Carregando... aguarde
Museu Histórico Municipal Manoel Francisco de Oliveira - Guia das Artes
Museu Histórico Municipal Manoel Francisco de Oliveira
Museus
Museu Histórico Municipal Manoel Francisco de Oliveira
Horários de funcionamento
dom
seg
ter
qua
qui
sex
sab
Local
Rua Presidente Roosevelt, s/n
Conteúdo

História

   O Museu Histórico Municipal “Manoel Francisco de Oliveira” foi inaugurado no dia 07 de junho de 2008, com o apoio financeiro da Fundação para o Amparo da Ciência do Estado de São Paulo – FAPESP.
   O Projeto “A criação de um Centro Cultural (museu) no município de Álvares Machado – SP e sua ação Educativa e Turística” teve o seu início em dezembro de 2006, com a previsão de término em novembro de 2009.

   O objetivo principal foi o levantamento completo e estrutural do prédio destinado ao Museu (antigo clube) para que, com base nestes resultados, pudessem ser criadas condições para uma reorganização da parte administrativa, reserva técnica e da própria área de exposição, de forma a facilitar o manejo dos acervos e tornar o aprendizado dos visitantes, sobretudo crianças, muito mais prazerosa.
   A criação de um Centro Cultural (Museu) em Álvares Machado era um sonho antigo. A Comissão de Criação do Museu em Álvares Machado foi formada em 2003, e vem, desde então, amealhando um acervo sobre a história de Álvares Machado.  No entanto esse material, além de numericamente pequeno, não havia tido o uso desejável e possível, seja para pesquisadores, seja para alunos das escolas das redes local e regional, seja para a comunidade em geral, já que não existia espaço apropriado.

O Acervo

O acervo Paleontológico: está em exposição um fêmur de titanossauro encontrado em Álvares Machado por um pesquisador da UNESP e que tem uma idade aproximada de 80 milhões de anos;

O Acervo Arqueológico: conta com peças que vão desde artefatos de pedra (líticos) lascada ou polida e cerâmicas, encontrados nos sítios arqueológicos do Município de Álvares Machado, e que constituem Patrimônio Arqueológico Nacional, estando sob guarda do CEMAARQ.

A pedra lascada: é constituída por lascas e estilhas, alguns raspadores e cortadores, dentre outros, pertencentes a populações pré-históricas que viveram na região entre 7.000 anos e 5.000 anos antes do presente.

Pedra polida , representada por lâminas de machado e mão de pilão, além de um fragmento de mão de pilão.

Cerâmica: desta fase estão presentes fragmentos de vasilhas dos mais variados tipos e decorações Estas duas tradições (pedra polida e cerâmica) foram elaboradas por populações lavradoras, ceramistas semi-sedentárias ou sedentárias, com idade  aproximada de 1000 anos e que  também fazem  parte  do acervo arqueológico que está sob guarda do CEMAARQ.

O acervo histórico: é composto por ferramentas agrícolas, rádios, relógios, toca-discos, máquinas calculadoras e de escrever, gramofone, telefones, utensílios domésticos, entre outros. Todos estes materiais foram doados pela comunidade, fazendo portanto parte do acervo do Museu (Figura 24).

Material Iconográfico: estão expostas fotos tanto de edificações antigas, como de pessoas, culturais, escolares, festividades, dentre outras. Também os documentos fazem parte do acervo e da exposição.

Mapas, cartas e plantas: algumas plantas antigas da cidade, planta da torre da igreja matriz, bem como outras cartas importantes para o Município fazem parte do acervo e da exposição.

Colônia Japonesa: várias peças representativas da imigração japonesa foram cedidas, algumas a título de empréstimo, pela colônia japonesa, integrando a exposição, tais como: bonecas, origamis, porcelanas.

Contato
Email Público: museu_municipal@hotmail.com

Telefone Público: (18) 3273-1675

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
7,8Km - Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto - Visitar a Fundação Museu e Arquivo Histórico de Presidente Prudente Antônio Sandoval Netto é como viajar no tempo e navegar na história da cidade.
Saiba mais
8,4Km - Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia -Possui um acervo de, aproximadamente, 98.000 artefatos de pedra lascada, polida, cerâmicas e material malacológico, resultantes das pesquisas de campo, correspondente a duas populações diferenciadas, uma que teria vivido na região há aproximadamente 7.00
Saiba mais
76,0Km - Museu Municipal de Porecatu (Museu Municipal José Jabour) - Museu localizado na cidade de Porecatu.
Saiba mais
76,7Km - Museu de Arqueologia de Iepê -O acervo Guarani exposto no museu é composto por mais de 100 peças, entre vasilhas de cerâmica inteiras, fragmentos de vasilhas cerâmicas, pedras lascadas, pedras polidas, vasilha esculpida em pedra, mãos de pilão, lâminas de machado, fragmentos de lâmin
Saiba mais
82,7Km - Museu Histórico Municipal João Rissatti - É um museu localizado na cidade de Cafeara, Paraná.
Saiba mais
83,4Km - Parque Florestal de Ibicatu - Reserva biológica localizada em Centenário do Sul.
Saiba mais
98,3Km - Museu Municipal de Colorado - Museu localizado na cidade de Colorado, no Paraná.
Saiba mais
103,1Km - Museu e Arquivo Histórico Jornalista José Jorge Júnior - O acervo do museu começou a ser formado mediante a iniciativa do cidadão José Jorge Junior, responsável por reunir a maior parte dos objetos que nele se encontra.
Saiba mais
105,9Km - Museu Municipal Gecy Fonseca - É um museu localizado em Bela Vista do Paraíso.
Saiba mais
118,0Km - Museu Histórico de Sertanópolis - Museu histórico localizado na cidade de Sertanópolis.
Saiba mais
433,2Km - Não é claro antes que a noite caia-
Saiba mais
441,2Km - Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul- As obras dos artistas argentinos Eduardo Basualdo e Graciela Sacco serão expostos na Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul (BienalSur), a partir desta terça-feira (5) no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS).
Saiba mais
441,3Km - Trienal Frestas - Mostra, que contou com a curadoria de Daniela Labra, procura promover intercâmbios e aproximações entre artistas locais, regionais e internacionais.
Saiba mais
516,2Km - "Paisagens Entre Aspas" - Sandra Gamarra
Saiba mais
516,2Km - Pinturas_Rubens Matuck- Por Rosely Nakagawa
Saiba mais
516,6Km - Filho de Duas Nordestinas - LEO LADISLAU
Saiba mais
516,6Km - MAE - Mostra de Arte Erotica -
Saiba mais
516,6Km - 85 CARNAVAIS - NELSON LEIRNER
Saiba mais
516,8Km - O Sagrado é o Amor - Ernesto Neto
Saiba mais
517,0Km - Respirar Sem Oxigênio - A mostra coletiva, traz trabalhos de artistas que tratam da investigação vulnerabilidade do corpo como um meio para criação de novas potências, entre diferentes gerações.
Saiba mais