Carregando... aguarde
A rotina das paredes-2025-08-02 - Guia das Artes
A rotina das paredes
Faltam 12 dias para o início21/07/2025|02/08/2025
A rotina das paredes
Quando acontece
Sábado, 02 Agosto até Sábado, 23 Agosto
dom
seg
ter
qua
qui
sex
sab
Local
Galeria Contempo
Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1644, Jardim América
Conteúdo

 

“A rotina das paredes”

Exposição com pinturas de interiores e naturezas-mortas inaugura espaço reformado da Galeria Contempo, em São Paulo

 

Primeira exposição no espaço físico reformado da galeria, “A rotina das paredes” apresenta um conjunto de uma dezena pinturas, a partir do dia 2 de agosto, sábado, na Contempo, que ocupa uma casa da Alameda Gabriel Monteiro, em São Paulo.

Até o dia 23 de agosto, a exposição coletiva reunirá trabalhos de Chen Kong Fang, Lilian Camelli e Uéslei Fagundes, com curadoria de Gabriel San Martin, em um recorte voltado a pinturas de interiores e de naturezas-mortas da produção dos artistas.

Se o ponto alto de boa parte da pintura figurativa brasileira se manifestou em gêneros “menores”, como na natureza-morta, na paisagem e na pintura de gênero, San Martin argumenta que sua vocação privada reitera a constituição de um espaço privilegiado de esclarecimento da capacidade de cada um de dispor o mundo.

“A espacialidade estranha casada às superfícies instáveis e ao tonalismo tímido das pinturas, como por exemplo nas obras de José Pancetti, Alfredo Volpi, Eleonore Koch e do próprio Chen Kong Fang, encontra a intimidade protetora de um espaço doméstico que desestabiliza as relações entre figura e fundo, sujeito e objeto. Como se diferenciando público e privado, fosse ainda tudo a mesma coisa”, afirma o curador.

 

Ao trazer Uéslei Fagundes e Lilian Camelli para dialogarem com o trabalho de Chen Kong Fang, a coletiva evidencia a constante resistência turva do espaço doméstico em não se tornar também público a que se envolve a história da pintura brasileira. Experimentando seja com a manipulação do suporte, com uma tridimensionalização falseada ou com transições tonais, as pinturas exploram a condição do gênero doméstico enquanto um laboratório crítico da realidade.

 

Saiba mais sobre os artistas

Chen Kong Fang (1931–2012) foi um pintor, desenhista, gravador e professor sino-brasileiro. Estudou sumiê e aquarela na China antes de imigrar para São Paulo em 1951, naturalizando-se brasileiro em 1961. Formou-se com Yoshiya Takaoka e realizou sua primeira individual em 1959. Após breve fase abstrata, consolidou-se no figurativismo, linguagem que marcou sua carreira. Lecionou na Faculdade de Belas Artes de São Paulo e participou de importantes salões e mostras no Brasil e no exterior, recebendo diversos prêmios. Sua obra une referências orientais e ocidentais com grande sensibilidade técnica.

Lilian Camelli (1958, Ypacaraí Paraguai) uma das principais pintoras paraguaias em atividade, realizou individuais no Brasil e no exterior e possui obras em importantes coleções públicas nacionais e internacionais. Tendo por norte a pintura figurativa, na qual se debruça sobre um repertório íntimo e afetivo ligado a questões como memória, ausência e feminilidade, a artista trabalha em especial com a reconstrução da espacialidade de interiores e naturezas-mortas. Reformulando poeticamente as suas raízes e memórias afetivas da infância no Paraguai, a atmosfera nostálgica das suas pinturas evoca interiores planares, de profundidade rasa, que balanceiam fato e ficção. Dotados de certa presença psicológica, os espaços edificados pela artista assumem determinada fantasmagoria e apontam para um passado a se resolver com o presente.

Uéslei Fagundes (1987, Novo Hamburgo – RS) é mestrando em Poéticas Visuais pela UFRGS, com pesquisa voltada à representação do cotidiano na pintura. Utiliza madeiras coletadas como suporte, explorando memórias e vestígios do tempo. Suas obras combinam cenas simples com inscrições prosaicas, criando um vocabulário pictórico que revela e oculta fragmentos entre frestas e superfícies marcadas.

 

Serviço

“A rotina das paredes”

Abertura: dia 2 de agosto, das 10h às 16h

Visitação: até 23 de agosto de 2025

Horário: de segunda a sexta, das 10h às 19h; sábados, das 10h às 16h

Local: Galeria Contempo

Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1644, Jardim América

Telefone: (11) 3032-5795

Contatos: @galeriacontempo/galeriacontempo.com.br

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "São Paulo"
Terrafias - Práticas regenerativas e processos estéticos -
Saiba mais
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
31ª Mostra de Artes da Juventude – MAJ -
Saiba mais
Arte Infinita - Nascida em uma família de colecionadores, cuja mãe manteve durante 25 anos uma galeria dedicada a incentivar a escultura, Viviane Teperman inaugurou em 2001 a Arte Infinita Galeria.
Saiba mais
Casa Amarela Leilões de Arte - Casa Amarela Leilões de Arte" atuando no mercado de arte de São Paulo desde 1989 e no Distrito Federal desde 1994, especializada em leilões de arte e residenciais.
Saiba mais
DemocrArt -
Saiba mais
Fullgás - artes visuais e anos 1980 no Brasil -
Saiba mais
Galeria Cia Paulista -
Saiba mais
Galeria Leme - Desde a sua abertura em novembro de 2004, a Galeria Leme apresenta um programa inovador na cena da arte Brasileira, representando artistas brasileiros e internacionais, frequentemente convidados a criar e produzir novos e ambiciosos projetos no prédio de
Saiba mais
Galeria Luisa Strina - A história da Galeria Luisa Strina, a mais antiga galeria de arte contemporânea de São Paulo, se mistura com a trajetória profissional de Luisa Strina.
Saiba mais
Galeria Millan - Quando de sua fundação, em 1986, a Galeria Millan buscava apresentar relações entre a produção dos artistas contemporâneos que representava e os artistas modernos que influenciaram sua formação.
Saiba mais
Galeria Vermelho - Após treze anos de existência, a Vermelho estabeleceu-se como uma alternativa à rigidez dos espaços comerciais dedicados à arte, ao incentivar novas ideias e discursos desenvolvidos por artistas emergentes e já estabelecidos.
Saiba mais
Luciana Brito Galeria - Quinze anos depois de inovar a cena artística paulistana com seu espaço na Vila Olímpia – um dos primeiros a ser projetado por um escritório de arquitetura já tendo em vista as necessidades de uma galeria de arte contemporânea –, a Luciana Brito Galeria s
Saiba mais
Von Brusky Escritório de Arte -
Saiba mais