Carregando... aguarde
Memorial Aeroespacial Brasileiro - MAB - Guia das Artes
Memorial Aeroespacial Brasileiro - MAB
Museus
Memorial Aeroespacial Brasileiro - MAB
Horários de funcionamento
dom
seg
ter
qua
qui
sex
sab
Local
Avenida Brigadeiro Faria Lima, s/n (acesso para o Aeroporto de São José dos Campos). Parque Martins Sererê
Conteúdo

O Memorial Aeroespacial Brasileiro, construído em 2004, mantém viva a memória das conquistas do DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial e do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. O acervo do Memorial está distribuído nos ambientes: Ensino, Aeronáutica, Defesa, Espacial e Pesquisas Associadas.

O Ambiente Ensino apresenta algumas curiosidades de 1950, como o primeiro aparelho de fax utilizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), e painéis que contam a história do instituto.

O Ambiente Aeronáutica expõe as primeiras e as principais pesquisas do DCTA, incluindo motores, motor a álcool (veículo Dodge), e maquetes de ensaio em túnel de vento.

O segundo protótipo do Bandeirante, primeiro avião desenvolvido e fabricado no Brasil, e um painel dedicado ao tenente-brigadeiro-do-ar Paulo Victor da Silva, considerado o precursor da indústria aeronáutica brasileira, complementam esse setor da exposição.

O protótipo foi restaurado em 2008, durante as comemorações dos 40 anos de lançamento da aeronave, que teve seu voo inaugural no dia 22 de outubro de 1968.

Defesa e pesquisas

O Ambiente Defesa mostra itens pesquisados e desenvolvidos pelo DCTA e pelas empresas Avibras e Mectron, representando a indústria bélica brasileira com bombas, empenas, suporte com lançadores múltiplos e mísseis.

O Ambiente Espacial traz maquetes dos foguetes Sonda e do VLS-1 (Veículo Lançador de Satélites), semicoifas, propulsores, tubeira e protótipo do giroscópio a fibra óptica; entre outros..

O Ambiente Pesquisas Associadas expõe as pesquisas de ponta realizadas pelos institutos do DCTA, como o protótipo de urna eletrônica em funcionamento nas eleições, laser de Hélio-Neônio, etc.

Na área de exposição externa, estão aeronaves de fabricação nacional e foguetes do Programa Espacial Brasileiro, incluindo uma réplica em escala natural do VLS (Veículo Lançador de Satélites). O espaço marechal-do-ar Casimiro Montenegro Filho homenageia o fundador do então CTA e do ITA.

No local, estão expostos o acervo pessoal do marechal, doado pela família, e um painel com fotos e textos que retratam um pouco de sua vida.

Contato
telefone: (12) 3947-7844

e-mail: mab@cta.org.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
5,2Km - Museu de Esportes - É um centro de exposições e visitação, inaugurado em 30 de Julho de 1999 tendo sido instalado, inicialmente, no bairro de Santana, região norte do município.
Saiba mais
6,6Km - Museu do Folclore de São José dos Campos - A missão do Museu do Folclore é desenvolver ações de salvaguarda, divulgação, formação e informação, valorizando o folclore da região de São Jose do Campos, Vale do Paraíba e Litoral Norte; e contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e for
Saiba mais
20,3Km - Museu Histórico e Pedagógico Ministro José de Moura Resende - Abriga diversos tipos de peças que ajudam a contar a história de Caçapava.
Saiba mais
21,0Km - Museu Ipiranga - 6o Batalhão de Infantaria Leve - Regimento Ipiranga - O Museu Ipiranga, deve assegurar e gerir os processos de conservação e exposição de objetos de valor histórico, artístico e documental do patrimônio militar (confiados à sua guarda);
Saiba mais
40,6Km - Museu da Imagem e do Som de Taubaté - É o maior acervo de imagens históricas da região.
Saiba mais
53,0Km - Museu Histórico e Pedagógico D. Pedro I e Dona Leopoldina - Seu acervo é composto de peças e documentações históricas.
Saiba mais
58,5Km - Museu Felícia Leirner - O Museu Felícia Leirner, está instalado, desde 1978, em Campos do Jordão/SP, tendo sido oficializado em 2001, pelo Decreto estadual nº 46.466.
Saiba mais
59,8Km - Palácio Boa Vista - O Palácio Boa Vista, foi inaugurado em 21 de julho de 1964, pelo então governador Adhemar de Barros, para servir de residência de inverno do Governador.
Saiba mais
63,0Km - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba - O MACC - Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba apresenta a sala de exposição permanente onde está exposto um panorama da história do município com fotos, textos e objetos antigos.
Saiba mais
66,5Km - Capela de São Miguel Arcanjo - Em 1560, com a transferência da vila de Santo André da Borda do Campo para São Paulo de Piratininga,
Saiba mais
77,7Km - Retratos da Ausência: Trajetos de Ancestralidade - O Museu Barão de Mauá abre a exposição Retratos da Ausência: Trajetos de Ancestralidade, que foca suas obras na arte afro-brasileira.
Saiba mais
84,6Km - Linhas de Histórias - O Livro ilustrado em Sete Autores - Haverá também bate-papo com os autores e curadores.
Saiba mais
85,9Km - Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
85,9Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais
85,9Km - GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
85,9Km - Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
85,9Km - No subúrbio da modernidade - Di Cavalcanti 120 anos - Mostra de Di Cavalcanti em SP exibe mais de 200 obras do artista.
Saiba mais
86,1Km - No Subúrbio da Modernidade - Di Cavalcanti 120 anos - Um dos mais importantes artistas do modernismo brasileiro, Emiliano Di Cavalcanti será tema de mostra retrospectiva na Pinacoteca de São Paulo.
Saiba mais
86,4Km - Mauro Restiffe: Álbum - A Pinacoteca de São Paulo, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, inaugura a primeira exposição panorâmica da obra de Mauro Restiffe em um museu brasileiro.
Saiba mais
86,4Km - ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais