

Serviço:

Buffoni, desenhos para a modernidade

Casa Modernista | Museu da Cidade de São Paulo
R. Santa Cruz, 325 – Vila Mariana, São Paulo – SP (próximo à estação Santa Cruz do metrô)

18 de setembro de 2021 a 24 de abril de 2022
Terça a sexta, das 10h às 16h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
Entrada gratuita, sem necessidade de agendamento ou retirada de ingresso.
Obrigatório o uso de máscara.
Serviço educativo disponível.

 

Fonte: Museu da Cidade

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
-
Saiba mais
"Abdias Nascimento: um artista panamefricano" - MASP apresenta maior mostra já vista dedicada ao artista e ativista Abdias Nascimento
Saiba mais
"AGOSTINHO BATISTA DE FREITAS – MESTRE DAS RUAS" - GALERIA ESTAÇÃO ABRE SEU ACERVO E REALIZA A MOSTRA “AGOSTINHO BATISTA DE FREITAS – MESTRE DAS RUAS”
Saiba mais
"Ecos do Moderno ao Contemporâneo" - A exposição "Ecos do Moderno ao Contemporâneo" chega ao Centro Cultural Correios SP, homenageando o centenário da Semana de Arte Moderna de 22
Saiba mais
"LYGIA" -
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Volpi popular-
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais
VUADORA -
Saiba mais
‘Espuma Delirante’ de Rafael Silveira, com curadoria de Baixo Ribeiro -
Saiba mais
“A Beleza Sombria dos Monstros: 13 Anos da Arte de Tim Burton” - Exposição interativa de Tim Burton chega a São Paulo em maio
Saiba mais
“Modernismo. Destaques do acervo“ - Pinacoteca celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna com nova exposição
Saiba mais