
19:00
19:00
19:00
19:00
19:00
17:00
Assinado pelo arquiteto Marcelo Rosenbaum, o projeto arquitetônico foi pensado para criar um ambiente acolhedor, aproximando-se de seu publico. As mostras são frequentemente organizadas por curadores convidados, que costumam participar de encontros e conversas abertos ao público.
Nos últimos anos, diversos nomes da cena contemporânea foram lançados também em programas como Zip’Up, projeto criado em 2011, e o Salão dos Artistas sem Galeria, realizado na Zipper desde 2012 – ambos voltados a artistas ainda não inseridos no circuito comercial de São Paulo. Outra missão da galeria é a formação de um novo público, tanto de jovens colecionadores como de pessoas interessadas no mundo da arte.
Recentemente, a Zipper passou também a olhar para a produção experimental em novos meios dos anos 1980 e 1990, nomes que influenciaram uma produção mais recente no cenário brasileiro e latino-americano, entre eles a argentina Graciela Sacco e o brasileiro Mario Ramiro, integrados ao time da galeria.
A Zipper foi idealizada por Fabio Cimino, que começou sua carreira no mercado da arte brasileira em 1983 trabalhando com a galerista Raquel Arnaud, atuando desde então com art advisor e marchand. Foi o fundador da galeria Brito Cimino, que funcionou entre 1997 e 2008, responsável por lançar e consolidar diversos nomes da arte moderna e contemporânea na cena internacional. Desde 2012, a Zipper é comandada também por Lucas Cimino, que participou também da concepção do projeto inicial da galeria.
Artistas: Adriana Duque, Alessandra Duarte, Ana Holck, Bruno Kurru, Camille Kachani, Carolina Ponte, Daniel Escobar, Estela Sokol, Felipe Morozini, Geraldo Marcolini, Highraff, James Kudo, Jardineiro André Feliciano, João Castilho, Kátia Maciel, Marcelo Amorim, Marcelo Tinoco, Nati Canto, Pedro Varela, RAG, Renata Egreja, Ricardo Rendón, Ricardo van Steen, Rodrigo Cunha, Rodrigo Oliveira, Rodrigo Zeferino, Valentino Fialdini
zipper@zippergaleria.com.br